TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graduação em Defesa e Gestão estratégica Internacional Macroeconomia

Por:   •  8/10/2019  •  Resenha  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Instituto de Relações Internacionais e Defesa

Graduação em Defesa e Gestão estratégica Internacional

Macroeconomia

Prof. Bernardo Salgado Rodrigues

P. Milani

119025652

Dedo na Ferida

1h30min de aula sobre a economia política que resiste ao rentismo.

O padrão integral da financeirização da vida ignora territórios, nacionalidades, soberanias, singularidades e qualquer tipo de vínculo com a vida real. É essa a mensagem que o documentário “Dedo na ferida” de Silvio Tendler transparece. Através de entrevistas com políticos e economistas, intercalado ao retrato real do cotidiano dos que sofrem os esforços da especulação, vivenciamos a transição do capitalismo de fluxos de capitais e salários ao moderno modelo de maximização de dividendos, ou seja, lucro sem a consolidação do investimento físico sob a lógica da microeconomia heterodoxa do investimento e produção.  

O chamado hipercapitalismo, o capitalismo pós-guerra fria, é movido unicamente pelo dinheiro, cujos principais resultados são o desemprego em larga escala e uma economia que faz dos ricos cada vez mais ricos e dos pobres cada vez mais pobres. Por exemplo, segundo o documentário, de 2010 a 2015, a riqueza dos mais pobres diminuiu 38% e a fortuna dos mais ricos aumentou 45%. Ou seja, foi promovido o aumento da desigualdade social.

Até a década de 70, quando ainda se seguia o Acordo de Breton Woods, os fluxos (de capital) eram limitados, atendendo à demanda do pós-guerra, quando prevaleceu a percepção de que a crise dos anos 30 era decorrente da liberalidade. A especulação financeira foi regulada e vieram os 30 anos de capitalismo de desenvolvimento, com crescimento, industrialização e a formação de uma sociedade de classe média robusta nos Estados Unidos.

A partir dos anos 70, esse arranjo perde dinamismo e o que vem no lugar é a liberalização financeira. Ressurgem as recorrentes crises, crescimento menor com mais acumulação de capital e menos acumulação produtiva, concentração de renda e da riqueza e perda de autonomia dos governos. Os governos agora lutam contra massas enormes de capital que circulam livremente no globo

Isso faz-nos ter que extrapolar sob uma nova lógica, onde temos que esquecer os arranjos tradicionais do chão de fábrica, gerente, contracheque, sindicato, lei da oferta e procura. Na ordem financeira global, o que faz a roda girar são papéis. Pode-se mover imensos papéis e não se terá um par de sapatos a mais no país.

Na esfera atual, o domínio do poder econômico condiciona todas as outras formas de poder como subalternas a ele. Dez entre dez economistas citam o caso da Grécia como exemplar do poder de destruição do sistema financeiro “A Grécia não é dos gregos, é dos bancos”. Varoufakis, ministro das finanças, tentou renegociar a dívida da Grécia inutilmente. O capital financeiro tira das populações o direito de definir as rotas de seus países porque estas já estão definidas, a priori, pelas relações econômicas “A democracia não pode ser autorizada a mudar a política econômica” ouviu o ministro, ante a sua impertinência de tentar renegociar os termos do endividamento de seu país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com