TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas para a criação de uma nova empresa no mercado de flores

Projeto de pesquisa: Etapas para a criação de uma nova empresa no mercado de flores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.334 Palavras (14 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 14

1.INTRODUÇÃO

A Flor do Caribe Floricultura Ltda é uma empresa fictícia baseada em um trabalho acadêmico, onde abordaremos as diversar formas de entendimento de empreendedorismo.

O propósito do mesmo é viabilizar, planejar, e estruturar o projeto de implantação de uma nova empresa no mercado de flores.

Aqui dissertaremos nossas experiências com o estudo e expectativas do sucesso deste novo negócio, por sua vez estamos todos envolvidos e comprometidos.

Nossa empresa prima em ótimos serviços, atendimento de primeira qualidade e conforto. Nós contamos com um espaço grande, fachada com iluminação adequada, diferenciação arquitetônica com relação aos vizinhos.

Nós priorizamos o trabalho personalizado, contando com muita criatividade, inovação, sentimento, agilidade e principalmente, compromisso.

A arte de empreender é isto tirar sonhos do papel e empenhar-se na sua realização, buscando novos negócios e oportunidades, ou até mesmo inovando aquilo que já exite, mas fazendo de uma forma que encante e fidelize seus clientes.

SUMÁRIO

1.Introdução.............................................................................................................................03

2.Definição de Empreendedorismo..........................................................................................05

3.Etapas Essenciais Para Se Criar Um Novo Negócio.............................................................05

3.1.Identificação de Oportunidades Para Empreendimentos...................................................05

4.Conceito de Plano de Negócios.............................................................................................08

4.1.Sumário Executivo..............................................................................................................09

4.2.Análise de Mercado............................................................................................................09

4.3.Plano de Marketing.............................................................................................................10

4.4.Plano Operacional...............................................................................................................11

4.5.Plano Financeiro.................................................................................................................11

5.Execução do Plano de Negócios...........................................................................................12

5.1.Roteiro de Execução do Plano de Negócios......................................................................12

6.Conclusão..............................................................................................................................14

7.Referências Bibliográficas.....................................................................................................15

2.DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas na transformação de ideias em oportunidades e fazendo destas oportunidades a criação de negócios de sucesso.

Segundo o SEBRAE o maior erro cometido pelos empreendedores é achar que basta ter dinheiro e sorte para obter sucesso, sendo que os índices da mortalidade das pequenas empresas no Brasil ainda é alta cerca de 22% fecham nos primeiros 2 anos.

Para ter sucesso em um pequeno empreendimento é necessário dominar técnicas de gestão, e ter uma conduta de liderança, ter afinidade com o assunto, pois os consultores de negócios não indicam qual o melhor ramo de atuação e o mais promissor.

Cabe ao empreendedor ter vocação para atuar no ramo, verificar se o mercado é favorável, se vão ter clientes interassados em adquirir o produto, se tem fornecedores e se há concorrência.

Para quem está começando uma ótima pedida é buscar consultores em universidades parceiras na área de empreendedorismo os resultados tem sido positivos, para encurtar o caminho é importante à troca de informações com empreendedores bem sucedidos.

Aberto o negócio cuidar das relações do trabalho, resolver os conflitos para que estes não contaminem todo o ambiente.

É necessário inovação mesmo após a abertura do negócio, pois o Brasil está em total crescimento e os empreendedores de fora estão em busca deste mercado e já se instalaram por aqui é necessário ter esta visão de intercionalização.

O Crédito está mais acessível e o empreendedor brasileiro precisa da disponibilização desses recursos, não só de dinheiro, mas de capacitação, pois os motivos que ainda levam o fechamento dos novos empreendimentos são: as falhas gerenciais e a falta de conhecimento.

Segundo Joseph Schumpeter (1949): “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.”

