TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do trabalho na sociedade humana

Artigo: Evolução do trabalho na sociedade humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Artigo  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Evolução do trabalho na sociedade humana

O homem desde antigamente tenta desenvolver formas e meios de sobrevivência, utilizando estratégias para assim vencer os desafios. Atuávamos em um mundo de submissão, onde havia dominação, em todo esse processo houve um grande desenvolvimento, uma grande evolução. As guerras foram as primeiras decorrências que houve por conta da civilização, neste período os artesãos começaram seus negócios, onde iniciou-se a produção organizada. Após vários processo veio a maquina a vapor e muitas outras invenções do trabalho. Procuravam ouro, bronze, depois o fogo, armas de guerra, etc. e assim foi aumentado a capacidade de inventar mais e mais.

Atualmente vemos um mundo atualizado, globalizado. Cada dia mais vemos um mundo em que somos dependentes de toda esta tecnologia, que nos atingi diretamente e indiretamente, podemos observar a grande mudança que houve no mundo do trabalho, onde se iniciou com trabalhadores e inventores que procuram até hoje sempre uma forma melhor para todos os meios, vemos, por exemplo, o computador, era localizado em uma sala grande com muitos trabalhadores envolvidos, somente para fazer uma conta, em que observamos hoje, levamos segundo para realizar essas atividades e individual. Os computadores e ações computadorizadas, a tecnologia esta aumentando.•.

PAUTA DE REINVIDICAÇÕES 2011/2012

1) - reajuste salarial com aumento real

Os salários dos trabalhadores da meta metal serão corrigidos seguindo a convenção coletiva trabalho conforme estabelecido abaixo:

A) Os salários serão acrescidos a partir de 01 de novembro de 2011 em 13% (treze por cento), como aumento a titulo de produtividade, a empresa concederá 9,5(nome e meio por cento) a titulo de aumento real, sem prejuízo do disposto na clausula de reajuste salarial do presente.

b) A meta metal seguira as taxas de reajuste, por força do presente acordo o aumento salarial será igual para todos os trabalhadores da empresa, observando que funcionários novos não poderão ter salários superiores ao funcionário mais antigo exercendo a mesma função.

c) Fica firmado no disposto presente a partir de 01/ de dezembro de 2011 salários normativo de 1.470,00(um mil quatrocentos e reais reais) por mês. (excluem-se da abrangência desta clausula estagiário e aprendizes).

2)- revista

(A) Fica assegurado ao empregador o direito de realizar revistas nos seus empregados, como forma de defender seu patrimônio (art. 5º, XXII), desde que a mesma não submeta os mesmos a tratamento desumano, não agredindo seus direitos nem os expondo a situações constrangedoras, humilhantes que afrontem sua honra, intimidade ou sua imagem (art. 5º, X).

3)- vigilância interna

a) Fica estabelecida a vigilância interna com câmeras de segurança nos locais onde há o armazenamento de bens produzidos ou matérias para produção dos mesmos, onde há acesso para fora das dependências da empresa.

b) Não poderão ser instaladas câmeras de vigilância nas linhas de produção nem nos refeitórios, vestiários e banheiros ou locais onde deve prevalecer a privacidade do trabalhador.

4)- mão de obra temporária

a) A meta metal poderá utilizar a Mao de obra temporária, apenas em caráter transitório, devido ao aumento de trabalho, desde que não seja habitual e permanente.

5) - terceirização

a) Na execução dos serviços de sua atividade produtiva a meta metal poderá apenas se valer dos trabalhadores por ela contratados no regime CLT. Salvo apenas para as atividades meio da empresa, ou seja, aquela que não é inerente ao objetivo final da empresa. Podendo assim terceirizar as áreas de limpeza e segurança (enunciado nº 331).

6) - contrato de experiência

a) O contrato de experiência da meta metal não poderá ultrapassar o prazo Maximo de 90 dias (art. 445, CLT), sendo estabelecido primeiramente 45 dias e podendo ser prorrogado apenas uma vez por mais 45 dias, tornando-se indefinido.

b) Para ex-funcionários readmitidos firma o presente acordo:

Sendo o mesmo recontratado no prazo de 6 meses não necessitara de contrato de experiência (art. 452, CLT).

Ultrapassando o período de 6 meses o trabalhador readmitido estará sujeito ao contrato de experiência.

7) - atualizações na CTPS.

a) A empresa fará anotações na ctps a cada 1 ano, atualizando assim aumento de salário, mudanças de cargos entre outras.

b) A carteira de trabalho dos trabalhadores tanto em caso se contratação ou em caso de anotações apenas poderá ficar em poder do empregador pelo prazo Maximo de 48 horas (art. 29, CLT).

8) - assedio e/ou constrangimento moral

a) Fica assegurado ao trabalhador direito de repudiar e coibir qualquer ato que resultem em assedio ou constrangimento.

Havendo denuncia perante o sindicato de atos constrangedores ou discriminatórios envolvendo empregado, a entidade solicitara junto à empresa um entendimento. Comprovada e apenas assim a empresa indenizara o trabalhador que sofreu tal abuso.

b) Em caso de acidente de trabalho a empresa se responsabiliza em requalificar o trabalhador que ficou afastado do serviço, capacitando-o para exercer a mesma função ou outra determinada pelo empregador, garantindo a esse trabalhador a estelebilidade garantida em lei (art. 118, CLT).

9) - garantia aos aprendizes

a) Fica assegurado aos aprendizes do SENAI salário minimo, sendo computados também horas destinadas às atividades praticas aulas teóricas, descanso semanal remunerado e feriados. Exercendo essa carga horário de 6 (seis) horas dia.

b) O contrato do aprendiz só poderá ser rompido no prazo final de seu contrato ou quando o mesmo completar vinte e quatro anos salvo se:

O desempenho do aprendiz não for adequado ou suficiente, cometer falta disciplinar grave, faltas sem justificativas ou a pedido do aprendiz.

c) Em caso se efetivação do aprendiz no final do contrato tanto na função em que foi treinado este recebera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com