TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo Euler Hermes no Brasil

Tese: Grupo Euler Hermes no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Tese  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 5

1. Denominação e forma de constituição:

O Grupo Euler Hermes no Brasil é formado por três empresas: Euler Hermes Seguros de Crédito a Exportação S.A.; Euler Hermes Seguros de Crédito S.A e Euler Hermes Serviços de Gestão de Riscos Ltda. A EH Credito a exportação é a Seguradora que cobre as exportações, a EH Credito é responsável pela cobertura dos créditos no mercado nacional e a EH Serviços é a empresa responsável pela analise e gerenciamento dos riscos, ou seja realiza e gerencia os processos de análise de credito. As empresas operam no Brasil conforme autorização da SUSEP e da Associação Comercial do Brasil

2. Dados e fatos relevantes da origem da organização.

Com nossa matriz em Paris, a operação mundial da Euler Hermes está organizada em 7 regiões, em mais de 50 países e 300 escritórios

A SFAC (Société Française d’Assurance-Crédit) foi fundada em 1927 por várias grandes seguradoras, inclusive a Assurances Générales (precursora da AGF) e a companhia Suíça de Resseguros (Swiss Re).

Desde 1992, o grupo vem seguindo uma estratégia de expansão internacional. Complementou suas atividades de gestão de crédito através da criação da SFF Factoring. A AGF tornou-se acionista majoritária do grupo em 1996 com 54,4% do capital acionário. No mesmo ano, a empresa holding mudou sua razão social para EULER. Em 1998, a ALLIANZ adquiriu o controle acionário da AGF. Em 1999, foi criada a EUROFACTOR pela fusão de subsidiárias da EULER e do Crédit Lyonnais.

Em abril de 2002, a EULER SA comprou a HERMES AG. O novo Grupo, Euler Hermes SA, detém, mais de 34% do mercado de seguro de crédito no mundo, congrega 40 milhões de empresas monitoradas dentro de seus bancos de dados conjugados nos mais de 50 países em que está presente e tem um quadro de 6.000 funcionários.

Com o propósito de dar suporte para seus clientes no contexto da globalização do comércio internacional, o grupo adquiriu companhias de seguro de crédito líderes na Europa e na América do Norte, e abriu novas unidades em países com elevado potencial, como os localizados na Ásia, América Central e América do Sul.

3. Natureza e ramo de atuação.

Trabalha com Seguros de Crédito.

4. Informações sobre o porte da empresa.

Mais de de 52 mil clientes: diversos portes e setores

Mais de 6 mil funcionários no mundo

Mais de €770 bilhões segurados em todo o mundo

Mais de 85 mil indenizações atendidas por ano

Mais de 20 mil solicitações de limite de crédito por dia

Nota de Risco AA- atribuída pela Standard & Poor's (maio 2013)

Faturamento consolidado em 2012: $2,397 milhões de euros

Lucro líquido em 2012: $ 300,2 milhões de euros

Empresa do Grupo Allianz, líder mundial em serviços financeiros integrados

5. Principais equipamentos

Não há.

6. Composição da força de trabalho, incluindo quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, por níveis de chefias ou gerências, por regime jurídico de vínculo.

Mais de 6 mil funcinários no mundo todo com aproximadamente 60 nacionalidades diversas. 28% dos cargos de gerência são ocupados por mulheres. Os profissionais ficam em média 12 anos na empresa sendo que alguns já passaram dos 40 anos de dedicação. Integridade é um componente essencial na Euler Hermes por isso foi defido um código de ética para assegurar que todos os funcionários atuem de acordo com os mesmos padrões de conduta elevados.

7. Principais produtos.

Seguro de Crédito e Serviços de análise e monitoramento de risco.

8. Denominação dos principais tipos de fornecedores, prinicipais insumos, matérias primas e serviços por ele oferecidos.

Não aplicavel já que a Euler é uma prestadora de serviços.

9. Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes alvos.

Focada nos Seguros de Crédito Doméstico e à Exportação a Euler Hermes foca seus esforços principalmente na regiões Sul e Sudeste do Brasil e em várias áreas chave pelo mundo.

10. O segmento de mercado do grupo no âmbito internacional.

A Euler possui como carro chefe o produto Seguro de Crédito Doméstico e à Exportação e a nível mundial trabalha também com o TCU – Cobertura Transacional e o XOL – Excesso de Perdas.

11. O segmento de mercado do grupo no âmbito nacional: como surgiu o negócio no Brasil e como vem sendo a sua evolução até os dias atuais:

O seguro no Brasil desenvolveu-se com a vinda da Família Real Portuguesa e a abertura dos portos, em 1808, que intensificaram a navegação. A primeira empresa seguradora do país, a Companhia de Seguros Boa-Fé, surgiu no mesmo ano, com objetivo operar no seguro marítimo.

Neste período, a atividade seguradora era regulada pelas leis portuguesas. Somente em 1850, com a promulgação do "Código Comercial Brasileiro"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com