3.ETAPAS ESSENCIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO

3.1IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES PARA EMPREENDIMENTOS

A identificação e o aproveitamento de oportunidades são condições para entrada, sobrevivência e permanência no mercado. A oportunidade é caracterizada por um conjunto de eventos, situações ou circunstâncias que permitem a geração de mudanças positivas na empresa, entre os clientes ou até na vida.

Para que isso ocorra, é fundamental levantar informações atualizadas e conhecer o mercado, tendências, necessidades e o que realmente faz diferença para o cliente. O domínio desse conhecimento terá como resposta a aceitação e valorização da nova empresa, de uma atividade, de um produto ou serviço. Não basta, portanto, sair por aí tendo ideias, para ter sucesso num novo empreendimento.

A oportunidade deve ser viável e, para aproveitá-la, o empreendedor precisa dispor ou ser capaz de se organizar de forma a gerar os recursos necessários – técnicos, humanos, estruturais ou financeiros, desenvolvendo esforços sem comprometer o que já realiza ou tornando a empresa pouco competitiva, por não ter a habilidade necessária para se implantar a nova iniciativa no setor em que já atua.

As oportunidades estão espalhadas por todos os cantos, camufladas nas imperfeições do mercado, no alto custo operacional, no mau atendimento, na baixa qualidade de produtos ou serviços, nos desejos e necessidades mal ou não satisfeitas, nos estados de humor e espírito dos consumidores, nas mudanças relativas à saúde, alimentação e lazer, nas tendências.

Uma ideia, uma opinião e uma experiência podem não ser necessariamente, uma oportunidade, mas uma oportunidade depende sempre de uma boa ideia. Quem pretende empreender não pode cair de paraquedas num novo negócio, numa nova atividade ou serviço. Deve estar sempre atento às necessidades de seus clientes e, consequentemente, às verdadeiras oportunidades de empreendimento.

Qual mercado ela atende

O mercado de flores atende os seguintes perfis:

Compradores de ocasião são aqueles que adquirem o produto em datas especiais e comemorativas, esses representam 90% das vendas; seu perfil é genérico, homens e mulheres, acima de 15 anos, de todos os estados civis e pertencentes às classes A, B e C. Existem compradores, que por vias de regra são mulheres, que compram as plantas e flores nas floriculturas para decorar seus escritórios ou casas.

O consumidor institucional, são clientes que compram em grande escala para decoração, seja ela comercial (hotéis, restaurantes, clubes, prefeituras, congressos etc.) ou festiva (casamentos, formaturas, aniversários etc.). Existem também outros perfis de compradores, que são aqueles ligados a funerárias e os ligados à jardinagem, que tem seus perfis diversificados.

Qual o retorno econômico que ela proporcionara

O retorno econômico é rápido, existem alguns fatores para a resposta dessa questão. Conforme pesquisas a comercialização de flores cresce 20% ao ano. Como a duração do produto comercializado é pequena o calculo de venda é três vezes maior do valor gasto num arranjo. Com isto atenderá uma rentabilidade ideal de 10%, cobrindo todos os custos da floricultura. O investimento inicial irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este girar em torno de R$ 40 Mil.

Quais as vantagens competitivas que ela trará ao negocio

A floricultura será instalada no centro da cidade, onde o fluxo de pessoas é grande, onde comercio, escritórios particulares e clínicos são em grande escala, clientes que compram para a decoração desses estabelecimentos, por esse motivo a competitividade não será grande, pois a quantidade de cliente ira superar as concorrências. Em nosso estabelecimento será oferecido qualidade, preço justo e inovações.

Qual é a equipe que transformara essa oportunidade em negocio

A equipe que ira transformar essa oportunidade em negocio é: Um gerente com uma administração competente para a excelência do empreendimento, um auxiliar para atendimento, o caixa, o especialista em arranjos de flores, profissional treinado e capacitado para o cargo e o motorista para a entrega das encomendas.

