TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade humana

Artigo: Sociedade humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Artigo  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

O presente artigo relata sobre a sociedade humana bem como os problemas ambientais sofridos e sobre como o mesmo se encontra na sociedade atual. Enfatizando que antigamente quando as questões ambientais ainda não eram motivos de preocupação, algumas pessoas da comunidade já alertavam o mundo dos graves problemas ambientais. Atualmente são visíveis os problemas que a poluição química trás para a humanidade, mais sabe-se que o fim da poluição ambiental é algo complicado de se findar. O artigo será composto pela introdução, desenvolvimento, considerações finais bem como as referências bibliográficas.

Muitas sociedades humanas, que se viraram hegemônicas em diferentes épocas históricas, buscaram acumular riquezas para sustentar as necessidades e desejos humanos. Esse acúmulo de riquezas se processou a partir da utilização dos recursos ambientais que possuíssem valoração para a sociedade que estivesse no poder (PEDRINI, 1998).

O homem nem sempre se atentou com a questões que estivessem conectadas à natureza. Na Idade Média a anulação com o mito o libertou da submissão à divindade. No Iluminismo foi determinada a sua essência de “Deus” na visão antropocêntrica, empregando e abusando dos recursos naturais. Ao se transformar em “Deus” de todas as coisas o homem perde a aptidão de sonhar, de sentir, de observar. E, aos poucos este domínio o decompõe num ser apático e destruidor, incapaz de se inserir no contexto ambiental, vendo-o apenas como meio passível de exploração e transformação. A natureza, que no início era vista como “fonte de vida”, se transformou em “fonte de lucro”, com o único objetivo de acumular riquezas.

A história da humanidade é marcada pelas dificuldades e desafios, desde o seu surgimento há cinco milhões de anos. A sobrevivência estava intrinsecamente relacionada ao ambiente. O conhecimento ambiental era extremamente necessário para a proteção contra ataques da natureza e aproveitamento de suas riquezas.

Este conhecimento, conforme relata MEADOWS (apud BRITO, 2002) foram advindas de geração para geração, acrescentados de novas descobertas, inspirações artísticas, míticas e religiosas, na constituição de valores internos e perenes. Dessa forma, desde o primeiro momento em que os seres humanos abancaram a interatuar com o mundo ao seu redor, e ensinaram seus filhos a fazerem o mesmo,estava havendo educação e educação ambiental.(BRITO,op. cit.)

Antigamente quando as questões ambientais ainda não eram motivos de preocupação, algumas pessoas da comunidade já alertavam o mundo dos graves problemas ambientais. O cacique indígena norte-americano Seatle através de uma carta enviada ao presidente dos Estados Unidos diz que:

“a Terra não pertence ao homem; o homem é que pertence a Terra. Todas as coisas estão interligadas como o sangue que une uma família.... O que ocorrer com a Terra recairá sobre os filhos da Terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido fará a si mesmo” (PEDRINI, 1998:24)

A jornalista americana Rachel Carson no livro Primavera Silenciosa fez um levante de denúncias sobre a falta de atenção e os efeitos danosos da ação do homem sobre o meio ambiente. Dias (1994 p. 20) assinala que esse livro:

“Se tornou um clássico na história do movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com