TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Tecnologia de Franca para a Disciplina de Economia e Finanças do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  10/7/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.094 Palavras (17 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 17

ANDERSON ADRIANO FERRARI PAULINO.

1º ADS  Diurno.

Inflação e seus efeitos.

 

Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia de Franca para a Disciplina de Economia e Finanças do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Prof. Me. Marta Alves Pereira.

FRANCA

2020

Inflação:

– Segundo o Banco Central do Brasil, a inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços. O Brasil tem vários índices de preços. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice utilizado no sistema de metas para a inflação.

Deflação:

– De maneira geral, deflação é o processo inverso da inflação. Podendo ser entendida como a queda constante e generalizada de preços de produtos e serviços oferecidos aos consumidores.

Efeitos ou consequências provocados pela inflação:

– Segundo o Banco Central do Brasil, a inflação gera incertezas na economia, desestimulando o investimento e, assim, prejudicando o crescimento econômico. Causa distorção nos preços relativos, gerando inúmeras ineficiências na economia. Pessoas e firmas perdem noção de preços relativos, o que torna difícil avaliar se algo está com preço alto ou baixo. Afeta particularmente as camadas menos favorecidas da população, pois essa tem menos acesso a instrumentos financeiros para se defender da inflação. Também aumenta o custo da dívida pública, pois as taxas de juros da dívida pública têm de compensar não só os efeitos da inflação, mas também tem que incluir um prêmio de risco para compensar as incertezas associadas com a inflação mais alta.

– Gera, também, alta do dólar e elevação dos preços em importações. Em essência, enquanto a moeda de um país perder valor, o dólar, usado mundialmente, valorizará. Aumentando, assim, os preços de produtos importados, o que contribui ainda mais para o crescimento dos índices de inflação.

– Inflação muito elevada é um sinal de fragilidade na economia, fazendo com que o mercado internacional fuja de investimentos, sobretudo, de médio e longos prazos.

– Quedas de investimento no setor produtivo também são causadas por alta inflação. Ela impede que companhias nacionais invistam no setor produtivo da economia. Fazendo ser o caso de as empresas preferirem investimentos em aplicações bancárias, para que haja correção monetária e seu capital esteja protegido da instabilidade do mercado financeiro.

– Uma medida adotada por alguns governos para contenção da inflação é o aumento das taxas de juros. Em suma, elevam-se os juros para que a população reduza o consumo de bens e serviços, fazendo com que o mercado abaixe os preços. No entanto, o aumento destas taxas faz com que o comércio de bens duráveis (imóveis, automóveis, eletrônicos) seja prejudicado, diminuindo, também investimentos no setor produtivo.

– A concentração de renda também é afetada, os salários dos trabalhadores não são ajustados aos índices de inflação. Desta forma, diminui o poder de aquisição dos trabalhadores, aumentando a margem de lucro de empresários, assim, a renda é transferida, principalmente, da população pobre para as classes média e alta. Além disso, a população mais pobre costuma não ter conta em banco, desta maneira, seu capital é desvalorizado constantemente, por não ser reajustado.

– Com baixo investimento no setor produtivo, há também o desemprego. O que afeta diretamente a qualidade de vida da população, neste sentido, soma-se o desemprego, a alta concentração de renda e o aumento nos preços gerados pela inflação.

Efeitos da Inflação na Distribuição de Renda:

– Um dos principais efeitos da inflação está na Balança de Pagamento, no sentido que uma inflação interna maior que a externa faz com que o produto nacional fique mais caro com relação ao importado o que provoca um aumento nas importações e uma redução nas exportações.

– Outro é na Formação de Expectativas e no Mercado de Capitais. Causa migração de aplicações monetárias para aplicações em bens de terra, imóveis.

– E a Ilusão Monetária, sendo a interpretação errônea da relação do ajuste de salário nominal com o real.

– Provoca retração do poder de consumo dos segmentos da população que dependem de rendimentos fixos com prazo legal de reajuste. Proprietários de imóveis alugados são vitimados também, dado que alugueis são contratados por um determinado período de tempo.

Efeitos da Inflação no Balanço de Pagamentos:

– A diminuição do saldo do balanço comercial (quando há mais importações e menos importações) costuma causar um ciclo vicioso se o país estiver num momento de déficit cambial. As autoridades, na tentativa de diminuir o déficit, são obrigadas a abrir mão de desvalorizações cambiais, as quais depreciam a moeda nacional, tentam estimular colocação de produtos internos para o exterior, desestimulando a importação. Contudo, importações essenciais, das quais muitos países não podem prescindir, como petróleo, fertilizantes, equipamentos sem similar nacional, tornam-se inevitavelmente mais caros, pressionando os custos de produção dos setores que se utilizam muito de produtos importados. Então, fecha-se o ciclo com uma nova elevação de preços, provocada pelo repasse do aumento de custos aos preços dos produtos.

Efeitos da Inflação sobre Investimentos Empresariais:

– Outra distorção provocada por elevadas taxas de inflação está atrelada à formação das expectativas sobre o futuro e, desta maneira, sobre a decisão de investir do setor privado. Ou seja, o setor empresarial é bastante sensível a esse tipo de situação, dadas a instabilidade e a imprevisibilidade do lucro. O empresário fica em uma situação de espera enquanto a situação se estender e provavelmente não tomará iniciativas para expandir seus investimentos no aumento da capacidade de produção. Desta forma, a própria capacidade de produção futura e, arbitrariamente, o número de empregos é afetado de maneira negativa pelo processo inflacionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (279 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com