TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS SÃO AS PERCEPÇÕES DOS CLIENTES EM RELAÇÃO À MARCA FIAT

Casos: QUAIS SÃO AS PERCEPÇÕES DOS CLIENTES EM RELAÇÃO À MARCA FIAT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  2.973 Palavras (12 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

A marca tem origem há séculos. No Egito, fabricantes de tijolos colocavam desenhos em seus produtos com o objetivo de identificação. Na Europa Medieval, os comerciantes utilizavam a “marca” para assegurar aos seus clientes a qualidade e obter identificação de seus produtos.

As marcas são consideradas ativos financeiros e estratégicos, levando sempre em consideração o seu poder para influenciar os consumidores, colaboradores e parceiros. Hoje a marca não e apenas conhecida como imagem, mas sim como um ativo patrimonial dentro das organizações.

A marca também, por sua vez, identifica a origem ou o fabricante de um produto e permite que os consumidores sejam indivíduos ou organizações, para que possam atribuir a responsabilidade pelo produto a determinado fabricante ou distribuidor. As marcas podem sinalizar determinado nível de qualidade, fazendo com que assim, os consumidores satisfeitos podem facilmente optar novamente pelo produto. A fidelidade à marca proporciona a empresa previsibilidade e segurança de demanda, e ajuda a criar barreiras que tornam mais difícil para outras empresas ingressarem no mercado. Visão, respeito, status, qualidade, responsabilidade social e ambiental, são características que agregam valor a marca e ao produto.

Dentro deste histórico e importância sobre conceito de marca, tem-se o presente trabalho apresentado relacionado ao valor da marca da empresa Fiat, a percepção que os clientes têm em relação à marca Fiat. Instalada em Betim (MG), desde 1976, a Fiat Automóveis tem capacidade produtiva para até 800 mil veículos por ano. A Fiat também investe no desenvolvimento de novos produtos, novas tecnologias, qualidade e capacitação da engenharia para executar projetos cada vez mais ousados e inovadores. Tudo de acordo com os desejos e as aspirações dos clientes.

A Fiat em 2012 teve sua marca histórica de vendas no Brasil, registrando o melhor desempenho em seus 36 anos de presença no País. A Fiat liderou o mercado brasileiro pelo décimo primeiro ano. A empresa investe em inovação como características marcantes, produtos de alta qualidade e tecnologia, design admirado, respeito ao consumidor e responsabilidade socioambiental. Esses atributos compõem o perfil da marca Fiat Automóveis, uma das empresas automobilísticas com maior crescimento no mercado brasileiro e líder de vendas no setor.

Através de todas essas informações sobre a empresa, este trabalho tem como objetivo mostrar quais são as percepções dos consumidores, através da marca Fiat, o que ela representa no mercado para os consumidores, mostrando o que ela utiliza para que o consumidor na hora da compra opte em escolhê-la para que consiga conquistar os clientes e os torna-los fiéis à marca, uma vez que as empresas concorrentes estão lançando no mercado produtos semelhantes, de boa qualidade e cada vez mais tecnológicos.

PROBLEMÁTICA

É muito importante para as empresas, principalmente as empresas grandes como a Fiat, saber a percepção que os clientes têm da marca para poder se posicionar melhor, diante disso, se tem a seguinte problemática: Quais são as percepções dos clientes em relação à marca Fiat?

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Identificar as percepções dos clientes em relação à marca Fiat.

Objetivos específicos

• Identificar a percepção da marca Fiat para os seus clientes.

• Quais são as estratégias que a Fiat usa para conseguir conquistar clientes e ser líder de vendas.

• Como o consumidor final avalia a marca FIAT.

• Verificar os principais fatores, econômicos, concorrenciais, sustentáveis, que influenciam a percepções da marca Fiat junto aos clientes.

JUSTIFICATIVA

Valor e reconhecimento da marca é um grande desafio para as empresas, já que ter uma marca forte traz vantagens claras, como a lealdade maior por parte dos seus consumidores e o aumento dos lucros. Hoje, ter a marca reconhecida é uma tarefa difícil devido aos grandes avanços tecnológicos, a globalização, a semelhança entre os produtos oferecidos pelas empresas automobilísticas e a tarefa de diferenciar um produto próprio do produto do concorrente está se tornando cada vez mais difícil no anseio de suprir as necessidades dos clientes.

A importância do estudo da marca é um elemento muito importante para a empresa, mostra o que os clientes enxergam de sua empresa. Para a empresa Fiat, este estudo terá grande valor, pois através desta pesquisa, será feito um levantamento sobre a percepção dos clientes quanto à marca Fiat, podendo assim, avaliar o pensamento dos clientes quanto à sua marca, fazendo com que através deste estudo a empresa consiga verificar o que fazer para que a sua marca se destaque no mercado, chamando a atenção do consumidor de uma forma positiva.

No que se refere ao conhecimento acadêmico também será de grande importância, pois ajudara a proporcionar um aprendizado maior com relação à percepção dos clientes, o que eles pensam o que eles enxergam somente através da marca.

1 MARCA

1.1 Conceito da Marca

De acordo com os conceitos de Kotler & Armstrong (1998) definimos marca como:

Marca é um nome, termo, signo, símbolo ou desing, ou uma combinação desses elementos para identificar os produtos ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los dos de seus concorrentes. A marca é uma promessa do vendedor de oferecer, de forma consistente, um grupo específico de características, benefícios e serviços aos compradores.

Já nos conceitos de Churchill & Peter (2000) eles apresentam uma definição muito similar, onde uma marca é:

Um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o bem ou serviço de um vendedor como distinto dos bens ou serviços dos outros vendedores.

E de acordo com Murphy (1990) os conceitos de marca são:

Uma marca não e só um produto real, mas também uma propriedade única de um dono especifica. Ela é desenvolvida ao longo do tempo com o objetivo de envolver um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que diferenciam os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com