Ate que ponto o empreendedor esta comprometido com o negocio

O comprometimento com o negócio é total, pois cabe a ele fazer com que o negócio prospere, analisa os pontos negativos e positivos, coloca suas ideias e propõe o crescimento financeiro do produto, além de assumir os riscos. O empreendedor terá que ser persistente, comprometido, estabelecer metas, planejamento, independência e autoconfiança.

RELATÓRIO

Após o período de discussão de ideias, chegamos há definição de qual o ramo da empresa: O novo empreendimento será uma floricultura. Iremos atender os seguintes perfis, os compradores de ocasião, que adquirem os produtos em datas especiais e comemorativas, esses representam 90% das vendas; seu perfil é genérico, homens e mulheres, acima de 15 anos, de todos os estados civis e pertencentes às classes A, B e C. Existem compradores, que por via de regra são mulheres, que compram as plantas e flores nas floriculturas para decorar seus escritórios ou casas.

O consumidor institucional, compra em grande escala para decoração, seja para decoração comercial (hotéis, restaurantes, clubes, prefeituras, congressos etc.) ou festiva (casamento, formatura, aniversário etc.). Existem também outros perfis de compradores, que são aqueles ligados a funerárias e os ligados à jardinagem, que tem seus perfis diversificados.

Nossa visão é atender bem aos nossos clientes e colaboradores, visando sempre o melhor desempenho e expectativas de retorno. O retorno econômico será rápido, existem alguns fatores para a resposta dessa questão. Conforme pesquisas a comercialização de flores cresce 20% ao ano. Como a duração do produto comercializado é pequena, o calculo de venda é três vezes maior do valor gasto num arranjo. Com isto atenderá uma rentabilidade ideal de 10%, cobrindo todos os custos da floricultura. O investimento inicial irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este girar em torno de R$ 40 Mil.

Existem muitas vantagens competitivas para a excelência do negocio. A floricultura será instalada no centro da cidade, onde o fluxo de pessoas é grande, onde comercio, escritórios particulares e clínicos são em grande escala, clientes que compram para a decoração desses estabelecimentos, por esse motivo a competitividade não será grande, pois a quantidade de cliente ira superar as concorrências. O bom fluxo de veículos é favorável ao nosso negocio, será implantado estacionamento particular, para a facilidade do acesso do cliente ate o estabelecimento. Em nosso estabelecimento será oferecido qualidade, preço justo e inovações. Uma inovação é o reaproveitamento do que não será vendido. Um exemplo, pétalas secas servem como enchimento de arranjos, as folhas verdes podem compor novos buquês.

A equipe que ira transformar essa oportunidade em negocio é, um gerente com uma administração competente para a excelência do empreendimento, um auxiliar para atendimento, o caixa, o especialista em arranjos de flores, profissional treinado e capacitado para o cargo e o motorista para a entrega das encomendas. Totalizando assim cinco funcionários iniciais.

Comprometidos fisicamente, financeiramente e emocionalmente com o empreendimento, contribuindo de todas as formas, sendo com os seus bens para investimento, tempo e criatividade, saindo assim da sua zona de conforto, pois nossos sonhos não são desejos, são projetos de vida que não se abalam por qualquer perda ou contrariedade, mas sim, cria raízes nas dificuldades.

4.CONCEITO DE PLANO DE NEGÓCIOS

Nesta viagem rumo ao desconhecido mundo empreendedor, o plano de negócios é criado para organizar as ideias e dar orientações.

Na verdade o plano de negócios é um mapa que deve ser percorrido passo a passo, pois no final do trajeto respondera se vale a pena abrir ,manter , ou ampliar o negócio.

O plano de negócios trará informações sobre o ramo, produtos e serviços, clientes, fornecedores, pontos fortes e fracos do negócio.

Tem o objetivo de diminuir os riscos e as incertezas, nos permite identificar os erros antes mesmo de cometê-los no mercado.

Planejamento

Flor do Caribe Floricultura Ltda.

