TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções que fazem parte do perfil do empreendedor

Relatório de pesquisa: Funções que fazem parte do perfil do empreendedor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 10

Perfil Empreendedor do Grupo

O empreendedor envolvido com atividades ligadas à beleza e estética pessoal, precisa adequar-se a um perfil arrojado e comprometido com a evolução acelerada de um setor altamente disputado, concorrentes nem sempre fáceis de serem vencidos. É aconselhável uma autoanálise para verificar qual a situação do futuro empreendedor frente a esse conjunto de características, e identificar oportunidades de desenvolvimento. A seguir, algumas características desejáveis ao empresário desse ramo:

Os integrantes do grupo reunem as características principais do empreendedor. Fator que possibilitou ainda mais o desenvolvimento do projeto.

As características que fazem parte do perfil empreendedor são: motivação, iniciativa, autoconfiança, organização, flexibilidade, espírito de liderança, capacidade para assumir riscos calculados e um grande desejo de realização.

Dentre essas caracteristicas citadas podemos ressaltar outras que são essenciais para o empreendedor que deseja se iniciar no ramo de Salão de Beleza:

- Ter paixão pela atividade e conhecer bem o ramo de negócio;

- Pesquisar e observar permanentemente o mercado onde está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio;

- Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias;

- Acompanhar o desempenho dos concorrentes;

- Saber administrar todas as áreas internas da empresa;

- Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos;

- Ter visão clara de onde quer chegar;

- Planejar e acompanhar o desempenho da empresa;

- Ser persistentes e não desistir dos seus objetivos;

- Manter o foco definido para a atividade empresarial;

- Ter coragem para assumir riscos calculados;

- Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças;

- Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las;

- Ter habilidade para liderar a equipe de profissionais do Salão de Beleza.

Diferença entre o administrador e o empreendedor

Podemos afirmar que todo empreendedor é um administrador, no entanto nem todo administrador é empreendedor.

Os empreendedores são mais visionários do que a maioria dos gerentes. O administrador está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto o empreendedor nem sem sempre se faz presente na organização e é considerada aquela pessoa que tem coragem para ousar.

Todo empreendedor precisa ser um bom administrador para poder tomar as decisões adequadas. Por outro lado, nem todo administrador possui as habilidades e os anseios dos empreendedores, por mais eficaz que seja o administrador em realizar o seu trabalho.

Eles se diferenciam também na maneira com que trabalham: o administrador trabalha em base de diretrizes, cultura, paradigmas e outros fatores na empresa que trabalha e o empreendedor trabalha mais com a criatividade, aprendizado e outros fatores no ambiente de mercado.

Segundo Dornelas (2001), “as diferenças entre os domínios empreendedor e administrativo podem ser comparadas em cinco dimensões distintas de negócio: orientação estratégia, análise das oportunidades, comprometimento dos recursos, controle dos recursos e estrutura gerencial”. Conforme detalhado no quadro abaixo:

Conforme se percebe a partir do quadro, um empreendedor está sempre com foco no futuro e o administrador, principalmente no presente, seria impossível escolher um destes perfis como melhor que o outro, afinal o ideal é que todo administrador seja empreendedor e vice-versa, porém isso nem sempre se faz necessário, depende da posição que o sujeito ocupa numa empresa, do ideal de vida, do planejamento para seu patrimônio entre outras motivações. E ainda, de acordo com o quadro, o empreendedor privilegia as pessoas como fonte de obtenção de resultado, ao contrário o administrador privilegia regras e procedimentos. A palavra estratégia define bem o empreendedor e para definir administrador seria planejamento e controle.

De modo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com