TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expansão do crédito e controle sobre a inflação

Ensaio: Expansão do crédito e controle sobre a inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Ensaio  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

REDES DE COMPUTADORES

CONJUNTURA ECONÔMICA

Atividade Complementar

SALVADOR

29/09/2014

QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)

Emprego e crescimento econômico são variáveis macroeconômicas bastante interdependentes e, sem dúvida, interferem decisivamente nas decisões eleitorais. O texto revela um cenário de reduzida taxa de desemprego aliada a baixos níveis de crescimento econômico. Como esta combinação pode provocar pressão inflacionária caso o Governo deseje estimular um maior crescimento do PIB? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

R: Com uma taxa de desemprego reduzida não há impacto na contribuição para a pressão inflacionária, mas os baixos níveis de crescimento econômico presentes na indústria abalada e com poucos investimentos e o desânimo que ronda os novos investimentos indicam uma baixa confiança no governo presente. Este fator contribuirá para o aquecimento da inflação caso o governo venha a estimular um maior crescimento do PIB

QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)

O texto sugere que os preços de energia e combustíveis estariam “segurados artificialmente”. Explique o princípio de formação do preço de equilíbrio em um mercado de concorrência perfeita e conclua se o processo mencionado no texto condiz com esta teoria. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

R: A formação do preço de equilíbrio em um mercado de concorrência perfeita dá-se quando há um grande número de compradores e vendedores, produtos homogêneos, informação completa sobre o preço do produto sabendo -se onde e mais barato comprar e vender, livre acesso de novas empresas no mercado e a aceitação do preço tanto pelos compradores como vendedores. Diferente do que é aplicado na energia e combustível em nosso país o qual podemos denominar monópolio.

QUESTÃO 3 (Valor: 1,5)

O texto admite uma expectativa de inflação elevada em 2015 por conta do ajuste do Governo nessas tarifas de energia e combustíveis. Explique a diferença entre inflação de demanda e inflação de custos e indique qual das duas deverá ser estimulada neste contexto Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

R: Inflação de custos é gerada pelo aumento dos custos de produção que se desencadeia decorrente a uma redução na oferta de fatores de produção que por sua vez tem custos mais altos já que há uma redução na oferta dos bens de consumo. Inflação de demanda é gerada pelo aumento do consumo com a economia e pleno emprego, os preços sobem porque há um aumento da demanda sem crescimento da oferta. Dentro do contexto aplica - se a inflação de demanda tendo em vista que tanto o combustível quanto a energia são bens indispensáveis para uso da população e que tendem a manter uma busca constante já que toda matéria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com