TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento da economia portuária do Rio Grande

Artigo: Crescimento da economia portuária do Rio Grande. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

• Economias Principais:

A economia portuária da cidade de rio grande cresce mais a cada dia. O primeiro registro de transposição da Barra do Rio Grande é de 1737, quando o Brigadeiro José da Silva Paes chegou para iniciar o povoamento desta região. Segundo historiadores, muitos que visitavam a região não acreditavam no seu desenvolvimento, ou mesmo que viesse a se constituir uma cidade aqui, devido às condições naturais pouco favoráveis. A primeira providência oficial para melhorar a segurança da navegação ocorreu em 1846, quando o Governo Imperial criou a Inspetoria da Praticagem da Barra. Após esta providência, foram reduzidos consideravelmente os acidentes na Barra.

Surgiu um pequeno porto, localizado onde hoje é o Porto Velho, no centro da cidade, freqüentado principalmente por embarcações a vela. A seguir, outros consideraram a Barra "não suscetível de melhoramentos por meio de trabalhos hidráulicos”. Somente em 1875, Sir John Hawkshaw, comissionado pelo Governo Imperial, visitou o Porto do Rio Grande e propôs a construção de quebra-mares partindo do litoral para o oceano, de um e outro lado da embocadura com uma extensão de cerca de 2 milhas (3.220m) cada.

O projeto da Barra, a ser executado, originou-se da comissão presidida pelo engenheiro Honório Bicalho em 1883, posteriormente pouco alterado, analisado e aprovado pelo engenheiro holandês Pieter Caland, em 1885, que propôs a adoção de molhes convergentes. Em 1º de março de 1915, o navio-escola Benjamin Constant, da Armada nacional, calando 6,35 metros, transpôs a Barra. Logo após atracou no cais do Porto Novo do Rio Grande, em meio a solenidades festivas. Em 15 de novembro de 1915, foi inaugurado o primeiro trecho de cais do Porto Novo, numa extensão de 500 metros, logo entregues à operação.

Os Portos Organizados apresentaram um crescimento de 2,6% no segundo trimestre de 2014 quando comparado ao mesmo período 2013, enquanto os Terminais de Uso Privado apresentaram um crescimento de 6,4%. A multimodalidade do Porto do Rio Grande é um importante fator na redução de custos e no aumento da eficiência logística, agregando maior valor às mercadorias que passam por suas instalações. Além do fluxo portuário, que movimenta a economia, pessoas de diversos estados vêm trabalhar na área portuária em Rio Grande, movimentando a economia do comercio e o turismo.

2

• Pontos turísticos:

Navio Altair:

O Navio Altair, que a décadas esta encalhado, localiza-se na Praia do Cassino a 12 Km da zona central do balneário. O local é ponto turístico do balneário e também conhecido com um pico para a prática do surf. Além do surf, é frequentado por pessoas de diversas idades, é um ponto de encontro para fazer um bom churrasco ou uma pescaria, já que o local é bem afastado do movimento.

Molhes da Barra:

Os Molhes da Barra de Rio Grande, considerados uma das maiores obras de Engenharia Oceânica do mundo, foram construídos para dar segurança à navegação. No início do século passado, o lugar era conhecido pelos problemas de acesso perigoso e risco de naufrágios. A construção dos molhes aconteceu entre 1909 e 1915, depois de várias décadas de estudos e projetos para controlar as condições adversas da entrada do único porto marítimo do Estado do Rio Grande do Sul.

A obra é hoje um dos maiores atrativos turísticos da Zona Sul do Estado. Nela os turistas e visitantes podem realizar um inesquecível e emocionante passeio de vagonetas, adentrando o oceano. As vagonetas são carrinhos movidos à vela, que deslizam sobre trilhos, controlados por trabalhadores conhecidos como vagoneteiros. Os molhes da barra são conhecidos também como local de pesca e por abrigar o refúgio dos lobos e leões marinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com