TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA

Projeto de pesquisa: GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................... 02

1. ETAPA 1 / PASSO 1......................................................................................... 03

1.1. O QUE É ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA................................................... 03

1.2. PAPEL DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO................................................ 03

1.3. A INTERFERÊNCIA DO TEMPO NA MOEDA................................................ 04

1.4. EXERCÍCIO PARA FIXAÇÃO......................................................................... 04

CONCLUSÃO......................................................................................................... 06

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................ 07

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado é parte integrante das Atividades Práticas Supervisionadas da disciplina de Administração Financeira e Orçamentária, e tem como objetivo estimular o aprendizado por meio de etapas que facilitam o entendimento.

A etapa que segue traz conhecimento e conceitos sobre a administração financeira e as tarefas do administrador. Traz também informações a respeito dos tipos de negócios e a interferência do tempo sobre a moeda

Portanto, através de relatório, será feita uma pequena síntese a respeito destes temas para maiores esclarecimentos, sendo esta etapa, introdutória à análise solicitada pela ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas).

1. ETAPA 1 / PASSO 1

1.1. O QUE É ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A Administração Financeira é uma ciência que objetiva, basicamente, determinar o mais eficiente processo empresarial de captação de recursos e alocação de capital. Entretanto, não basta apenas captar e alocar capital, é necessário administrar os recursos para gerar resultados financeiros e econômicos, o que garante a continuidade da empresa e cria valor aos seus acionistas (proprietários). O objetivio máximo da administração financeira é o de criar valores, ou seja, fazer com que o ganho dos investimentos seja superior aos custos do financiamento.

A Administração também está diretamente relacionada à decisão de se fazer um investimento, aplicação dos recursos, e à decisão de se fazer um financiamento, captação dos recursos, estudando e analisando para saber quais são as melhores alternativas para cumprir o seu principal objetivo.

1.2. PAPEL DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO

O principal papel do Administrador Financeiro é relativo à gestão de caixa, sua movimentação, entrada e saída e também pela gestão de planejamento financeiro, onde serão tomadas decisões de investimentos e gastos. O administrador financeiro também é responsável pela controladoria da empresa, ou seja, a contabilidade de custos e contabilidade financeira, recordando que todas as funções exercidas pelo administrador financeiro tem o objetivo de preservar o retorno exigido pelos acionistas.

Neste sentido é necessário buscar um pleno entendimento da Administração de Caixa da empresa e o Custo ao qual este fluxo está submetido. É essencial a essa função administrativa o conhecimento dos procedimentos financeiros e contábeis disponíveis, bem como a sua melhor utilização para o acompanhamento, controle, ajuste e projeção dos resultados da empresa.

Para uma empresa, a tomada de decisão financeira é um processo contínuo e inevitável. Das três decisões - de investimento, de financiamento e de dividendos - a decisão de investimento é considerada a mais importante, pois envolve a identificação, avaliação e seleção da melhor opção de alocação de recursos capaz de dar o maior resultado econômico futuro. A decisão acertada será aquela que irá gerar o maior resultado econômico futuro possível. Entretanto, as decisões de investimento envolve um risco, pois nunca haverá certezas com relação à realização futura de lucros, onde é necessário estudos probabilísticos e estatísticos para a avaliação da relação risco-retorno.

1.3. A INTERFERÊNCIA DO TEMPO NA MOEDA

O valor do dinheiro esta ligado diretamente ao tempo, de forma que, é correto afirmar que quanto mais elevado for um período, maior será a ação de agentes externos, ou ainda, as influencias de fatores macroeconômicos em relação ao poder aquisitivo da moeda específica.

A inflação contida em qualquer sistema de economia capitalista é um fator determinante na relação entre o dinheiro e o tempo, pois, determinada quantia em dinheiro no mês de março de um ano não possui o mesmo valor aquisitivo no mês de março do ano seguinte. Primeiramente existe a necessidade de levarmos em consideração as taxas de inflação presentes no capital no intervalo do tempo ocorrido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com