TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gestão Empresarial

Por:   •  18/5/2021  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos de Gestão Empresarial

a) A política econômica elaborada pelo governo do país é estruturada pela Política Monetária, Política Fiscal e Política Cambial. A partir disso, quais são os objetivos da política Econômica?

R: A Política econômica tem como ações tomadas pelo governo na gestão da economia, para alcançar objetivos sociais e macroeconômicos, atendendo às necessidades de bens e serviços da sociedade, por meio da política fiscal, monetária e cambial.

Dentre seus objetivos estão a estabilização de preços, crescimento , desenvolvimento econômico, emprego e distribuição de riquezas etc.

A política monetária controla a quantidade de moeda na economia, a fiscal mantém o equilíbrio entre receitas e gastos públicos e na cambial administra as taxas de câmbio.

b) A microeconomia estuda o comportamento das pessoas e as estruturas de mercado nas quais as empresas atuam. Em relação às estruturas de mercado, quais as variáveis que as condicionam, de acordo com o que vimos nas videoaulas?

R: Cada estrutura tem um estilo próprio de organizar o mercado com finalidade de resultar em benefícios ao consumidor, como a quantidade de marcas disponíveis de um produto, tornando seu valor mais baixo ou nos casos de outros sistemas, onde a falta de opções, ou demanda, resultam em valores extremamente elevados ao consumidor final.

São entendidas como estruturas de mercado as seguintes:

Concorrência perfeita - sistema perfeito onde há uma infinidade de firmas produzindo determinados produtos e sem barreiras ou restrições para concorrência beneficiando o mercado com maior demanda e transparência. exemplo - produtos agrícolas;

Concorrência imperfeita - existe numerosas empresas no mercado que oferecem serviços ou produtos não homogêneos, totalmente substituíveis e essas empresas tem o poder de influir diretamente no valor de seus produtos ou serviços e sem barreiras ao acesso de novas firmas. exemplo - restaurantes;

Monopólio - onde uma única empresa produtora do bem ou serviço não tem produtos substitutos e há barreiras à entrada de empresas concorrentes. exemplo - serviços públicos;

Oligopólio - existem empresas dominantes que controlam o mercado, determinando o valor de venda dos produtos conforme seus termos e condições e imposição ao consumidor sem chance de concorrência. exemplo - setor automobilístico, setor comunicação.

Concluo que a atuação das empresas no mercado econômico através destas estruturas influenciam na relação com os consumidores e entendemos também como as famílias são atingidas devido a formação de preços baseado nestas condições que as estruturas definem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com