TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO BASEADA NO VALOR

Resenha: GESTÃO BASEADA NO VALOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2013  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO BASEADA NO VALOR – CAPÍTULO 09

Com a estabilização monetária ocorrida na economia brasileira a partir de 1995, a inflação, ainda que presente em reduzida escala nas decisões empresariais, deixou de figurar como a maior preocupação das finanças corporativas no Brasil.

Outras características típicas de nosso ambiente econômico ganharam maior destaque, como baixa oferta de crédito, principalmente de longo prazo, as altas taxas de juros, aspectos criticáveis da legislação fiscal e societária brasileira, política de dividendos e a figura dos juros sobre o capital próprio, desequilíbrios na estrutura de capital das empresas.

Enfoca especialmente o tratamento dispensado à mensuração do valor gerado aos acionistas pelas decisões financeiras e a seus direcionadores de valor.

A administração das empresas vem revelando importantes avanços em sua forma de atuar, saindo da forma convencional de busca do lucro e rentabilidade para um enfoque voltado á riqueza dos acionistas.

No mundo em que vivemos, está cada vez mais difícil as organizações viabilizarem economicamente seus investimentos por meio de decisões direcionadas ao aumento de preços e de participação de mercado, conforme consagradas por longo tempo no passado. Os consumidores evitam os produtos caros, buscando e exigindo preços cada vez mais competitivos.

Este capítulo visa discutir os fundamentos de um modelo de gestão baseada no valor, comparativamente aos procedimentos tradicionais de administração focada nos lucros. No decorrer do capítulo, são formuladas as expressões de cálculo de criação de valor obtidas, em sua essência, com apoio no desempenho da empresa relatado em seus principais demonstrativos financeiros.

Custo de Oportunidade é quanto uma empresa sacrificou de sua remuneração por ter aplicado seus recursos em um investimento alternativo de risco equivalente.

O custo de oportunidade não é um conceito de valor absoluto, mas apurado mediante a comparação do retorno esperado de uma decisão com o que seria obtido de uma melhor proposta de investimento, alternativa rejeitada.

Alternativas com diferentes níveis de risco não permitem uma comparação homogênea dos retornos produzidos.

Criação de Valor é a capacidade de geração de resultados pela empresa acima das expectativas mínimas de ganho dos credores e acionistas. Quando o resultado gerado pelos negócios superar a taxa de remuneração exigida pelos credores, ao financiarem parte dos ativos, e pelos acionistas, em suas decisões de investimento de risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com