TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função da Moeda

Tese: Função da Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Tese  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

O principal objetivo da Administração Financeira para as empresas é o aumento de seu lucro/rentabilidade. Os proprietários investem em suas entidades e pretendem ter um retorno compatível com o risco assumido, através de geração de resultados econômico-financeiros (lucro/caixa), durante a perpetuidade da organização.

Atividades Empresariais relacionadas à área financeira

Operacional = As atividades operacionais existem de acordo com o ramo de atividades da empresa, e visa proporcionar através de operações viáveis um retorno desejado pelos acionistas. As atividades operacionais refletem o que acontece na Demonstração de Resultado do Exercício, por exemplo: compras de matéria-prima, produção, vendas, salários, etc.d

Investimentos = Atividades executadas em decorrência das aplicações de recursos. As atividades de investimentos costumam ser classificadas no Balanço Patrimonial, na conta Investimentos, por exemplo: Compras de maquinas e equipamentos, aplicações financeiras de curto e longo prazo.

Financiamentos = As atividades de financiamento refletem as decisões tomadas diante das atividades operacionais e de investimentos. As contas de financiamento costumam ser classificadas no passivo financeiro (circulante ou ELP) e no Patrimônio Líquido. Exemplos: captação de empréstimos bancários, integralização de capital da empresa, etc.

O Administrador financeiro está mais preocupado em manter a solvência da empresa, proporcionando os fluxos de caixa necessários para honrar as suas obrigações e adquirir e financiar os ativos circulantes e fixos, necessários para atingir as metas da empresa.

Função da Moeda

Um dos aspectos importantes da moeda é que, sendo um ativo, uma forma de aplicação dos recursos dos indivíduos, é um bem que possui o seu próprio mercado, oferta, demanda e preço. Ela também pode ser descrita como um conjunto de bens financeiros (papel-moeda, depósito bancário, cheque de viagem, etc.) com a característica especial de poder ser utilizado para transações entre outros bens, permitindo ao seu detentor maior poder de decisão sobre seus recursos com relação ao espaço e tempo. Seu uso

Generalizado gerou consenso a respeito das funções que a moeda deve exercer: como intermediário de trocas, unidade de conta ou medida de valor e como reserva de valor.

Análise, planejamento e controle financeiro.

Baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa, por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados contábeis de resultado, analisar a capacidade de produção, tomar decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa, buscar sempre alavancar suas operações, verificar não somente as contas de resultado por competência, mas a situação do fluxo de caixa desenvolver e implementar medidas e projetos com vistas ao crescimento e fluxos de caixa adequados para se obter retorno financeiro tal como oportunidade de aumento dos investimentos para o alcance das metas da empresa. Empresa alguma pode crescer ou mesmo sobreviver, sem um gerenciamento adequado na área administrativa.

Demonstrativo do Fluxo de Caixa

È o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro durante um período determinado, possibilitando a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa. Elaborado em períodos, o fluxo de caixa possibilitando prever: As projeções das entradas e saídas de recursos.

Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos:

Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação, com o dobro dos riscos, terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

Resposta: Na primeira ação o risco sobre o valor a ser aplicado é menor do que na segunda ação, mas também trará menor retorno, na segunda opção o risco é maior, assim como seu retorno. A escolha depende do tipo de negócio e o retorno esperado.

Etapa 2

Tipos Investimentos:

Calculo Poupança: Calculo Dólar

VP= 1000,00 VP= 1000,00

R= 9,99% = 0,10 R= 3,78% = 0,04

n=10 n=10

VF=VP (1+R)n VF=VP (1+R)n

VF= 1000 (1+0,10)10 VF= 1000 ( 1+0,04)10

VF= 1000 (1,10)10 VF= 1000( 1,04)10

VF= 1000*2,59 VF= 1000*1,48

VF= 2.590,00 VF= 1.480,00

Após analise em relação às taxas e cálculo de retorno do valor investido, podemos concluir que a poupança é o investimento mais rentável e de menor risco, pois em relação a aplicação em dólar possui muitas variação em suas taxas e seu retorno podendo ocasionar perdas pois seu risco é alto e depende muito de fatores externos.

Consulta realizada em 19/09/2013

Taxa Selic Inflação

1,004% = 0,01 0,27% = 0,003

VP= VF

(1-R)10

1000 = VF

(1- (0,01)10

1000

Referências Bibliográficas

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »