TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FGV - ECONOMIA EMPRESARIAL - ATIVIDADE INDIVIDUAL

Por:   •  8/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  2.097 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz Análise de oferta e demanda e o seu impacto nos negócios

Disciplina: Economia Empresarial

Módulo: 01 a 04

Aluno: Henrique Amato Sousa Vaz de Melo

Turma: 0821-1_22

Tarefa: Impactos da Covid-19 no setor de Papel e Celulose Brasileiro

INTRODUÇÃO

Apresente o setor econômico escolhido e fala sobre o seu trabalho em linhas gerais.

O segmento de papel e celulose no Brasil sempre teve um destaque internacional muito forte devido, principalmente, a sua grande eficácia e competitividade frente a outros mercados no mundo. Fatores como clima, solo, pesquisa e disponibilidade territorial são uns dos grandes motivos para a vantagem do mercado brasileiro frente a outras nações.

Em 2020, vivemos uma nova realidade jamais pensada, a pandemia do coronavírus impactou a economia global, e evidentemente a nação brasileira também acompanhou o resto do mundo. O isolamento social, as restrições impostas aos setores econômicos (Principalmente de serviços), a queda das rendas das famílias e a postergação de investimentos foram um dos reflexos vivenciados por todos e que tiveram impactos econômicos grandes.

Deparamos, também, com uma forte mudança comportamental das pessoas nesse período, principalmente no que tange ao hábito de consumo dos indivíduos. Vimos uma forte ascensão do e-commerce e um maior consumo de bens de higiene pessoal e limpeza. Tendências que estavam aos poucos mudando, como a redução do papel impresso e o trabalho remoto, viram a pandemia da COVID-19 trazer um efeito catalisador para essas transformações.

Desta mesma maneira, encontramos impactos no setor de papel e celulose brasileiro. Identificou-se a queda na demanda por papel de imprimir e escrever, logo uma inevitável redução na oferta de aparas brancas ao mercado. Por outro lado, a demanda por produtos de higiene pessoal cresceu. Também houve um aumento no mercado de embalagens, impactado principalmente pelo mercado de alimentos.

O mercado continua favorável para o setor de papel e celulose, e segundo informações da IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), existe uma previsão de novos projetos para a instalação de unidades de fábricas de papel e celulose, chegando a um investimento previsto de R$ 35,5 bilhões até 2023.  

CONTEXTO DO SETOR

Apresente número e índices relacionados à oferta, à demanda, à produção e aos demais indicadores necessários à contextualização.

O setor de papel e celulose brasileiro vem em contínua ascensão desde 2012, conforme representado graficamente abaixo, saltando sua produção de 14.164 (mil toneladas) em 2010 para 19.691 (mil toneladas) em 2019.

[pic 3]

Apesar da pandemia da COVID-19, a produção de celulose no mercado brasileiro em 2020 foi superior ao do ano anterior. Passando de 19.691 (mil toneladas) em 2019 para 20.953 (mil toneladas) em 2020, atingindo o segundo maior volume da história (Perdendo apenas para o ano de 2018 onde foi registrado o volume de 21.085 mil toneladas de celulose). A alta na produção foi de 6,4%.

Papéis para uso sanitário, de higiene e embalagens tiveram aumento em sua produção, também sustentados pelo aumento da demanda devido a pandemia do COVID-19. Outro interessante registro foi o acréscimo da demanda de painéis de madeira, sustentada também pelo maior número de pessoas trabalhando de forma remota.

[pic 4]

[pic 5]

Ao avaliarmos o Faturamento da indústria de papel e celulose, observamos um grande salto em 2020 a partir do segundo semestre deste ano. Este setor, assim como os demais que possuem uma grande participação nas exportações do País,  devem boa parte deste salto a desvalorização do Real frente ao Dólar.  

[pic 6]

Com relação a expectativa de demanda, podemos concluir que existe uma previsão de crescimento, conforme gráfico abaixo:

[pic 7]

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Detalhe todos os indicadores macroeconômicos que possam auxiliar a sua análise.

Segundo publicado pelo IBGE, O Produto Interno Bruto (PIB) apresentou praticamente estabilidade, com variação mínima de -0,1% no segundo trimestre de 2021, quando comparado ao primeiro trimestre de 2021. Confrontando com o mesmo trimestre de 2020, o PIB cresceu 12,4%. Analisando somente o ano de 2021 (Primeiro semestre), o PIB acumula alta de 6,4%. No acumulado nos quatro trimestres, terminados em junho de 2021, o PIB cresceu 1,8%. O último registro do PIB brasileiro mostra uma perda de fôlego na recuperação econômica oriunda da COVID-19.