Endereço: Av.: Santo Antonio Nº 1.080 , Jd. Bela Vista, Osasco, SP.

Telefone: (011) 3681-8850

Site: WWW.flordocaribefloricultura.com.br

E-mail: flordocaribe@floricultura.com.br

Proprietários

Denizy , Rua: Cesar Abraão, 6 Vila Osasco – Osasco –SP

Telefone: (011) 3682-5025 - Cargo: Florista

Karen , Rua Crisântemo, 77 Km 18 – Osasco –SP

Telefone: (011) 3651-6000 – Cargo: Gerente

Keila Co, Rua Pessegueiro, 100 JD. Das Flores –Osasco –SP

Telefone: (011) 3651-7200 – Cargo: Atendente

Patricia, Rua Flor de Liz, 250 Cid. Das Flores –Osasco –SP

Telefone: (011) 3681-5672 – Cargo: Caixa

Verônica Rua Minas Bogasian, 65 Centro –Osasco –SP.

Telefone: (011) 3682-5366 – Cargo: Motorista

4.1 SUMÁRIO EXECUTIVO

-A Flor do Caribe é uma Floricultura que tem como principal objetivo emocionar e encantar os seus clientes.

Floricultura é um negócio voltado à emoção, não é um simples presente, está ligada a datas comemorativas e acontecimentos na vida do ser humano.

Se administrado com outros serviços tem tudo para se tornar um ótimo negócio.

-Seus principais produtos e serviços serão: venda de flores e arranjos para festas em geral, arranjos para datas comemorativas, coroa de flores, cestas de café da manhã, bichos de pelúcia, livros sobre jardinagem, cartões, vasos, acessórios para jardinagem, bombons.

-Seus principais clientes serão de empresas da região por estar localizada próxima a hospitais/maternidades, igreja, velório/cemitério, escolas, bancos, passam por ela três linhas de ônibus, tem grande fluxo de pessoas que se dirigem ao centro de Osasco.

-Será localizada na Avenida Santo Antonio nº 1.080, próxima a Avenida dos Autonomistas.

-Capital a ser investido – R$ 40.000,00

-Faturamento mensal estimado –R$ 25.000,00

-Lucro estimado –R$ 7.000,00

-Retorno do capital investido em 12 meses

4.2 ANÁLISE DE MERCADO

-Nossos clientes corresponde à todas faixas etárias e classes sociais ,são homens, mulheres e empresas, residem e trabalham nos bairros adjacentes à floricultura.

-Os clientes são ocasionais por se tratar de uma floricultura, mas nosso interesse é fazer divulgação nos hospitais, igrejas, buffet, para acarretar maior consumo com as datas comemorativas.

-Nosso público alvo costuma comprar nas bancas de flores instaladas próximo ao cemitério, costuma comprar em datas comemorativas tais como: dias das mães, dia dos namorados, dia de finados, dia internacional da mulher e festas de fim de ano.

-Seus gastos variam podendo ser o valor mínimo de R$ 10,00 ou atingir valores mais elevados com de coroas de flores e cestas no valor de R$ 200,00.

-Nossos futuros clientes estão por toda a cidade não apenas na rua da floricultura, pois estamos num local privilegiado com ótima visibilidade e nosso foco é vender bem e cada vez melhor para que a satisfação dos clientes divulgue nossa marca.

4.3 PLANO DE MARKETING

Os itens vão variar muito com a expectativa e a demanda de nossos clientes, mas com a abertura virão os produtos padronizados tais como: flores em geral, vasos, arranjos, coroas, cestas de café da manhã, bichos de pelúcia, ferramentas para jardinagem ,bombons, revistas para jardinagem.

Pensando na sustentabilidade e na saúde no nosso planeta iremos intensificar a venda de vasos de fibra de coco, diminuindo o interesse por vasos de xaxim.

