TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Revolução Industrial

Por:   •  24/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL

GIOVANNA MANCHINI DE SOUZA

FICHAMENTO DAS OBRAS ´´TEMPOS MODERNOS``

E ´´OS EXLUÍDOS DA HISTÓRIA``

TRÊS LAGOAS – MS

2021

GIOVANNA MANCHINI DE SOUZA

FICHAMENTO DAS OBRAS ´´TEMPOS MODERNOS``

E ´´OS EXLUÍDOS DA HISTÓRIA``

Este trabalho é referente ao primeiro bimestre, da disciplina História 3 no curso de Eletrotécnica A.

Solicitado e orientado pelo professor Ms. Gilmar Ribeiro Pereira

TRÊS LAGOAS – MS

2021

IDEIA CENTRAL

Em alusão a Revolução Industrial, as obras, ´´Tempos Modernos`` de Charlie Chaplin e ´´Os Excluídos da  História`` de Michelle Perrot, abordam de uma maneira clara e crítica a sociedade industrial e, os efeitos sociais e econômicos causados em virtude da mesma.

ARGUMENTOS

O filme ´´Tempos Modernos`` é uma obra dirigida, escrita e atuada por Charlie Chaplin no ano de 1936. Carlitos, personagem em que Chaplin interpreta, é um operário fabril da Revolução Industrial, nesse ínterim, é apresentado, as diversas dificuldades socioeconômicas enfrentadas na época, a tentativa de mecanização do homem e o esgotamento psicológico e nervoso, ocasionados devido as insalubridades e produções excessivas.

´´Os Excluídos da História``, livro baseado em 11 artigos e escrito por Michelle Perrot, aborda as limitações e hostilidade que era referida ao grupo dos operários, mulheres e prisioneiros. Desse modo, retrata no primeiro capítulo de seu livro, os operários, seu relacionamento com a introdução das máquinas na indústria, sociedade, espaço urbano e seu extenso expediente.

Implicando ordem e racionalidade, a Revolução Industrial, movimento revolucionário do século XVIII que acelerou o processo de produção e implantou a substituição da força humana pelas máquinas, e a, sociedade industrial, é um tema excepcionalmente presente e explícito nas duas obras apresentadas. De tal forma, mostra-se, muito importante nos processos de luta por direitos, melhorias e diversas realizações na área operária. A presença do sentimento de superioridade nos proprietários das fábricas e a necessidade de oprimir aqueles que ali trabalham, além do preconceito disseminado por toda a população, se fazem presente no cotidiano dos trabalhadores.

Diante de um sistema opressor, aqueles que ali trabalham são submetidos a várias situações que invadiam seu espaço físico, pessoal e até mesmo, psicológico. A indústria, com cada vez mais foco na produção rápida, eficiente e em massa, para consequentemente, aumentar os lucros e vendas, tenta por diversas vezes mecanizar o homem, tirando totalmente seus direitos e os submetendo a longas e exaustivas jornadas de trabalho. Em virtude dos acontecimentos, foram gerados os movimentos grevistas, como o Ludismo e o Cartismo, sindicalismo e as reinvindicações em favor da criação de leis, melhorias, aumento dos salários e redução das cargas horárias, somente assim, conquistaram os direitos trabalhistas tão almejados.

CRÍTICA INTERNA

Em concordância, com as obras, cinematográfica e literária, onde ambas retratam o período vivenciado durante a Revolução Industrial, movimento que proporcionou diversos avanços tecnológicos, momento de grandes mudanças, onde a classe operária é afetada de diversas formas. Mediante a disso, é abordado a luta por direitos, aumento da remuneração e diminuição das cargas horárias e insalubridades, sendo visível a reprovação da burguesia, que tinha o foco no aumento da produção e cargas horárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com