TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANCIAMENTO DA COMPANHIA

Seminário: FINANCIAMENTO DA COMPANHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Seminário  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

FINANCIAMENTOS PARA EMPRESA

As empresas necessitam de capital para dar resultados a seus investimentos, parte do capital da organização pode ter sido financiada.

O financiamento ocorre quando uma empresa fornece recursos à outra organização para que ela possa realizar o investimento necessário, por exemplo, para aquisição de equipamentos ou realizar expansão do negócio. Os recursos do financiamento precisam necessariamente ser investidos de acordo com o estipulado em contrato.

A financiadora pode cobrar ou não os juros sobre o valor financiado de acordo com o valor e o tempo de pagamento

Os financiamentos abordados neste trabalho:

• LEASING: Tipo de financiamento para máquinas, equipamentos e veículos, em que o banco/empresa de leasing é o proprietário do bem, tendo este como garantia.

• FINAME: Linha de financiamento do BNDES para máquinas, equipamentos e veículos nacionais.

• PROGER: É um financiamento de projetos de investimentos com capital de giro associado, voltado a micro e pequenas empresas que atuem no comércio, indústria ou prestação de serviços.

LEASING

Leasing é um sistema de arrendamento mercantil, ou seja, de aluguel com opção de compra. A prática do leasing é utilizada principalmente para a aquisição de veículos novos. As principais vantagens em relação às outras opções de financiamento são as taxas de juros menos e a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Apesar de se parecer com um financiamento convencional, o contrato de leasing pode esconder algumas surpresas, na maioria dos casos, as empresas não fornecem uma via ao cliente. A “opção de compra”, na prática não existe quem adere aos sistemas de leasing já está optando por comprar o bem. O que as empresas denominam “entrada” é, na verdade, uma parte do valor correspondente à opção de compra do bem, chamado de VRG (Valor Residual Garantido). Nas parcelas, além do aluguel é embutida uma parte desse resíduo. Em um contrato de arrendamento mercantil, a operadora deve oferecer todas as opções de pagamento do VRG ao cliente: no início, no final ou embutido nas parcelas do aluguel. Não há nenhum parâmetro definido para a determinação do VRG. Dependendo da instituição financeira, pode atingir até 90% do valor do bem. Portanto, antes de aderir ao sistema de leasing você deve comparar o total a ser pago (VRG + aluguéis mensais) com outras formas de financiamento disponíveis no mercado. Outra dica é verificar se o VRG está totalmente embutido na entrada e nas prestações ou se ao final dos pagamentos haverá algum resíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com