TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização econômica

Ensaio: Globalização econômica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Ensaio  •  2.611 Palavras (11 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 11

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A globalização econômica estimulou um amplo processo de modernização das empresas, com grande aumento da competitividade dos mercados, que levaram à redução de custos. Indique o efeito negativo desse processo de globalização.

Resposta Selecionada:

Corretaa.

Ampliação do desemprego em vários países do mundo.

Respostas:

Corretaa.

Ampliação do desemprego em vários países do mundo.

b.

Amplo processo de modernização da economia com a entrada de produtos importados.

c.

Ampliação do mercado consumidor de produtos nacionais.

d.

Diminuição dos níveis de desemprego em todos os países do mundo.

e.

Proporcionou uma maior integração das políticas ambientais.

Feedback da resposta:

A questão pede para o aluno identificar o efeito negativo do processo de globalização. Levou a ampliação do desemprego no mundo, pois as grandes empresas buscam produzir suas mercadorias em países onde a mão de obra seja muito barata, como na China. Isso provoca aumento do desemprego nos outros países.

Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

Correta

“O mundo está ficando cada vez menor.”

A frase anterior expressa certo senso comum na atualidade, quando observamos que empresas europeias estão fabricando seus produtos na Ásia. A China enche o mercado estadunidense com seus produtos. O fascínio pelas mercadorias importadas, a flexibilização do processo de produção e a incorporação de novas tecnologias são indicativos da:

Resposta Selecionada:

Corretae.

Globalização dos mercados.

Respostas:

a.

Globalização política.

b.

Globalização das fronteiras.

c.

Globalização do consumo.

d.

Globalização social.

Corretae.

Globalização dos mercados.

Feedback da resposta:

O fenômeno descrito anteriormente indica o processo de globalização dos mercados, em que as empresas buscam melhores oportunidades para produzir mercadorias a baixo custo, o que tem contribuído para a crise industrial em países como os EUA e na Europa.

Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A violência urbana é grande em países em que funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Países com instituições frágeis e com profundas desigualdades econômicas e países ricos têm sido alvo do aumento da violência.

Analise as afirmativas a seguir:

I - Fenômeno disseminado em grandes cidades, a violência urbana é determinada por valores culturais, sociais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade.

II - A violência urbana não é uma preocupação exclusivamente brasileira, mas sim uma questão que preocupa tanto os países em desenvolvimento como os desenvolvidos.

III - O fenômeno da violência urbana está restrito aos grandes centros. Esse problema não é encontrado em pequenos centros urbanos, em todo o país, onde recentemente as manchetes dos jornais mostram diminuição no número de assaltos, homicídios e outros atos de violência, o que tem contribuído para a migração da população para essas áreas.

IV - A solução para o problema da violência urbana envolve não apenas a questão da segurança pública, mas também questões como melhoria do sistema de educação, moradia, oportunidades de emprego, entre outros fatores e requer uma grande mudança nas políticas públicas e na sociedade como um todo.

Resposta Selecionada:

Corretac.

I, II e IV estão corretas.

Respostas:

a.

I e III estão corretas.

b.

II, III e IV estão corretas.

Corretac.

I, II e IV estão corretas.

d.

III e IV estão corretas.

e.

II e IV estão corretas.

Feedback da resposta:

Com exceção da afirmativa III, as demais indicam razões da violência urbana, como fatores culturais e econômicos. A violência não é um fenômeno exclusivamente brasileiro, está presente na maioria dos países do mundo e tem crescido nas cidades pequenas, razão pela qual a afirmativa III é incorreta.

Pergunta 4

0,5 em 0,5 pontos

Correta

Leia o texto a seguir:

“Art. 1o: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com