TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de competência de gerenciamento de desempenho - instrumentos e ferramentas

Seminário: Modelo de competência de gerenciamento de desempenho - instrumentos e ferramentas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

Modelo de gestão de Desempenho por Competências - instrumentos e ferramentas

Avaliação de desempenho é uma ferramenta usada nas organizações para conhecer o potencial dos seus empregados. Essa ferramenta vem passando por transformações, deixando de ser um processo no qual os avaliadores se limitavam a uma avaliação somente de personalidade, disposição e adaptabilidade. Está se tornando uma avaliação que atente á forma de como as tarefas estão sendo executadas, se é de maneira correta até a chegada do objetivo.

Na implantação de um projeto de avaliação deve ser analisado se há um interesse mútuo por parte dos departamentos, os avaliadores estão cada vez mais preocupados com a aproximação entre chefias e empregados no resultado final da avaliação, evitando conflitos.

Na composição dos instrumentos o avaliador deverá fazer um mapeamento das competências que sejam necessárias para que o profissional tenha um bom desempenho em suas funções, nesse processo o avaliado deverá ter conhecimento sobre o que está fazendo (competências técnicas); o objetivo do que faz (competências conceituais); deve interagir de forma eficaz (competências interpessoais).

Há diferentes formas de avaliação:

- Uma avaliação pelo superior hierárquico, onde o superior avalia sua equipe individualmente destacando pontos fortes e pontos a serem melhorados.

- Auto avaliação, o avaliado se auto avalia em forma de questionário e discute o resultado com o superior.

- Avaliação a 360º, questionário com situações e comportamentos, cujas respostas são analisadas pelo departamento de recursos humanos que elabora um relatório final.

A avaliação de desempenho contém 4 etapas:

- A obtenção do comprometimento; que seria um acordo de desenvolvimento individual e de equipes.

- Orientação e aconselhamento; orientação dos profissionais;

- Mensuração dos resultados;

- Desenvolvimento por meio de ações institucionais;

Vale ressaltar a importância do projeto de avaliação de desempenhos nas organizações, tanto para o avaliado, que permite um autoconhecimento e uma reflexão sobre seu desenvolvimento. Quanto para avaliador que terá visão das qualidades de seus colaboradores e dos talentos existentes dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com