TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula4 - As Interações Sociais, A Estrutura Social E Os Grupos Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Aula4 - As Interações Sociais, A Estrutura Social E Os Grupos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 4 - As Interações Sociais, a Estrutura Social e os Grupos SociaisA

Uma sociedade pode ser constituída através de grupo autônomo de pessoas que se interagem dentro de um mesmo território, tendo a mesma cultura e identidade compartilhada, o homem é considerado um ser social, pois tem a capacidade de estar sempre adquirindo novos hábitos e costumes através de um processo de socialização e interações social.

Interação social ocorre através do contato social e as modificações de comportamento, que quando somados formam uma interação social, nas relações sociais os indivíduos se relacionam de várias formas com padrões estáveis e duradouros formando uma estrutura básica da sociedade, esta estrutura afeta o comportamento do indivíduo e do grupo, uma sociedade também pode ser formada por diferentes grupos sociais cada um com sua identidade particular.

A sociologia estuda os grupos sociais e seus membros que compartilham características semelhantes entre si, o primeiro grupo social do homem começa na família, que é de onde ele obtém seus valores, a linguagem, e ao longo da vida vão aparecendo novos grupos, tornando-o um ser cada vez mais social.

Dentro de um mesmo grupo pode se ter interações, mas quando à contato com grupos diferentes pode haver conflitos de opiniões, o poder e dominação é uma forma dos grupos de afetar o comportamento dos outros, a dominação segundo Webber se divide em três partes: dominação legal: por normas e leis, dominação tradicional: por tradições e dominação carismática: o líder domina outra pessoa ou pessoas pelo seu carisma, a identidade faz a ponte entre o exterior e interior entre os mundos públicos e privados.

O Brasil é um país com grande artesanal de culturas, pois com a chegada de europeus, alemães, portugueses, suíços, italianos, espanhóis, negros e asiáticos deu origem à cultura Brasileira, através de uma miscigenação, cada um com seus costumes diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com