TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de microeconomia

Ensaio: Exercícios de microeconomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Ensaio  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/1.º PERÍODO

EXERCÍCIOS DE MICROECONOMIA

Descreva Conceito de Produção:

É qualquer processo ou procedimento que tem por objetivo transformar uma mercadoria em outra diferente no tempo e no espaço. Inclui a manufatura, estocagem, venda a atacado, transporte, distribuição, embalagem.

Quais as categorias e tipos de Fatores de Produção? Dê exemplos:

Fatores de produção são os bens necessários à realização de um produto final, ou seja, elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços.

Terra - designa nas terras cultiváveis e urbanas, mas também os recursos naturais que contém como madeira e minerais.

Capital - Compreendem as edificações, as fábricas, as máquinas, equipamentos, bem como os meios elaborados e demais meios utilizados no Processo Produtivo "ou as" tecnologias.

Trabalho- Mão-de-obra - Refere-se às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que interferem no processo produtivo.

Comente sobre os Custos de Produção.

Custo de produção é gasto total aplicado na produção de um bem ou produto. São considerados gastos de produção tudo aquilo adquirido para a elaboração do referido bem, como os salários e encargos sociais do pessoal aplicado na produção, matéria prima e insumos energia, água, impostos, funcionários, material de embalagem.

Descreva Custo de Oportunidade.

O custo de oportunidade esta sempre presente nas transações, pois fazemos escolhas a todo o momento, nos negócios acontece praticamente em todas as transações comerciais

Podemos, então, concluir que existe um custo de oportunidade para tudo que nós fazemos, e este custo deve ser conhecido e mensurado pelo empresário, pois muitas vezes as escolhas que se mostram melhores logo de cara, podem no final não serem realmente o que se propõem a ser. E, também, é importante a empresa buscar criar produtos e serviços que realmente representem algum diferencial, pois o cliente pode, através do preço relativo, escolher outro produto.

Comente Custo de Oportunidade:

Custo de oportunidade escondido é o verdadeiro e camuflado custo da operação. A consciência do conceito de custo de oportunidade leva à percepção do custo escondido em cada decisão econômica.

Custo de oportunidade aberto, tal como o escondido, não leva em consideração o conceito de camuflagem ou o embuti mento de custos sob as diversas máscaras contabilísticas.

Custo de oportunidade contabilístico é o plane amento do custo aberto ou camuflado na forma contábil.

Custo de oportunidade ambiental é o máximo valor que poderia ter sido obtido pelo usufruto de um recurso natural. Como por exemplo, o custo de oportunidade de não desmatar uma reserva de preservação ambiental para a agricultura seria o que se deixa de ganhar com a atividade renunciada.

Exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com