TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores macroeconômicos, gerenciais e tecnológicos das mudanças no mercado de trabalho da esfera financeira

Artigo: Fatores macroeconômicos, gerenciais e tecnológicos das mudanças no mercado de trabalho da esfera financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Artigo  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

Nos últimos anos, o mercado de trabalho na área financeira tem sofrido importantes alterações devido a fatores macroeconômicos, gerenciais e tecnológicos. Ao longo dos próximos anos, essa mudança deverá se manter e, em alguns casos, se acentuar.

Os fatores macroeconômicos nos anos recentes com atuação mais marcante sobre o mercado de trabalho na área financeira foram a queda da inflação depois do Plano Real e a abertura da economia brasileira.

Com a forte redução das taxas de inflação, a importância das aplicações financeiras - uma atividade típica de tesouraria - foi naturalmente reduzida. Quando tínhamos uma inflação alta, era muito importante dirigir os esforços para maximizar os ganhos ou minimizar as perdas com os recursos financeiros ociosos.

Ao mesmo tempo em que a inflação brasileira se reduziu drasticamente, alargou-se a abertura da nossa economia, obrigando as empresas a se tornarem mais competitivas, o que ressaltou a importância da atividade de controladoria.

Análise de custos, avaliação da rentabilidade das operações e estudo da economicidade de processos, entre outras, são atividades que passaram a ter uma importância crucial para as empresas, tornando a função de controladoria mais importante do que nunca.

Nas pequenas e médias empresas, a gestão da controladoria e da tesouraria tem ficado sob a responsabilidade de uma mesma pessoa. Nesse caso, a mudança antes mencionada, significou apenas uma alteração de ênfase no trabalho que o gerente já executava. Nessas empresas, a agregação das atividades de tesouraria e controladoria também se verifica junto aos profissionais de nível operacional.

Em grandes organizações ainda predomina a tradicional dualidade na gestão das áreas de controladoria e tesouraria. Ela também é observada junto aos profissionais que trabalham nessas áreas.

Entretanto, este quadro já começou a mudar nessas empresas, principalmente por causa de mudanças no processo gerencial. Já se nota o início da junção das funções de tesouraria e controladoria, como reflexo dos processos de downsizing. Naturalmente, a tendência se refletirá sobre os profissionais que trabalham nessas áreas.

Do ponto de vista organizacional, a simplificação da cadeia hierárquica, com a eliminação dos níveis gerenciais intermediários, tem afetado sensivelmente a área financeira.

Muitas empresas estão colocando as áreas financeira, administrativa e jurídica sob a responsabilidade de um mesmo gerente. A tendência tem sido designar o responsável pela área financeira como gestor das três áreas. Esta tendência afeta a exigência de qualificação para o gestor financeiro.

As mudanças tecnológicas têm afetado bastante o trabalho na área financeira. A informatização tem ceifado milhares de empregos na tesouraria das empresas, levando os profissionais dessa área a buscar novos nichos de trabalho.

Deve ser destacado que o fenômeno do enxugamento em áreas da tesouraria - principalmente contas a pagar e a receber - tende a pegar muitos profissionais desprevenidos. É que nessas áreas o trabalho é normalmente volumoso, o que costuma dar às pessoas que nela trabalham a crença de terem seus empregos garantidos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com