TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Introdutórios Economia

Por:   •  11/5/2021  •  Abstract  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício 1

  • O que significa custo de oportunidade?

Bem, custo de oportunidade é basicamente fazer uma escolha, abrindo mão de todas as outras alternativas. Um exemplo muito comum é os novos mercados do mundo contemporâneo, onde as pessoas buscam lucrar muito, em pouco tempo, como o "day trade". Logo, se aplica o custo de oportunidade a partir do momento que o indíviduo escolheu trabalhar nesse mercado de  alto risco ao invés de bucar um emprego ou investimentos de renda fixa, bem mais seguros.

  • Porque falamos que não existe almoço grátis?

Quando a situação é de eficiência economica, encaixa-se a frase , pois nada é de graça, se alguém não pagou diretamente algo, terceiros pagaram por isso. Mesmo que algum serviço seja de fato gratuito para você, ele está lucrando de outra forma. E está ligada ao conceito de custo de oportunidade que foi citado acima.

Hodiernamente, graças ao avanço tecnológico, é muito comum vermos alguém vendendo produtos pela internet, o famoso e-comerce. E ja presenciei muitos anuncios onde o preço do produto era de R$ 0,00(percebe-se uma jogada de marketing onde induz o cliente a adquirir), mas na hora de pagar os incríveis 0 reais, via-se la em baixo no cantinho o preço do frete. Ou seja, nada de 0 reais não, o preço do frete teoricamente ja paga os custos do produtor( eficiência economica).

  • Dê exemplos de externalidades positivas e negativas

Externalidade é a consequência indireta que uma ação pode produzir sobre terceiros, que podem ser positivas ou negativas

-Um exemplo de externalidade positiva é as escolas e universidades que ensinam desde pequeno o indivído a se portar dentro de uma sociedade, sempre mostrando o que é certo e errado, logo consequências indiretas e positivas surgem, como a redução da criminalidade infantil.

-Um exemplo de externalidade negativa é o cigarro, que contém milhares de substâncias tóxicas e mesmo quem não é usuário e todo o meio ambiente sofre com os efeitos da fumaça e da poluição causada pelo cigarro.

Vinicius Comaccio Honorato de Oliveira, Turma A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com