TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CHEFIA E LIDERANÇA: Dentro De Uma Visão Holística Acerca Dos Tipos De Liderança E Grupos Sociais Responda Os Questionamentos.

Trabalho Escolar: CHEFIA E LIDERANÇA: Dentro De Uma Visão Holística Acerca Dos Tipos De Liderança E Grupos Sociais Responda Os Questionamentos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Os grupos sociais constituem-se complexos humanos carecedores de ciências inter-relacionadas, a fim de que possam atingir o desenvolvimento pleno de toda a sociedade política.

A partir da família, o indivíduo necessita por em prática padrões de comportamento, que propiciam a minimização de conflitos e conduzam à harmonização do segmento familiar. Da mesma forma se dar em todos os outros grupos sociais, onde a diversidade de opiniões impera. Assim é preciso que quem tenha responsabilidade de gestão (na família, o pai; na empresa, o diretor) utilize os conhecimentos de liderança para que possa gerir, da melhor forma possível as pessoas sob sua responsabilidade.

2. O QUE É GRUPO SOCIAL

È uma forma básica da associação humana, de pelo menos duas pessoas, que se considera como um todo, com tradições morais e materiais, havendo uma interação entre seus participantes, possuindo em si uma organização, mesmo que subjetiva, desenvolvendo entre seus membros uma consciência grupal com certos valores, princípios e objetivos em comum.

3. TIPOS DE GRUPOS SOCIAIS

Os grupos são classificados tomando por base o grau de contatos entre os seus membros: primários, intermediários e secundários. Os primários possuem contatos íntimos, os secundários contatos formais e os intermediários as duas formas de contatos, sendo assim tipificados:

Familial - representado pela família em todas as suas formas.

Vicinal - formado pela vizinhança.

Educativo – representado pela escola ou outro grupo de educação.

Religioso - representado pelas instituições religiosas (católica, espírita, evangélica, etc).

Lazer - formado por clubes, associações esportivas, grupos de teatro, etc.

Profissional – representado por categorias profissionais (empresas, escritórios, etc.)

4. DESENVOLVER O ESTILO DE LIDERANÇA QUE VOCÊS SE IDENTIFICAM

O contexto histórico da humanidade nos mostra diversos estilos de liderança, os quais foram usados por diversos líderes e em determinadas situações, assim podemos afirmar que os cada um dos estilos abaixo elencados foram necessários para determinada época e situação.

O estilo coercitivo existe a presença do fator repressão, onde os membros dos grupos são tolhidos ou intimidados, indicados para lidar com funcionários problemáticos.

O estilo autoritário-afiliativo quando demasiadamente utilizado, leva à dominação e o afiliação cria harmonia e ao mesmo tempo constrói laços emocionais, colocando as pessoas em primeiro lugar. Este estilo é indicado para resolução de disputas no grupo e também para motivar pessoas em situação de stresse.

O estilo democrático é marcador de rítimo no qual se busca a participação dos membros do grupo. Este estilo é aconselhado para obtenção rápida de resultados.

O estilo treinador busca a identificação de pontos fracos e fortes dos membros dos grupos, fazendo a ligação entre aspirações pessoais e carreiras, visando o desenvolvimento pessoal.

O estilo que o grupo mais se identifica é o estilo democrático e marcador de rítimo, pois este estilo busca a participação e a colaboração dos membros do grupo, voltado para altos padrões de desenvolvimento. Este estilo impulsiona seus membros para a realização de seus objetivos, valorizando as iniciativas.

No contexto atual a Constituição da República Federativa do Brasil, remete todos os segmentos da sociedade a desenvolver o processo democrático em suas decisões e na condução de todos os grupos sociais (familial, vicinal, educativo, religioso, lazer, profissional, etc.). Embora todos os grupos possuam membros que discordam das decisões tomadas, o líder deve possuir habilidades e conhecimentos para conduzir suas ações voltadas ao interesse e bem estar do grupo.

Julgamos oportuno lembrar sobre um vídeo assistido no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO, que trata sobre a liderança, intitulado OS DEZ CHAPÉUS DO LÍDER, nos mostrou as características que os líderes devem possuir. Acreditamos que o uso dos conhecimentos adquiridos contribuirão para o desempenho da liderança desempenhada no estilo democrático. Baseado no contexto atual de liderança, a ilustração do vídeo mostra os 10 (dez) chapéus que o líder precisa fazer uso constantemente para bem desempenhar sua função, vejamos um breve resumo sobre esses chapéus.

1. Comandante – Conduz o destino do grupo, assume as responsabilidades;

2. Desbravador – Busca novos campos;

3. Visionário – Visualiza à frente das situações para tomar a decisão mais acertada, buscando novos campos, para isso ele deve buscar e possuir conhecimento do mundo, conhecimento do grupo, conhecimento de si próprio e conhecimento do outro;

4. Empresário – Financia novos projetos;

5. Atleta – Dinamiza funções, incentivar a quebra da especialidade;

6. Juiz – Toma decisões buscando ser justo;

7. Estudante – Estuda as novas tendências e inovações;

8. Treinador – Incentiva e conduzir a sua equipe, seus liderados;

9. Super-vendedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com