TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM / POLÍTICAS PÚBLICAS APLICADAS À SAÚDE MENTAL

Artigos Científicos: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DE APRENDIZAGEM / POLÍTICAS PÚBLICAS APLICADAS À SAÚDE MENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 2

da informação são: percepção, atenção e memória, as crianças com TGD - Transtornos Globais do Desenvolvimento demonstram apresentações clinicas que podem variar, esses transtornos configuram-se como distúrbios do neurodesenvolvimento decorrentes de alterações nos circuitos do cérebro social, cognitivo e da comunicação, mas diversas doenças neurológicas e ou genéticas foram descritas com sintomas e síndromes, portanto a evidencia de que os TGD tem suas causas em fatores biológicos é indiscutível, fazendo-nos reconsiderar a idéia inicial de ligarmos o quadro a alterações nas primeiras relação mãe-filho.

A educação brasileira enfrenta o desafio de, no desenvolvimento das praticas cotidianas, transformar-se, para ser capaz de garantir a acessibilidade e permanência de todas as crianças, de modo que elas possam se apropriar dos bens culturais traduzidos como conhecimentos escolares. A concretização da política de inclusão se torna perceptível quando as redes de ensino começam a se organizar para receber e oferecer as condições de aprendizagem a todo o seu alunado.

A inclusão total e irrestrita e o direito à diferença nas escolas é uma oportunidade que se tem para reverter a situação da maioria das escolas, as quais atribuem aos alunos as deficiências que são do próprio ensino e raramente analisa o que e como a escola ensina, de modo que os alunos não sejam penalizados pela repetência, a invasão, a discriminação e a exclusão. A escola deve a partir da sua realidade e das características individuais de cada aluno, buscar estratégicas para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça com qualidade.

3 CONCLUSÃO

Como podemos perceber, os caminhos da inclusão vêm sendo trilhados, conquistas vêm sendo alcançadas. Temos uma legislação e programas de formação bem desenvolvida. Mas a verdadeira inclusão começa de dentro para fora, ou seja é necessário que as pessoas envolvidas no processo de dispam de preconceitos e se disponham a aprender a aprender.

.

REFERÊNCIAS

MACIEL, Maria Regina Cazzaniga.PORTADORES DE DEFICIÊNCIA - a questão da inclusão social. São Paulo Em Perspectiva, 14(2) 2000.

VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. INCLUSÃO E GOVERNAMENTALIDADE. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 947-963, out. 2007

MOREIRA, Ramon Missias. A educação física como meio de inclusão social: mito ou verdade? Revista Digital – Buenos Aires – Año 12 – Nº 116 – Enero de 2008

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com