TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia de Macroeconomia

Relatório de pesquisa: Guia de Macroeconomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Primeira Lista de Exercícios para Fixação:

Medidas de Atividade Econômica

Manual de Macroeconomia – Equipe dos Professores da USP – Quinta Edição

Questões

1- Mostre como opera o fluxo circular de renda.

O fluxo circular de renda, já apresentado nos capítulos anteriores, mostra o fluxo contínuo de bens (mercadorias e serviços) e fatores de produção, entre empresas (unidades produtivas) e famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos de propriedade sobre as firmas) tendo em contrapartida um fluxo de pagamentos a bens (preço pago pelas mercadorias e serviços) e a fatores de produção (salários alugueis, etc...) entre estas mesmas unidades.

2- Sobre o setor de formação de capital, na Contabilidade Social:

a) Defina poupança agregada e investimento agregado

Poupança agregada é a parte da renda nacional que não é consumida no período, enquanto investimento agregado é o gasto com bens que foram produzidos mas não foram consumidos no período, e que aumentam a capacidade produtiva da economia nos períodos seguintes. Supondo uma economia a dois setores, o produtonacional (PN) é composto pela produção de bens de consumo (C) e de bens de capital (I).

PN = C + I

Por outro lado, a Renda Nacional (RN) ou é consumida (C) ou é poupada (S), isto é

RN = C + SComo PN = RN, segue que I = S.

b) Quais são os componentes do investimento agregado? A compra de ações constitui-se em investimento, no sentido macroeconômico?

Os componentes do investimento agregado são o Investimento em bens de capital e a variação de estoque. A compra de ações e quaisquer operações no mercado secundário de títulos não representam um investimento, mas apenas uma transferência de direitos de propriedade do capital já existente.

c) Defina depreciação de ativos fixos, investimento bruto e investimento líquido.

3- Defina produto nacional a preços de mercado, e renda nacional a custo de fatores.

O produto nacional a preços de mercado é o produto nacional avaliado aos preços praticados no mercado (preço final pago na venda). Enquanto o conceito a custo de fatores leva em consideração o que a empresa paga pelos fatores de produção, salários, juros, lucros e aluguéis, de modo que a renda nacional a custo de fatores é a soma de rendimentos pagos aos fatores de produção no período, levando em consideração apenas o que foi pago pelas empresas (desconsiderando impostos indiretos e subsídios)

4- Defina renda líquida enviada ao exterior, produto nacional bruto (PNB) e produto interno bruto (PIB)

Renda líquida ao exterior é a diferença entre a renda enviada ao exterior (que são recursos que os residentes em outros países que estão no país enviam para seus países de origem, como empresas estrangeiras que tem filiais no Brasil e remetem recursos para o exterior) e a renda recebida do exterior (que são os recursos enviados por residentes no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com