TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da sociedade humana

Seminário: Origem da sociedade humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 3

9- Cite e explique as duas grande teorias que explicam a origem da sociedade humana:

Naturalismo: Se define basicamente que o homem por mais que possa seguir uma vida “isolada” ele prefira por sua própria escolha natural viver em uma sociedade.

O fato que deixa a afirmação das teorias naturalistas mais claras e precisas encontra-seno século IV a.C., com a conclusão de Aristóteles de que “o homem é naturalmente um animal político”, para ele apenas um individuo superior ao homem tentaria viver longe dos outros homens sem que isso fosse constrangido. Logo após sendo influenciado por Aristóteles temos Cícero (I a.C.) que afirma que existe um instituto de sociabilidade em todos inato. Sendo assim não seria as necessidades materiais o motivo da vida em sociedade, mesmo havendo, independente dela, uma disposição natural dos homens para a vida associativa.

Santo Tomás de Aquino o mais expressivo seguidor de Aristóteles afirma que “o homem é, por natureza, animal social e político, vivendo em multidão, ainda que todos os outros animais, o que se evidencia pela natural necessidade”

Contratualismo: Essa teoria afirma que o homem não pela sua natureza mais sim por sua própria vontade acaba formando uma sociedade, como diz o nome teoria “Contratualista” uma espécie de contrato é formado.

Um pensamento em comum entre eles é a negativa do impulso da associabilidade natural, afirmando que só a vontade humana justifica a sociedade o que nos da influência fundamental nas considerações sobre a organização social, poder social e sobre o relacionamento dos indivíduos com a sociedade.

,10- Explique o que são: A consciência coletiva em Durkhein; a Mais-Valia em Karl Marx, e a Ação Social em Max Weber.

Consciência coletiva: os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuam sua "consciência individual", seu modo próprio de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento. Essa constatação é o que Durkheim chamou de consciência coletiva.

Mais -Valia: A força de trabalho de um trabalhador considerada também como uma mercadoria por Marx possui o mesmo valor que o tempo que o trabalhador precisa para produzir o suficiente para receber o seu salário e garantir a subsistência da sua família. Apesar disso, muitas vezes o valor desse tempo é menor que a quantidade de força de trabalho total. A diferença entre esses dois valores é conhecida como mais-valia.

Ação Social: Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.

Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.

Weber estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social:

Ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado;

Ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com