TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão ambiental - um novo paradigma

Seminário: Gestão ambiental - um novo paradigma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  3.247 Palavras (13 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 13

Por fim, a metodologia é a parte em que se mostra como se pretende atingir os

objetivos específicos, como será executada a pesquisa e qual a metodologia que se pretende adotar. Seguem os métodos e técnicas de pesquisa, instrumentos de coleta de dados, fórmula para amostra probabilística e demais procedimentos que deverão compor a instrumentalização de cada trabalho (1 parágrafo).

Como se pretende atingir os

objetivos específicos

Gestão ambiental

Manteremos o uso racional da água, energia elétrica, e o descarte ecologicamente correto, dos resíduos químicos ou orgânicos. Evitando o descarte indevido, este que poderá contaminar os lençóis freáticos e contribuir para a contaminação do meio ambiente.

A organização que se mantém ambientalmente correta, além de estar contribuindo com o meio ambiente, evitando a degradação deste, aumentará a credibilidade junto aos clientes.

De acordo com a Constituição, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-la para as presentes e futuras gerações”. A redação desse artigo foi profundamente influenciada pelo relatório, “Nosso futuro comum”, divulgado em 1987, período em que o Congresso Constituinte elaborava a Constituição de 1988. Por isso, pode-se a firmar que se trata de uma constituição socioambiental. A prevenção da poluição aumenta a produtividade da empresa, pois a redução de poluentes na fonte significa recursos poupados, o que permite produzir mais bens e serviços com menos insumos. Os resultados esperados de um programa de prevenção da poluição são os mesmos de qualquer programa de redução de custo ou melhoria da produtividade, por exemplo, redução dos custos com materiais e energia, economia na disposição final de resíduos, redução dos passivos ambientais, melhora geral das condições de trabalho e da imagem da empresa. (BARBIERI, 2006, p.89/107)

Nosso objetivo é manter uma imagem ambientalmente correta para a nossa empresa, e futuramente conscientizar clientes e funcionários, sobre gastos desnecessários de água e energia elétrica, não apenas no ambiente interno da empresa, mas que seja estendida aos seus lares familiares.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Gestão ambiental

O termo gestão ambiental é bastante abrangente normalmente é usado para designar ações ambientais em determinados espaços geográficos. A gestão ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros.

O que deve ficar claro é que “gerir” ou “gerenciar” significa saber manejar as ferramentas existentes da melhor forma possível e não necessariamente desenvolver a técnica ou a pesquisa ambiental em si. Pode estar aí o foco da confusão de conceitos entre a enorme gama de profissionais em meio ambiente. Pois, muitos são parte das ferramentas de gestão (ciências naturais, pesquisas ambientais, sistemas e outros), mas não desenvolvem esta como um todo, esta função pertence aos gestores ou gerentes ambientais que devem ter uma visão holística apurada.

Existe também uma outra discussão sobre o que é “gestão ambiental” e o que é “gerenciamento ambiental”, alguns defendem que a “gestão” é inerente à assuntos públicos (gestão de cidades, bacias, zonas costeiras, parques) e que gerenciamento refere-se ao meio privado (empresas, indústrias, fazendas e outros).

Esta diferença de significados, na verdade, não é importante, o que é realmente importante é promover a gestão ambiental em todos os seus aspectos.

Pode-se então concluir que a gestão ambiental é consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio, onde se deve retirar apenas o que pode ser reposto ou caso isto não seja possível, deve-se, no mínimo, recuperar a degradação ambiental causada.

“Entende-se por gestão ambiental empresarial as diferentes atividades administrativas e operacionais realizadas pela empresa para abordar problemas ambientais decorrentes da sua atuação ou para evitar que eles ocorram no futuro” em conformidade com pensamento de Barbiere (2004 p.137).

“Para Dias Zavaglia e Cassa (2003, p.238) gestão ambiental é a expressão utilizada para se dominar a gestão empresarial que se orienta para evitar, na medida do possível, problemas para o meio ambiente.”

Ainda para Dias, Zavaglia Cassar (2003), a gestão ambiental é o principal instrumento para se obter um desenvolvimento industrial sustentável e ela pode ser aplicada a empresas de qualquer tamanho e em qualquer setor.

A gestão ambiental empresarial está essencialmente voltada para organizações, ou seja, companhias, corporações, firmas, empresas ou instituições e pode ser definida como sendo conjunto de politicas, programas e praticam administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente através da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida de um produto.

Gestão ambiental – o novo paradigma

Gestão ambiental é um aspecto funcional da gestão de uma empresa, que desenvolve e implanta as políticas e estratégias ambientais.

Diversas organizações empresariais estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho mais satisfatório em relação ao meio ambiente. Neste sentido, a gestão ambiental tem se configurado como uma das mais importantes atividades relacionadas com qualquer empreendimento. Além dessa ferramenta, a problemática ambiental envolve também o gerenciamento dos assuntos pertinentes ao meio ambiente, por meio de sistemas de gestão ambiental, da busca pelo desenvolvimento sustentável, da análise do ciclo de vida dos produtos e da questão dos passivos ambientais.

Para Meyer (2000),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com