TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Da Disciplina De Macroeconomia - Curso Administração Pública

Artigo: Atividade Da Disciplina De Macroeconomia - Curso Administração Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/12/2013  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 7

Com base na unidade 1 e no material complementar “Introdução – Teoria Macroeconômica: Evolução e Situação Atual” responda as questões de número 1 a 3.

1) Realize leitura crítica do material bibliográfico indicado, a fim de que realize os primeiros passos no campo da Macroeconomia. De modo associado, desenvolva resenha com até três páginas, em que seja destacado cada subtítulo da Unidade 1 com a respectiva justificativa.

O principal objetivo da Teoria Econômica é analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produção existentes na economia. A partir de meados da segunda metade do século XIX, os economistas da escola neoclássica estruturaram um método de análise que iria consagrar-se posteriormente. Com o intuito de verificar como eram determinados os preços e as quantidades produzidas, os economistas criaram duas entidades básicas: o consumidor e a firma. Sendo que o consumidor é uma entidade abstrata que tem por objetivo maximizar alguma função e as firmas, ao decidirem os preços a serem cobrados ou as quantidades a serem produzidas, tomam tais decisões procurando maximizar também alguma função objetiva. Assim, se efetivamente as firmas maximizam lucros e consumidores maximizam utilidade, inúmeras decisões deveriam ser objeto de testes empíricos.

Segundo Machllup (1946), o interesse central da Teoria Econômica seria a busca de variáveis explicativas da determinação dos preços de mercado e não dos preços individuais praticados por cada firma.

A Teoria Microeconômica com o objetivo de analisar o processo de determinação de preços e quantidades preserva em sua análise as características individuais de cada bem e de cada fator de produção. Os economistas desenvolveram dois métodos de análise básicos, na tentativa de definir como os preços e as quantidades são determinados: a chamada abordagem de equilíbrio parcial, que analisa um mercado sem considerar os efeitos que ele pode ocasionar sobre os demais mercados existentes na economia e a de equilíbrio geral, onde acreditavam que tudo depende de tudo, e assim, se quiser determinar como são formados os preços e dos bens , deveria listar todos os bens que são produzidos pela economia e todos os diferentes tipos de insumos que são utilizados, e considera que, nas demandas e ofertas de cada um dos bens, todos os preços dos demais bens são importantes.

A microeconomia analisa variáveis agregadas, como por exemplo, de automóveis, que inclui milhões de consumidores e a Macroeconomia faz agregações absolutas, pois junta todos os tipos de bens produzidos e enfoca a economia como se ela fosse constituída por cinco mercados: o de bens e serviços, o de trabalho, o monetário, o de títulos e o cambial.

Os objetivos da macroeconomia podem ser resumidos como sendo o de estudar como se terminam as seguintes variáveis agregadas: nível de produto, nível geral de preços, taxa de salários, nível de emprego, taxa de juros, quantidades de moeda, preço e quantidade de títulos e quantidade de títulos, e taxa de câmbio.

A Teoria da Macroeconômica ganhou impulso, a partir da década de 30, com John Maynard Keynes, que é considerado como se fundador. A partir dessa década passa a surgir grande insatisfação com o s resultados que a Macroeconomia oferecia, ou seja, a tendência automática ao pleno emprego e, consequentemente, a inexistência de desemprego e de capacidade ociosa.

Keynes mostrava que, contrariamente aos resultados apontados pela teoria neoclássica, as economias capitalistas não tinham capacidade de promover automaticamente o pleno emprego. Os Keynesianos, com base na revolução das chamadas expectativas racionais, procuravam dar sustentação microeconômica à Macroeconomia. Atualmente, essa corrente, denominada de novos keynesianos, procura explicar por que existem certos preços rígidos na economia, que promovem desequilíbrio em alguns mercados, especialmente o mercado de trabalho. Assim, procura-se analisar, especialmente, as falhas existentes na movimentação de preços e salários, que evitam que haja equilíbrio entre a demanda e oferta agregadas.

Outro grupo de economistas, denominados pós-keynesianos, insatisfeitos com os resultados que a macroeconomia vinha apresentando, procuraram, a partir da década de 70, superar essas dificuldades com a volta ao pensamento de Keynes e outros autores do passado. O suporte para essa retomada era a convicção de que deficiências de demanda agregada constituíam a questão mais importante das economias capitalistas, sendo responsável pelos níveis de desemprego verificados em muitos países, redução da atividade econômica e desaceleração das taxas de crescimento do produto.

A Teoria Macroeconômica encontra-se atualmente em uma espécie de dilema. De um lado, parte-se do princípio de que, sem sustentação microeconômica, todos os resultados macroeconômicos são altamente instáveis. De modo geral, quase sem exceção, as principais relações macroeconômicas têm-se mostrado altamente instáveis, tornando-se, por exemplo, a própria relação entre moeda e preços, tão a gosto dos chamados monetaristas, como a própria curva de Philips, todas essas relações têm-se mostrado instáveis.

Dar sustentação à Teoria Macroeconômica como Bse na Microeconomia é extremamente difícil e talvez nem seja possível. Os chamados novos Keynesianos, partindo de hipóteses mais realistas, não têm conseguido avanças de maneira mais significativa, pelo menos até o momento, na realidade, praticamente todos os resultados encontrados atualmente são mais destrutivos da Macroeconomia tradicional, sem que, entretanto, se consiga operacionalizar alguns resultados de maneira sistemática.

O estágio atual da Teoria Macroeconômica é de tentar superar essas questões, a fim de que os novos conhecimentos possam ser sedimentados e operacionalizados para sua utilização na política econômica.

2) Considerando o caráter cíclico da economia, que curiosidade provocou a leitura do texto básico em relação aos problemas fundamentais de estudo da Teoria Macroeconômica. Justifique a resposta.

O Estudo da teoria macroeconômica dedica-se principalmente a dois grandes aspectos: explicar o crescimento no longo prazo e estudar flutuações cíclicas; é esta a teoria que irá quantificar as variáveis para sistematizar o seu acompanhamento.

A macroeconomia estuda: a teoria dos agregados e a teoria geral do equilíbrio e desenvolvimento, que por sua vez, estuda as teorias da moeda, das finanças públicas, das relações internacionais e do desenvolvimento.

Os objetivos de políticas macroeconômicas são: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com