[pic 8]

Ainda de acordo com o IBGE, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) referente ao mês de agosto foi de 0,87%, sendo então a maior variação mensal desde agosto de 2000, onde foi registrado um aumento de 1,31%. No ano de 2021, o IPCA registra alta de 5,67% e, nos últimos 12 meses, alta de 9,68%. Portanto, se por um lado observamos uma recuperação do PIB, por outro o fator inflação será um importante item a ser acompanhado de perto.  

[pic 9]

De acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios ) divulgada pelo IBGE, a taxa de desocupação reduziu para 14,1% no segundo trimestre de 2021. Uma redução de 0,6% em relação do primeiro trimestre do mesmo ano. Ainda assim, o Brasil ainda soma 14,4 milhões de pessoas a procura de trabalho.

[pic 10]

[pic 11]

ANÁLISE MICROECONÔMICA

Apresente como o impacto direto na oferta e demanda do setor e a estrutura de mercado a qual pertence são influenciadas pelos mercados interno e internacional.

Por ser uma comódite, os preços do Mercado de papel e celulose brasileiro são ditados por condições internacionais de mercado, podendo variar de acordo com a capacidade produtiva atual do mercado, ao estoque atual do produto, aos custos de logística e evidentemente as taxas de câmbio, principalmente o Dólar. Desta forma, com a recente desvalorização do Real frente a moeda americana, ocorreu um forte aumento no faturamento das empresas nacionais, tornando nosso mercado ainda mais rentável. Com relação ao índice de preços por produtor, podemos ter o seguinte gráfico para a celulose:

[pic 12]

Os grandes players de mercado estão sempre em constante ajuste de estoque/produção para controlar os preços de mercado desta comódite. Hoje, no Brasil, as grandes empresas produtoras de papel e celulose são as listadas abaixo:

  • Suzano;
  • Bracell;
  • Eldorado;
  • Klabin;
  • Cenibra;
  • Westrock 3 Barras;
  • International Paper;
  • Trombini Fraiburgo;

O mercado de papel e celulose, inclusive, apresenta essa grande barreira de novos entrantes, visto que o custo de implantação de uma fábrica é altíssimo.

CONCLUSÃO

Apresente uma conclusão justificando a sua análise.

De forma geral, as empresas brasileiras de papel e celulose foram favorecidas pela pandemia. E os principais motivos para esse favorecimento foi a maior demanda por matéria prima para produção de embalagens, maior demanda de papeis para uso sanitário e certamente a alta do Dólar.

Esse acréscimo no consumo de itens de embalagem e papel sanitário deve-se as novas medidas adotadas e protocolos adotados para combate a Covid-19, onde verificou-se um aumento do período de permanência das pessoas nas residências (inclusive no trabalho remoto), aumento do e-commerce gerando um forte aumento de embalagens.

O próprio mercado financeiro refletiu essa valorização, onde os papeis da Suzano e Klabin tiveram interessantes valorizações no período.

No setor de papel e celulose, a pandemia criou impactos e acelerou mudanças e tendências globais. De qualquer forma, os comportamentos dos consumidores continuará a alterar, e considerando todos os pontos negativos causados pela pandemia do COVID-19, o setor de papel e celulose mostrou-se capaz de resistir aos eventos ocorridos.

REFERENCIAS BIBILIOGRÁFICAS

VALOR, Produção brasileira de celulose atinge o 2º maior volume da história em 2020. Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/02/18/producao-brasileira-de-celulose-atinge-o-2o-maior-volume-da-historia-em-2020-diz-iba.ghtml. Acesso em 24 set. 2021.

O PAPEL, revista sobre o mercado e tecnologia para celulose e papel. Disponível em: http://www.revistaopapel.org.br/publicacoes.php?id=3409. Acesso em 25 set. 2021.

O PAPEL, revista sobre o mercado e tecnologia para celulose e papel. Disponível em: http://www.revistaopapel.org.br/noticia-anexos/1632428621_20c4035ded93cbd3a087478ec6f78264_145232877.pdf. Acesso em 23 set. 2021.

O PAPEL, revista sobre o mercado e tecnologia para celulose e papel. Disponível em: http://www.revistaopapel.org.br/noticia-anexos/1632428621_27988b05848f1cc0f0431b52bcfb1244_1065379762.pdf. Acesso em 26 set. 2021.

IBGE, Painel de Indicadores. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/indicadores.html?view=default. Acesso em 24 set. 2021.

IBA, Cenários. Disponível em: https://iba.org/datafiles/publicacoes/cenarios/66cenarios_2.pdf. Acesso em 24 set. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (795.5 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com