TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de desempenho

Projeto de pesquisa: Gerenciamento de desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 6

Atividades Práticas Supervisionadas.

(ATPS)

Série 4- Gestão de Desempenho

Tutor EAD: Monica Staloni.

Tutor Presencial: Rogéria de Barro Soares

Atividade Pratica Supervisionada (ATPS) e´um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas.

Rio Grande

14/09/2014

Sumário

1. Introdução Etapa 1- passo 1,2.......................................................................4

2. Etapa 1- passo 3- Identificando a organização..............................................5

3. Etapa 1-Passo 4 A importância da avaliação.................................................7

4. Etapa 2-Passo 2,3,4 Descrição de cargos.......................................................9

5. Etapa 3- Passo 1,2 3,4 Avaliação de desempenho.......................................13

6. Etapa 4- Passo 1,2,3,4 Proposta de melhoria e sugestão .............................13

7. Considerações Finais....................................................................................18

8. Referências Bibliografica.............................................................................19

Introdução.

Etapa 1- Passo 1,2

Com o passar do tempo os significativos avanços em todas as áreas de conhecimento humano vão surgindo de forma cada vez mais rápida e impactante em todos os setores possíveis da sociedade. Na área de Recursos Humanos não é diferente e existe uma prática que é considerada por muitos como um dos grandes passos da gestão de pessoal no caminho da excelência nas organizações, essa prática é conhecida como Gestão de Desempenho.

Tal prática muito embora seja recebida por alguns empresários e administradores com certa reserva, alegando ser de difícil e muito longa implantação, vem ganhando espaço até mesmo no âmbito da administração pública, como no caso do Governo do estado de Minas Gerais, e cada vez mais os que a utilizam não economizam em elogios e satisfação por terem tido a atitude de investir nessa estratégia.

A Gestão de Desempenho é uma forma de orientar a organização na direção de seus objetivos e canalizar os esforços de toda a estrutura organizacional nessa mesma direção, para isso visa conhecer a fundo todo o material humano, ou seja, todos que realmente participam da vida dessa organização, para poder tirar o máximo de proveito de talentos, muitas vezes desconhecidos, de seus colaboradores direcionando-os para áreas onde podem ser melhor aproveitados. Ainda existe a perspectiva de alinhar todos esses conhecimentos relativos aos colaboradores junto com uma avaliação profunda de recursos e estruturas que necessitam ser adaptadas para um melhor aproveitamento.

Existem empresas de consultoria que desenvolvem inclusive softwares especializados para auxiliar na construção, planejamento e controle dessa estratégia.

Basicamente a Gestão de Desempenho funciona assim: após implantada as fases de definição de objetivos principais e norteadores da organização, é necessário iniciar-se a tarefa fundamental para que a Gestão de Desempenho possa ser aplicada com eficácia, a fase de captar as informações relacionadas as sugestões de cada um, seus objetivos particulares, como tem sido o comportamento até então, entre muitas outra informações que vierem a ser necessárias para que se possa reconhecer a conduta esperada e compará-la com a conduta praticada.

De posse de tais informações torna-se necessário definir e redefinir as Competências Organizacionais e Individuais de acordo sempre com estratégias que se orientem os Objetivos estabelecidos anteriormente. Assim essas estratégias passam desde um reconhecimento por parte da instituição de suas práticas como também da adequação que será necessária para otimizar o pessoal e o institucional na direção dos objetivos fundamentais que cerceiam o âmbito da organização.

As bases de sustentação para a gestão de pessoas são constituídas de Responsabilidade Social, Saúde Bem Estar e Segurança, Folha de Pagamento, Relações Sindicais, Clima Organizacional e Comunicação Interna. Tendo essa visão passa-se a ser necessário percorrer as etapas Gestão de Pessoas Baseada em Competências que consiste em Prover, Capacitar e Desenvolver, proporcionar planos de Carreira, Mobilidade e Sucessão e implantar a estratégia de Recompensa e atualização da Remuneração.

Ora é importante que todo esse planejamento seja feito de maneira a instigar os colaboradores a participarem e envolverem-se de fato nos Objetivos organizacionais, e é também, exclusivamente através de incentivos como os estabelecidos anteriormente que a estratégia terá êxito, pois é fundamental que haja o comprometimento de todos nessa empreitada.

Após a estruturação e implantação de toda a infra estrutura e recursos necessários, passa-se a ser necessário que se faça a avaliação através de medidores desenvolvidos para esse fim, para que se possa identificar os avanços, o desempenho individual e coletivo, e obrigatoriamente os resultados e as carências oriundas de todos os setores.

Obviamente, cada organização pode e deve definir e adequar essas e outras tantas estratégias para a implantação dessa estratégia de acordo com sua realidade, possibilidades e perspectivas, afinal cada organização é única, exatamente por ser formada por um material humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com