TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da empresa Fiat

Trabalho acadêmico: História da empresa Fiat. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  1.617 Visualizações

Página 1 de 7

FIAT AUTOMÓVEIS

Luana Floriani

Prof. Fábio Roberto da Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD2705) – Prática do Módulo II

17/05/13

RESUMO

Palavras-chave: Fiat; Automóveis; Concessionária.

INTRODUÇÃO

1 HISTÓRIA DA EMPRESA FIAT

A Fábrica Italiana de Automóveis Turim - FIAT é um conglomerado empresarial fabricante de automóveis e com atuação em outros ramos industriais e também financeiros, sediado em Turim, norte da Itália.

Fazem parte do Grupo FIAT, as marcas automotivas Fiat, Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, Lancia, Autobianchi, Innocenti, OM, Iveco, CNH, New Holland, Flexy-Coils, Fiat-Hitachi, Case, Fiat-Allis, dentre outras. É patrocinadora da Juventus FC, da Sociedade Esportiva Palmeiras, do Clube Atlético Mineiro, do Ipatinga Futebol Clube e patrocinadora "mini" do Cruzeiro Esporte Clube

O nome FIAT é um acrônimo de Fabbrica Italiana Automobili Torino ("Fábrica Italiana Automóveis Turim" em português), mas também pode significar "deixe ser" em Latim. Fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de Julho de 1899. Seu neto, Gianni Agnelli, chefiou a Fiat de 1966 até sua morte em Janeiro de 2003, quando foi sucedido por seu irmão Umberto Agnelli. Depois da morte de Umberto, em 2004, Luca Corderodi Montezemolo foi nomeado presidente da empresa, porém o herdeiro de Agnelli, John Elkann, tornou-se vice-presidente, com 28 anos. Outros membros da família Agnelli continuam na direção.

As atividades do grupo eram inicialmente centralizadas na fabricaçãode automóveis e de veículos industriais e agrícolas. Na primeira década do século XX já fabricava também locomotivas, e, com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a fabricar ambulâncias, metralhadoras e até motores para submarinos. Com o tempo, diversificou suas atividades, e hoje o grupo atua em vários setores industriais e financeiros. O centro de suas atividades industriais está na Itália, porém atua através de subsidiárias em 61 países, com 1063 unidades que empregam 223.000 pessoas, 111 mil das quais fora da Itália.

Fora da Itália

A FIAT está presente em diversos países. Foi uma das pioneiras na construção de fábricas no Leste Europeu, especialmente na antiga União Soviética, com fábricas em Vladivostok, Kiev e Togliattigrad. A empresa russa AutoVAZ (mais conhecida por Lada) é o exemplo mais conhecido. Possui hoje fábricas no Brasil , Turquia, China, Polónia, Argentina, África do Sul e Índia, onde produz modelos adaptados aos mercados locais e às vezes voltados à exportação, como a linha Palio.

2 A FIAT NO BRASIL

A Fiat esta instalada no Brasil desde 1973 e fez muito sucesso com a criação de alguns carros ícones que hoje estão na historia do automobilismo brasileiro esses carros ainda existem, carros como o inesquecível Fiat 147 que foi o primeiro carro a álcool fabricado em serie e foi o primeiro projeto da empresa Fiat no Brasil. A empresa veiopara cá especialmente para fazer esse modelo que foi um pequeno notável que revolucionou a historia das industrias automobilísticas, mas também foi muito rejeitado esse carro derivasse do antigo 127 que foi produzido na Itália, A Fiat cresceu e alguns anos mais tarde lançaria o fortemente vendido “Uno” que conquistou pessoas de todos os tipos e ao contrario do 147 não foi rejeitado e é um sucesso de vendas até hoje.Mas tardar a Fiat lançaria um modelo que iria fazer muito sucesso o Fiat Tipo que foi lançado no Brasil no final dos anos oitenta, e desdenhou de uma venda muito alta, mas com um problema de incêndio em uma fabrica seus preços despencaram, ate hoje ainda é um carro de luxo, mas suas peças são muito caras fazendo assim com que pessoas não optem por ele. Nos anos noventa veio o “Palio” um carro elegante e que viria para ocupar o lugar do uno, mas empresa continuou fabricando os dois carros e até hoje é assim.

3 FIAT E A SUSTENTABILIDADE

A Fiat vem se preocupando com a sustentabilidade a mais de 20 anos, tornando-se a pioneira no ramo de montadora brasileira de automóveis e veículos comerciais leves a obter o Certificado Ambiental ISSO 14001, certificado este que é cedido a empresas que obedecem a um conjunto de normas internacionais para a conservação do meio ambiente.

Para atingir este certificado a Fiat implantou três projetos nas suas fábricas.

O Complexo Ecológico, que através de um alto investimento em tecnologia a Fiat conseguiu produzir veículos com uma capacidade de emissão de poluentes em um nível muito baixo.

A Coleta Seletiva e Reciclagem, que além de reciclar os resíduos industriais em 98,5%, recicla também o isopor, ambos de forma correta; separados por categorias e através de empresas recicladoras idôneas.

O Tratamento de Água de efluentes líquidos industrial é feito por meio de tratamento biológico, possibilitando a recirculação de 99% da água utilizada na produção pela montadora.

Podemos avaliar as ações da Fiat de três formas:

Dimensão Econômica: Boa visibilidade no mercado por ser uma empresa com ações sustentáveis, redução de gastos fundamentais para a produção como o da água economizada, diminuindo o preço do produto final, podendo aumentar também o seu consumo por ter preços mais atrativos, resultando em lucro.

Dimensão Social: Promoveu emprego, pois a implantações e continuidade destes projetos requeriam de mão de obra especializada ou não.

Dimensão Ambiental: Os veículos produzidos passaram a ter uma redução na emissão de gases o que contribui para a diminuição do efeito estufa.

Os resíduos industriais passaram a serem descartados de forma correta, não prejudicando o meio ambiente. Alguns ainda tornam-se matéria prima para outras indústrias, beneficiando o ambiente com a reutilização de matéria prima, não gerando assim extrações destas matérias primas da natureza indevidamente.

Já com o tratamento da água e a sua reutilização ajuda na economia da mesma, evitando, ou retardando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com