TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fiat e suas ações sustentáveis

Artigo: Fiat e suas ações sustentáveis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Artigo  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

UNIDADE 1

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

CAMPINAS

2012

INTRODUÇÃO

Apresentarei as práticas de ações sustentáveis que a FIAT vem introduzindo em suas fábricas. Práticas estas que beneficiam a economia, a sociedade e o meio ambiente, mostrando que podemos fazer deste mundo um lugar melhor para se viver, sem acabarmos com nossas fontes.

1. Fiat e suas ações sustentáveis.

A Fiat vem se preocupando com a sustentabilidade a mais de 20 anos, tornando-se a pioneira no ramo de montadora brasileira de automóveis e veículos comerciais leves a obter o Certificado Ambiental ISSO 14001, certificado este que é cedido a empresas que obedecem a um conjunto de normas internacionais para a conservação do meio ambiente. Para atingir este certificado a Fiat implantou três projetos nas suas fábricas, são eles: O Complexo Ecológico, que através de um alto investimento em tecnologia a Fiat conseguiu produzir veículos com uma capacidade de emissão de poluentes em um nível muito baixo. A Coleta Seletiva e Reciclagem, que além de reciclar os resíduos industriais em 98,5%, recicla também o isopor, ambos de forma correta; separados por categorias e através de empresas recicladoras idôneas. O Tratamento de Água de efluentes líquidos industrial é feito por meio de tratamento biológico, possibilitando a recirculação de 99% da água utilizada na produção pela montadora.

2. Avaliação Podemos avaliar as ações da Fiat de três formas:

Dimensão Econômica: Boa visibilidade no mercado por ser uma empresa com ações sustentáveis, redução de gastos fundamentais para a produção como o da água economizada, diminuindo o preço do produto final, podendo aumentar também o seu consumo por ter preços mais atrativos, resultando em lucro.

Dimensão Social: Promoveu emprego, pois a implantações e continuidade destes projetos requeriam de mão de obra especializada ou não.

Dimensão Ambiental: Os veículos produzidos passaram a ter uma redução na emissão de gases o que contribui para a diminuição do efeito estufa.

Os resíduos industriais passaram a serem descartados de forma correta, não prejudicando o meio ambiente. Alguns ainda tornam-se matéria prima para outras indústrias, beneficiando o ambiente com a reutilização de matéria prima, não gerando assim extrações destas matérias primas da natureza indevidamente.

Já com o tratamento da água e a sua reutilização ajuda na economia da mesma, evitando, ou retardando a escassez para as demais gerações.

BIBLIOGRAFIA

Fiat. Sustentabilidade. Disponível em: Acesso em: 20 de Agosto de 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com