TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Organização Industrial

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 8

A Importância da Condição de entrada

Este livro analisa o caráter o e significado da “condição de entrada” para os ramos de atividade manufatureiros; baseia-se numa investigação sobre a força da concorrência latente de potenciais novos vendedores em vinte ramos de atividade nos Estados Unidos.

  • A competição real versus à ameaça de entrada

Quando se fala na concorrência como um regulador dos preços e das quantidades produzidas pelas empresas, usualmente é a concorrência entre as firmas já estabelecidas neste ou naquele ramo da indústria que é enfatizada. Ao nível de mercado, se há ou não conluio entre estas firmas. Ao nível da estrutura de mercado, características do ramo de atividade.

A condição de entrada tem recebido geralmente apenas uma atenção nominal como elemento regulador da conduta e do desempenho do mercado.  Elas são incapazes, portanto, de oferecer quaisquer prognósticos sistemáticos, no que tange aos efeitos de variações na condição de entrada, sobre a conduta de mercado dos vendedores estabelecidos e o desempenho de longo prazo da indústria.

Os estudos sobre estrutura e desempenho concorrenciais dedicaram muita atenção a termos como o papel do líder de preços na eliminação ou canalização da concorrência entre vendedores estabelecidos e na forma como isso influencia a relação fundamental entre preço e custo na sua indústria, mas usualmente têm dedicado muito menos atenção ao grau em que as firmas estabelecidas moldam suas políticas de preço à luz de sua antecipação de nova entrada, decidindo tentar ou não impedi-la.

Negligenciar a condição de entrada, porém, é algo definitivamente inadequado, dado que há considerável evidência da importância da condição de entrada como co-regulador da conduta e do desempenho das atividades empresariais.

Como tal, a “condição de entrada” é, antes de tudo, uma condição estrutural, determinando em qualquer indústria os ajustes internos que poderão ou não induzir a entrada. A sua relação com a conduta potencial em vez da efetiva descreve, pois, basicamente, apenas as circunstâncias sob as quais a potencialidade da concorrência representada por novas firmas se efetivará ou não.

Em mercados com muitos pequenos vendedores, a entrada fácil forçará, a longo prazo, o preço a igualar-se aos custos médios mínimos e levará a quantidade produzida a um nível suficiente para suprir todas as demandas a este preço.  Variações na condição de entrada, à medida que ela se afasta do pólo “fácil”, podem exercer uma influência substancial sobre o desempenho das firmas estabelecidas em qualquer indústria.

Mesmo em indústrias organizadas atomisticamente, as barreiras à entrada podem conduzir, a uma elevação dos preços e lucros e a uma restrição da quantidade produzida. Em indústrias oligopolizadas, algo adicional é geralmente verdadeiro.

  • O significado da condição de entrada

A condição de entrada é um conceito estrutural, é o percentual pelo qual as firmas estabelecidas podem elevar seus preços acima de determinado nível competitivo sem atrair novos entrantes. O “nível competitivo de preços” é aqui definido como o custo médio mínimo que pode ser conseguido na produção, distribuição e venda do bem em questão, incluindo a taxa de retorno normal do investimento da empresa.

A entrada completamente fácil ou desimpedida envolve a incapacidade das firmas estabelecidas de elevarem seu preço acima deste nível sem atrair novos entrantes.  Se o preço pode exceder persistentemente este nível sem induzir a entrada, então a entrada estará, de certa forma, impedida.

Com respeito às firmas estabelecidas, pode haver um tipo de diferenciação entre seus produtos que justifiquem algum sistema de preços diferenciados. Elas podem ter também custos mínimos distintos, os quais são utilizados na definição do nível “competitivo” de preço.

Não é realista assumir que todos os entrantes em potencial sejam iguais, tanto em sua capacidade para entrar quanto com respeito ao hiato que as induzirá a entrar. Da mesma forma, não se pode assumir que as firmas estabelecidas se defrontarão com uma oferta indefinidamente grande de firmas entrantes, se excederem algum hiato preço-custo mínimo crítico. As hipóteses mais plausíveis são (1) que é concebível que as potenciais firmas entrantes possam diferir quanto ao hiato que as induzirá a entrar, na medida em que cada entrante em potencial difere dos outros neste aspecto; e (2) que qualquer hiato indutor de entrada específico pode induzir apenas a entrada de um número finito de firmas. A condição de entrada em qualquer indústria pode então ser plenamente medida só como uma sucessão, dentro de qualquer espaço concebivelmente relevante para o comportamento do mercado, de hiatos preço-custo mínimo indutores de entrada, sucessivamente mais elevados, que atrairão firmas ou grupo de firmas sucessivas a entrarem no ramo de atividade.

A condição imediata de entrada refere-se aos impedimentos à entrada da firma ou firmas que podem mais fácil ou rapidamente serem induzidas a entrar no ramo de atividade numa dada situação. Esta condição imediata de entrada é avaliada pelo hiato preço-custo mínimo de longo prazo (para as firmas estabelecidas mais favorecidas) que está no limiar (suficiente exatamente na margem) de induzir a entrada do que podemos chamar de entrante ou entrantes potenciais mais favorecidas.

A condição geral de entrada refere-se, então, à sucessão de valores da condição imediata de entrada quando se realiza a entrada no ramo de atividade – à distribuição dos hiatos preço custo mínimo exatamente necessários para induzir firmas ou grupos de firmas sucessivamente menos favorecidas a entrarem consecutivamente no ramo de atividade, começando com a firma melhor situada.

  • Os determinantes da condição de entrada

Com a entrada fácil, pois, a condição imediata de entrada possui um valor zero em todos os pontos de qualquer sequência de entrada possível (cada firma adicional que entra não tem nenhuma desvantagem em relação às firmas já estabelecidas) e a condição geral de entrada é correspondentemente representada por um único valor igual a zero. A entrada, é claro, deixa de ser fácil e torna-se mais difícil à medida que os valores da condição de entrada passam a exceder o zero ou quando, num ponto ou outro da progressão de entrada, as firmas estabelecidas podem fixar preços acima do nível competitivo sem induzir entrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com