TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRUPOS SOCIAIS

Tese: GRUPOS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Tese  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 5

GRUPOS SOCIAIS

Forma básica de associação humana.

É constituído por pessoas que mantém um laço de afinidade por possuírem objetivos comuns e realizarem ações conjuntas.

É toda reunião de duas ou mais pessoas associadas pela interação.

Nos grupos sociais há: Normas, Hábitos, Costumes próprios, divisão de funções, Posições sociais definidas .

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS GRUPOS SOCIAIS: Pluralidade de indivíduos, Interação social, Organização, Objetividade e exterioridade.

Objetivo comum: Sentimento de “nós” ou consciência grupal.

Grupo de pressão ou de interesses

O que é grupo e pressão ou interesses?

Eles forma a ligação do governo(estado) e o povo(sociedade). É formado pela reunião dos indivíduos que querem defender junto ao governo seus interesses específicos mediante o uso de pressão sobre os poderes públicos e mediante a aquisição de uma base alargada de apoio na opinião pública. A existência de um grupo de pressão resulta no conjugação de duas condições base:

1 Da constituição de um grupo organizado capaz de levar por diante seus objetivos durante um período que pode ser mais longo ou menos longo.

2 Da defesa de interesses e do exercício de uma pressão sistemática sobre os poderes públicos, que vai procurando alargar suas base de apoio junto a opinião pública.

O grupo de interesses é uma variedade de organizações e grupos. Sendo aplicado as diversas organizações, a sindicatos, e a associações profissionais e a outros grupos que defende várias causas e revindicações.

A diferença de grupos dee interesses e partidos políticos é que os partidos almejam os poder e o grupo de interesses não querem o poder, mas sim influenciar as decisões governamentais. Os grupos de pressão pode se dá de várias maneiras, como a persuasão ameaça, utilização de dinheiro, sabotagem e ação direta esperando conseguir apoio do governo, em troca de informação que pode ser feita através de entrega de petições e estudo.

Sabotagem, greve, o uso de para subornar homens públicos, contribuição para partidos políticos ou corrupção de membros do governo ou seus funcionários; a sabotagem poder ser a recusa a cooperar com poderes públicos; a ação direta é usada na forma de passeata, greve, quebra-quebra. Esses grupos não são reconhecidos legalmente, eles atuam e possuem alguns mandamentos de atuação nos quais se baseiam a praticar lobby junto aos poderes públicos, é preciso saber o objetivo do lobby e avaliar o poder que ele possua. A eficácia depende das instalações , material, e o banco dados atualizados. Todo e qualquer contato com o governo tem que ser discreto, você deve saber um pouco da vida do político, as brigas não deve ser permanente, pois futuramente você pode a vim precisar de algum desafeto que você possa ter brigado. Usa-se o lobby com o significado de pressão, é usado para agir como intermediário para levar as autoridades os desejos do grupo, esses grupos criam as suas próprias bandeiras, condutas, e normas para garantir que todos tenham compromissos com seu grupo. Divergências ocorrem quando alguns grupos se ajuntam e desenvolve normas diferentes, se esses grupos ficarem em conflito irão perder tempo, recursos e energias; agora quando estão unidos, eles se tornam funcionais e a chance de conseguir atingir os objetivos é maior. Esses conflitos surgem do sentimento coletivo do grupo, sendo emotivo. Agora se está relacionado a interesses de organização é caracterizado como conflito fundamental.

O conflito emotivo é o sentimento negativo de uma parte para a outra como desconfiança, ressentimento. A solução é corrigir os desacordos dentro do grupo e desenvolver ações para promover a comunicação.

O conflito fundamental são disputas em normas, políticas e práticas, diferença de pontos de vista. A solução é desempenhar as tarefas, concentrando-se na solução e reestruturação.

Grupos Primários

Nos grupos primários ocorre uma relação mais íntima e pessoal com os outros membros do grupo, resultando em um relacionamento informal. As pessoas que compartilham esse mesmo grupo realizam atividades em conjunto de acordo com seus interesses e gostos. O principal grupo primário é a família, por ser o primeiro grupo em que o ser humano possui contato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com