TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e importância das estatísticas logísticas, contábeis e aplicadas da Natura Cosméticos S.A.

Por:   •  9/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO SUPERIOR EM TECLOGIA DE LOGÍSTICA

Mônica Santos

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Campinas SP

2017

CURSO SUPERIOR EM TECLOGIA DE LOGÍSTICA

Mônica Santos

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

NATURA COSMÉTICOS S.A.

Campinas SP

2017

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar com base nos conhecimentos teóricos adquiridos, demonstra em prática os conceitos das disciplinas: Fundamentos e Importância de Logística, Contabilidade e Estatística Aplicada da empresa Natura Cosméticos S.A., uma empresa brasileira,  que atua no setor de cosméticos e maquiagem.

Palavras chave: Fundamentos e Importância da Logística, Contabilidade e Estatística Aplicada

ABSTRACT

The Integrated Multidisciplinary Project, based on the acquired theoretical knowledge, demonstrates in practice the concepts of the disciplines: Fundamentals and Importance of Logistics, Accounting and Applied Statistics of the company Natura Cosméticos S.A., a Brazilian company, which operates in the cosmetics and makeup sector.

Keywords: Fundamentals and Importance of Logistics, Accounting and Applied Statistics

SUMÁRIO

1 A EMPRESA        6

2 FUNDAMENTOS E IMPORTANCIA DA LOGÍSTICA        7

2.1 Missão Logística        7

2.2 fluxo Logístico        8

2.3 Cadeia de Suprimento        8

2.4 Logística Reversa        10

3. CONTABILIDADE        11

3.1 Balanço Patrimonial        12

3.2 Liquidez Geral        13

3.3 Liquidez Imediata        13

3.4 Liquidez Seca        14

3.5 Liquidez Corrente        14

3.6 Ativo Imobilizado        15

3.7 Grau de Endividamento        15

3.8 Mensuração        16

4 ESTATÍSTICA APLICADA        18

CONCLUSÃO        19


  1. A EMPRESA

A Natura Cosméticos S.A., é uma empresa brasileira fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra,  a companhia está  presente hoje no Brasil, Venezuela, França, Estados Unidos,Argentina, Chile, Colômbia e México, Peru, e em mais de 63 países indiretamente,  trabalhando com vendas diretas , ou seja, por meio dos consultores em contato direto com os clientes de porta  a porta.

A empresa trabalha visando sustentabilidade, buscando sempre valores para a sociedade nas dimensões social, econômica e ambiental, foi a primeira empresa a produzir refis de produtos no setor cosmético , fornece aos consumidores produtos de carbono neutro, que se destina a reduzir as emissões de gases geradores do efeito estufa, também disponibiliza um quadro  informativo nas embalagens dos produtos chamado de Tabela Ambiental  que mostra as informações referente as formulações e dados técnicos dos mesmos.

Localizada no município de Cajamar SP, a fábrica é projetada com conceitos arquitetônicos que  priorizam a sustentabilidade, e seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável tem se tornado uma referência nacional.

  1. FUNDAMENTOS E IMPORTANCIA DA LOGÍSTICA

A Natura, tem o maior centro integrado de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, a fabricação distribuição dos produtos , os insumos e produtos fazem parte da logística e desenvolvimento do programa de integração junto ao fornecedor, visando a melhoria contínua do fluxo de informações e materiais e também do armazenamento do estoque.

As requisições de matéria prima são feitos automaticamente ao almoxarifado da fabrica, são pesados os insumos e separados de acordo com o produto que será fabricado, após isso, são enviados para os tanques reatores de radiofrequência que permitem através do código de barras, rastrear os materiais e operacões em tempo real, o produto acabado segue para a linha de envase, passando pelo controle de processo efetivo, que visa o cumprimento das normas de qualidade.

2.1 Missão Logística

A Natura, tem como missão atender inteiramente a demanda e qualidade dos serviços e produtos que é garantido pela flexibilidade da cadeia logística.

2.2 Fluxo Logístico

Tudo se inicia quando uma consultora faz o pedido via internet ou pela central de atendimento, o sistema verifica a disponibilidade dos produtos solicitados.

         O recebimento e descarga das matérias  primas e materiais de  embalagem, a carga vem paletizada da  maioria dos fornecedores, as amostras são submetidas a controle de qualidade e enviada para o almoxarifado central, o Armazém Vertical, que é totalmente automatizado, seu sistema permite a organização de acordo com a validade, frequência de uso, e disponibilidade dos produtos, matéria prima ou embalagem, também permite o reabastecimento automático para todos os setores.

A eletromonovia faz o recebimento e armazenagem, a fábrica e a área de distribuicão, e os bondinhos, fazem a movimentação dos palletes em aproximadamente 4 minutos, possui também 4 fábricas com o projeto modular que permite a duplicação das áreas produtivas em qualquer  momento.

2.3 Cadeia de Suprimento

Grande parte de toda a produção é feita em Cajamar SP, 80% dos insumos que a Natura utiliza são vegetais, passam pelos  laboratórios, para que garantam a sua eficácia, se encarrega de aplicar o desenvolvimento de embalagem e até mesmo tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com