TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios sobre a gestão financeira

Ensaio: Exercícios sobre a gestão financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Ensaio  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A Administração Financeira permite visualizar a atual situação da empresa através de dados e registros obtidos de outros departamentos. Além de esclarecer as diferenças existentes, demonstra a relação de interdependência entre as áreas da empresa. A importância do administrador financeiro para as empresas e as várias áreas em que pode atuar frente às expectativas e as tendências de mercado, aponta para o processo de desenvolvimento lucrativo, condução das finanças em relação aos gastos e custos, decisões a serem tomadas e as estratégias de crescimento ao longo e curto prazos.

A administração financeira está ligada diretamente à economia e à contabilidade e é necessário que o administrador financeiro tenha conhecimentos básicos primeiro sobre economia, para poder entender todo o ambiente financeiro e as teorias de decisão que constituem a base da administração financeira.

ETAPA 1

PASSO 1

Ler sobre sistemas de acumulação de custos e os tipos de custo empresariais.

Sistema de Acumulação de Custos é a forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos. Existem vários tipos de custos e podem ser computados de diferentes modos. São eles: custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis e custos de produção.

PASSO 2

Discutir, entre o grupo, e elencar as principais idéias dos capítulos lidos.

Custo é uma despesa que se faz a fim de obter um rendimento. Ao estabelecer um preço, para seu produto ou serviço, deve-se saber qual é seu custo total e o custo por unidade. Diferentes tipos de custos são usados para diferentes propósitos, e a escolha correta poderá assegurar o uso apropriado dos recursos do departamento. O custo representa um consumo de valores decorrentes de atividades industriais, comerciais ou de prestação de serviços. Normalmente os custos antecedem as receitas (vendas). Ao custo inicial geralmente são agregados outros gastos, como por exemplo, à matéria-prima, são adicionados os custos de mão-de-obra, de energia elétrica, etc. no processo de transformação em produtos acabados.

É o consumo das aplicações de recursos. O custo ocorre pela requisição da matéria-prima, do material de consumo, pela depreciação das máquinas e equipamentos. É o consumo de um bem ativo em função do processo produtivo.

Os custos diretos são aqueles que estão vinculados diretamente ao produto. Sua apropriação pode ser direta (sem rateio), bastando que exista uma medida de consumo, como quilogramas, horas-máquina, horas-homem trabalhadas, etc.

Os custos indiretos são aqueles que não estão vinculados diretamente ao produto, mas sim ao conjunto do processo produtivo. Para se conhecer o valor dos custos indiretos que deverá ser atribuído a cada produto, há necessidade de se estabelecer algum critério, o qual será estimado ou até mesmo arbitrado pela empresa.

Custo fixo é todo aquele custo que independe do volume de produção do período, isto é, qualquer que seja a quantidade produzida, esses custos não se alteram.

Os custos variáveis são aqueles que variam em função do volume de produção, ou seja, da variação da quantidade produzida no período. Quanto maior o volume de produção no período, maior será o custo variável e, conseqüentemente, quanto menor o volume de produção no período, menor será o custo variável.

Os tipos de sistemas de acumulação de custos são:

Produção por ordem ou encomenda, quando a empresa fabrica produtos diferentes, em pequenas quantidades, geralmente atendendo pedidos específicos dos clientes. Ex.: indústria naval, equipamentos, aviões, etc.

Produção contínua ou em série – quando a empresa opera na fabricação de produtos iguais, produzidos de maneira contínua. Geralmente produz para o estoque. Ex.: gêneros de supermercados, farmácias, material de construção, etc.

PASSO 3

Reunir-se para responder às questões apresentadas a seguir, com base nos capítulos dos livros lidos, justificando as respostas.

1. Qual é o objetivo de uma empresa?

É atingir e manter altos níveis de qualidade dos serviços prestados e exceder as expectativas dos clientes, dar atenção imediata aos clientes, compreender suas necessidades, buscar soluções e promover a melhora contínua dos processos e sistemas que garantam a identificação de problemas e ofereçam soluções antes que problemas ocorram.

2. Explicar as atividades de financiamento e investimento para a administração

financeira.

As atividades de financiamentos refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operações e de investimentos. São atividades classificadas no Balanço Patrimonial como Passivo Financeiro ou Patrimônio Liquido. Por exemplo, empréstimos bancários, integralização de capital, etc.

A atividade de investimentos refere-se nas decisões de aplicação de recursos em caráter temporário ou permanente, para dar suporte às atividades operacionais. Estão classificadas no Balanço Patrimonial em Investimentos Temporários ou em Ativo Permanente. Por exemplo, compra de maquinas, equipamentos, aplicações financeiras de curto ou longo prazo, etc.

3. Quais as funções do administrador financeiro?

As funções do Administrador Financeiro dentro da empresa podem ser avaliadas em relação às demonstrações financeiras básicas da empresa. Três são primordiais:

* a análise e planejamento financeiro;

* a administração da estrutura de ativo da empresa;

* a administração de sua estrutura financeira

4. Qual a diferença entre o Regime de Competência e o Regime de Caixa?

Regime de competência analisa-se o real desempenho da empresa, considerando as operações de venda com os respectivos custos para sua realização. Avaliam-se os custos efetivos (fixos e variáveis) envolvidos na realização do negócio, independentemente que tenham ocorrido recebimentos ou pagamentos e também, nesta conta, são levados em consideração somente os valores efetivamente contratados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com