TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Goodwill

Pesquisas Acadêmicas: Goodwill. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1. GOODWILL 1

1.1 CLASSIFICAÇÃO DO GOODWILL 1

1.2 FATORES QUE GERAM O GOODWILL: 2

1.3 ÁGIO E DESÁGIO 3

2. IMPAIRMENT TEST 4

2.1 QUANDO FAZER O TESTE DE IMPAIRMENT 4

2.2 COMO FAZER O TESTE 5

2.3 PERDAS ESTIMADAS POR VALOR NÃO RECUPERAVEL EM INVESTIMENTOS (ART. 183 DA LEI 6.404/1976, INCISO III) 6

3. BIBLIOGRAFIA 8

1. GOODWILL

O goodwill pode ser considerado como a diferença entre o valor atual dos fluxos de caixa futuros, gerados pelos ativos da empresa e o valor dos custos dos elementos que propiciariam tal fluxo, ou seja, é registrado como sendo a diferença entre o valor pago pela empresa (valor de mercado) e o seu valor contábil.

O valor de mercado é determinado com base na potencialidade dessa empresa em gerar benefícios futuros para quem a estiver adquirindo. Enquanto que o valor contábil é aquele obtido pela diferença entre a soma dos valores individuais dos elementos que constituem o ativo e o total dos seus passivos exigíveis, ou seja, o seu ativo líquido.

O ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) reconhecido em uma combinação de negócios é um ativo que representa benefícios econômicos futuros advindos de outros ativos adquiridos na combinação de negócios que não são identificados individualmente e não são reconhecidos separadamente. O ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) não gera fluxos de caixa independentemente de outros ativos ou grupos de ativos, e frequentemente contribui para os fluxos de caixa de múltiplas unidades geradoras de caixa. Às vezes, o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) não pode ser alocado em base não arbitrária a unidades geradoras de caixa individuais, mas apenas a grupos de unidades geradoras de caixa. Assim, o menor nível dentro da entidade, no qual o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) é monitorado para fins gerenciais internos, às vezes, inclui algumas unidades geradoras de caixa às quais o ágio se relaciona, mas às quais não pode ser alocado.

1.1 CLASSIFICAÇÃO DO GOODWILL

Goodwill Comercial: surge em função dos serviços de apoio, da qualidade do produto em relação ao preço e do reconhecimento da demanda em relação ao nome da empresa ou marca do produto decorrente da propaganda;

Goodwill Industrial: surge em função dos benefícios e oportunidades profissionais criados aos funcionários da empresa. Como exemplo, cita-se os planos de saúde, participação dos funcionários no lucro, ascensão hierárquica, etc.;

Goodwill Financeiro: Surgem em função da atitude de investidores, financiadores e credores. A manutenção da imagem favorável da empresa cria condições de captação de recursos e resultados favoráveis;

Goodwill Político: obtido em função das relações positivas com o Governo. Tem se, como exemplo, as empresas do setor de construção civil que mantêm fortes relações com o Governo a fim de manter as perspectivas de crescimento e até mesmo de continuidade.

Goodwill Comercial: criado em função exclusivamente da empresa como um todo, independente das pessoas proprietárias ou administradoras.

Goodwill Pessoal: decorrente de uma ou várias pessoas que integram a empresa, sendo proprietária (s) ou administradora (s).

Goodwill Profissional: desenvolvido por uma classe profissional que cria uma imagem que a distingue dentro da sociedade propiciando condições de alta remuneração, como no caso dos médicos, advogados e contadores em alguns países.

Goodwill Evanescente: característico de certos produtos que a moda cria e que, portanto, possuem curta duração.

Goodwill de Nome ou Marca Comercial: ocasionado pela imagem do nome da empresa que produz o produto ou da marca sob o qual é comercializado. Distingue-se do anterior dada a durabilidade. (COYNGTON, 1923 apud MARTINS, 2002, p. 50-51).

1.2 FATORES QUE GERAM O GOODWILL:

• Administração superior.

• Organização ou gerente de vendas proeminente.

• Fraqueza na administração do competidor.

• Propaganda eficaz.

• Processos secretos de fabricação.

• Boas relações com os empregados.

• Crédito proeminente como resultado de uma sólida reputação.

• Excelente treinamento para os empregados.

• Alta posição perante a comunidade, conseguida através de ações filantrópicas e participação em atividades cívicas por parte dos administradores da empresa.

• Desenvolvimento desfavorável nas operações do competidor.

• Associações favoráveis com outra empresa.

• Localização estratégica.

• Descoberta de talentos ou recursos.

• Condições favoráveis com relação aos impostos.

• Legislação favorável.

1.3 ÁGIO E DESÁGIO

Para fins de contabilização dos investimentos, em atendimento a legislação entende-se por ágio ou deságio a diferença para mais ou para menos, respectivamente, entre o custo do investimento e a equivalência patrimonial.

Custo da aquisição do investimento é o valor pago pela investidora pelas ações representativas do capital da investida. Equivalência Patrimonial corresponde ao valor do investimento calculado pelo MEP, na data de aquisição ou com até 60 dias de defasagem, com base no PL da investida.

Exemplo:

1-A empresa A adquiri, por R$ 100,00 70% das ações de B, cujo PL na data de aquisição era de R$ 80,00. O lançamento contábil da aquisição será o seguinte:

D- Investimento na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com