TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de produção, logística e modelagem de negócios Café Seleto

Pesquisas Acadêmicas: Gestão de produção, logística e modelagem de negócios Café Seleto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de falar e abordar as matérias de Administração da Produção, Logística e Simulações Empresariais, que foram estudados durante o semestre, e utilizando como base de referencia de estudo a empresa de Café Seleto. O Café Seleto é uma das marcas mais famosas e queridas do Brasil.

Também pudera além de ter um sabor diferente sempre contou com uma propagando e divulgação e tem o jingle mais conhecido da historia da propaganda brasileira. Essa marca está novamente no mercado, com força total. O Café Seleto esta de volta para o mercado com inovações e novas embalagens, e campanhas publicitárias.

DESENVOLVIMENTO

2.1 Administração da produção.

A criação e o desenvolvimento de uma empresa dependem de diferentes fatores, tais como o crescimento do mercado, desenvolvimento de um produto, e a existência ou não de concorrentes.

Para Competir no mercado usa a estratégia de operação, que inclui qualidade, projeto de bens e serviços, projetos de processos e de capacidade, relação da localização, projeto de layout, recursos humanos, gestão de cadeia de fornecedores, estoques programação e manutenção.

Oferecer um produto a um preço baixo relativamente aos preços dos produtos dos concorrentes. A necessidade desse tipo de competição provém da estratégia empresarial. Para desenvolver essa prioridade competitiva, a função operações deve focalizar na redução de custos do sistema, como os custos de mão de obra, materiais instalações e outros, para criar um sistema que diminua o custo unitário do produto ou serviço.

Hoje, mais do que nunca, a qualidade possui importantes implicações para o mercado. No tocante às operações, a qualidade como prioridade competitiva apresenta duas dimensões: projeto de alto desempenho e consistência de produtos e serviços.

As empresas de todos os segmentos de negócios estão competindo para entregar produtos de alta qualidade em tempo curto, o quanto antes. Quando o tempo é uma prioridade competitiva a tarefa da função operações é analisar de maneira crítica o sistema e combinar ou eliminar os processos para economizar tempo. O principal beneficio da rapidez de entrega de bens e serviços para os consumidores (externos) é que ela enriquece a oferta, pois quanto mais rápido estiverem disponíveis para os consumidores.

Confiabilidade: É atrelada a qualidade e tempo, significa os consumidores receberem seus bens e serviços prometidos.

2.2 Da Gestão por Competência:

Desenvolver competências organizacionais e individuais tem se tornado uma das estratégias das grandes empresas para atingir seu consumidor final de forma mais eficiente.

Faz parte desta estratégia, a capacitação dos colaboradores e de parceiros de uma organização, para que eles conheçam profundamente o produto que vendem e, dessa forma, exerçam maior influência na decisão do cliente. Pois não adianta uma empresa se esforçar e produzir um produto excelente se os seus clientes externos não sabem das informações sobre o que fabricam e vendem, foi exatamente desta forma que agiu a Empresa Seleto ao promover a recolocação da marca ao mercado.

Há basicamente dois tipos de competência organizacional: as básicas, que garantem a sobrevivência de uma empresa, pois se não possuir esta competência estará fora do mercado; e as essenciais, que permitem a diferenciação de uma empresa ao mercado.

2.3 Logística

No que tange à Empresa Seleto, os grãos de café são colhidos em Minas Gerais, onde é feito toda a torrefação (plantio, colheita, secagem, torragem, moagem, embalagem e estocagem), tendo em seu processo logístico a iniciação do plantio até a etapa final.

A Transportadora coleta no centro de distribuição em São Paulo e movimenta em média 300 toneladas de cafés, que correspondem a 80% do volume total que é destinada exclusivamente aos consumidores do Estado de São Paulo, o restante é distribuído para os outros Estados da Região Sudeste.

Inicialmente, a distribuição está restrita à Região Sudeste, mas ideia da empresa Seleto é expandir para outros Estados.

O transporte movimenta os materiais usando diversos modos de acordo com as rotas, com a capacidade de veículos e com os procedimentos da empresa. Os estoques mantêm a disponibilidade de um determinado produto de maneira razoável, e os pedidos é a ponte entre o produto e o cliente, são as atividades iniciais da movimentação de toda a Logística.

A decisão de localização muitas vezes depende do tipo do negócio. Para as decisões de localizações de indústrias, a estratégia é normalmente voltada para a minimização dos custos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com