Diversificaremos nossas flores com outros produtos tais como vinhos, livros e kits de presentes.

Implantaremos uma loja virtual para atender este público que a cada dia cresce no Brasil.

Alguns itens já escolhidos para divulgação.

Rosas Importadas R$ 8,00 Unidade Bouquet de Rosas R$ 116,00

4.4 PLANO OPERACIONAL

Fachada com iluminação adequada, diferenciação arquitetônica com relação aos vizinhos, maior aproveitamento das vitrines e estacionamento.

Na entrada teremos rampa para portadores de necessidades especiais, com amplo espaço interno para a movimentação dos mesmos e sanitários adaptados. Não teremos uma área reservada para estoque, pois ficarão expostos no interior da loja e com a demanda de vendas, supriremos o estoque, terá uma área para o manuseio das plantas onde ficara o florista.

4.5 PLANO FINANCEIRO

Neste estudo determinamos que seja investido um total de R$ 40.000,00 para que Flor do Caribe possa ser inaugurada.

Divididos em investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais.

Investimentos fixos: Corresponde a todos os bens para que o negócio possa funcionar, são eles equipamentos, máquinas, móveis, utensílios, ferramentas e veículos a serem adquiridos.

Capital de Giro: É o montante de recursos necessários para o funcionamento da empresa para compra de mercadorias e pagamento das despesas.

Investimentos pré-operacionais: São as despesas de legalização, reformas, divulgação e cursos e treinamentos para colaboradores.

Investimento Inicial - Antes da inauguração

Detalhamento Desembolso

no 1º mês Desembolso

no 2º mês Desembolso

no 3º mês Subtotal

Investimento em instalações 1.000,00 1.000,00 1.000,00 3.000,00

Investimento em equipamentos 3.000,00 2.000,00 2.000,00 7.000,00

Investimento em veículos - - 5.000,00 5.000,00

Serviços de terceiros 2.000,00 2.000,00 1.000,00 5.000,00

Mat. de consumo e utensílios - - 1.500,00 1.500,00

Gastos com a abertura da empresa - - 2.000,00 2.000,00

Reserva para gastos não previstos 5.000,00 - - 5.000,00

Estoques - - 3.000,00 3.000,00

Subtotal 11.000,00 5.000,00 15.500,00 31.500,00

Reserva para o capital de giro - - 8.500,00 8.500,00

Total 11.000,00 5.000,00 24.000,00 40.000,00

5. EXECUÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS

Cronograma de Atividades

Meses – 2013

ATIVIDADES Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

1 Pesquisa de mercado

2 Pesquisa de novidades no mercado

3 Decoração do ambiente

4 Compra inicial de mercadoria

5 Reposição de mercadoria

6 Contratação de colaboradores

7 Cursos de capacitação de colaboradores

8 Divulgação

9 Cadastrar clientes

10 Projeto para motivar colaboradores

11 Emitir relatórios de serviços

12 Feedback aos colaboradores

5.1 ROTEIRO DE EXECUÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS

Após a escolha da atividade e a conclusão do plano de negocio, a equipe propôs a buscar de informações no mercado na qual a empresa irá atuar, mesmo encontrando dificuldades para tal conseguimos alcançar objetivo satisfatórios.

Para conhecer melhor o mercado em que a empresa Flor do Caribe vai atuar, visitamos algumas floriculturas concorrentes do mercado em questão e podemos afirmar que, alguns concorrentes tem uma estabilidade no mercado, tendo em vista que algumas dessas floriculturas já passaram pela fase critica e encontram se consolidadas e com uma clientela fixa, porém, a Flor do Caribe encontra se disposta a brigar por uma fatia considerada do mercado em que pretende atuar, a Flor do Caribe iniciará com uma divulgação inicial para a capitação dessa clientela. Pois além da forte divulgação a Flor do Caribe conta com uma ótima estrutura e encontra-se em lugar estratégico para vendas.

De acordo com os fornecedores escolhidos a Flor do Caribe poderá comprar com preços acessíveis e prazos diferenciados, sendo que o prazo para pagamento poderá ultrapassar os trinta dias, o que facilita as negociações com nossos clientes dando tempo para que a organização comece a organizar o caixa da empresa. Conforme nosso plano financeiro irá investir nos três primeiros meses para a compra de mercadoria e equipamentos. Para não ter desperdício de mercadoria iremos reaproveitar o que não será vendido. Um exemplo, pétalas secas servem como enchimento de arranjos, as folhas verdes podem compor novos buquês.

Em nosso plano de marketing a empresa irá divulgar através de sites, cartão, banner e panfletos tentando atingir o maior número de clientes possível, acredita se que a qualidade dos nossos serviços será nosso melhor cartão de visita, tendo em vista que um cliente satisfeito fará a divulgação para mais pessoas. O marketing boca a boca será consequência de bons serviços prestada aos clientes. Iremos ter uma grande diversidade de produtos, os itens vão variar com a expectativa e a demanda de nossos clientes, mas com a abertura virão os produtos padronizados tais como: flores em geral, vasos, arranjos, coroas, cestas de café da manhã, bichos de pelúcia, ferramentas para jardinagem ,bombons, revistas para jardinagem. Além da implantação da loja virtual.

A empresa Flor do Caribe iniciará suas atividades com recursos próprios, o valor inicial investido é de R$ 40.000,00. O capital da empresa é suficiente para sua implementação tendo maiores chances de se consolidar no mercado, tendo em vista que a Flor do Caribe não ira necessitar de empréstimos para a abertura do negocio, não pagando assim juros para instituições financeiras. Com o prazo e valores acessíveis dos fornecedores a Flor do Caribe terá um respaldo maior no começo do negocio.

Podemos concluir que a pesquisa de mercado e a execução do plano de negocio feita para a empresa Flor do Caribe tem feito com que a empresa tenha um grande sucesso, deixando claro que o mercado escolhido é promissor e tem grande retorno financeiro.

6.CONCLUSÃO

O projeto foi desenvolvido em torno de um sonho, pois é necessário gostar do que se faz, não apenas ter dinheiro e uma boa ideia e sim ter afinidade com o assunto.

É um negócio voltado à emoção, não é um simples presente, está ligada a datas comemorativas e acontecimentos na vida do ser humano.

É fundamental planejar, estruturar e adquirir o conhecimento necessário para a criação de um negócio, estar familiarizado com todas as áreas da empresa, sejam elas administrativas, financeiras, comerciais, operacionais ou marketing.

É preciso criar ações que despertem simpatia, para o aumento da clientela e fidelização, ganha mais aquele que mima o seu cliente.

Destacar seus produtos na vitrine, ter uma equipe bem treinada, é necessário inovar sempre, ficar atento às modificações do mercado e vigiar a concorrência.

Coletar dados dos clientes, segmentar e personalizar o atendimento para que se tenha um negócio de sucesso.

7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DORNELAS, José. Empreendedorismo no Brasil: as dicas para os iniciantes e para

quem quer ainda mais. Disponível em:

http://josedornelas.com.br/artigos/empreendedorismo-no-brasil-as-dicas-para-os-iniciantes-e-para-quem-quer-ainda-mais/

GLOBO VÍDEOS – Disponível em:

http://video.globo.com/video/player/noticias/0,,gim914373-7823-empreendedorismo+tambem+se+aprende+na+escola,00.html

SEBRAE – Disponível em:

http://mundosebrae.com.br/2010/10/quando-o-sonho-se-transforma-em-uma-oportunidade-de-negocio/

http://www.negociocerto.sebrae.com.br

http://www.sebrae.com.br/customizado/bussola-sebrae/

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/

http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/797332c6209b4b1283257368006ff4ba/$file/nt000361b2.pdf

...

Baixar como  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »