TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia: A Batalha das idéias

Por:   •  2/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

A Batalha das idéias – parte 3

Cap.10: India's Way

• Na India, após a independência da Coroa britânica, o primeiro ministro Pandith Neru quis combinar planejamento central, como dos soviéticos, com a democracia parlamentar britânica. Mahalanobis foi um estatístico que formulou um modelo matemático para a economia indiana. Qual a tendência de outras economias em desenvolvimento a respeito do planejamento?

A tendência de outras economias em desenvolvimento foi aumentar o controle estatal sobre a economia. Esses países olhavam para a Índia como se fosse a “Meca da economia”, e buscaram, por meio da alocação das indústrias pesadas e crescimento industrial ao setor público e não o privado, as suas respectivas modernizações.

Cap. 11: Chicago against the tide (cont.)

Os keynesianos de Washington descreviam a economia não como força da natureza, mas como máquina sofisticada que precisava de ajustes feitos por tenocratas como eles. Qual a influencia de Keynes no governo Kennedy (1961-1963) e os chamados “Thirty glorious years”?

Keynes, mesmo após 19 anos de sua morte, era extremamente influente no governo de JFK, como explicitado no discurso do Presidente em Yale dando a ideia de que seguiria as linhas do pensamento keynesiano. Com a administração prática de uma economia moderna, o modelo keynesiano aparentava resultar numa prosperidade inimaginável aos cidadãos americanos, e também japoneses e europeus, no que foi depois nominado de “Thirty glorious years”.

Cap.12.: The Specter of Stagflation

• Por que Friedman afirmou que a estagflação era o fim do ‘naive keynesiansm”?

Friedman afirma isso, pois no modelo de Keynes a estagnação econômica com alto nível de desemprego e a inflação com crescimento rápido dos preços era algo impossível.

• Qual a politica de Richard Nixon em relação aos preços durante seu governo 1969- 1974?

O presidente começou a gastar para tentar se livrar dos problemas. Ele falou “agora eu sou um keynesiano”. Após isso, ele optou por controle de preços e salários. Economia não ia bem. Ao invés de controlar inflação, estava gerando escassez.

Cap.13: A Mixed Economy Flounders

• Na Inglaterra nos anos 80, que papel desempenhou o Institute of Economic Affairs e o político Keith Joseph? Ele admitiu que os economistas estavam errados e por isso a economia britânica ia tão mal. Seguindo as ideias de Hayek, Joseph começou a pregar as virtudes dos livres-mercados. Atacou a economia mista, defendendo o capitalismo. Tentou converter o país a sua maneira de pensar. Pregava nas universidades, onde acreditava estar tomada pelos ideias socialistas.

• O que significou o Premio Nobel de economia em Stockholm, 1974? Um ponto de virada no mundo. As ideias de Keynes começavam a perder influência. O mundo começava a optar pelo livre-mercado.

Cap.14: Deregulation Takes Off • Como as empresas de aviação se tornaram exemplo de desregulamentação na América nos anos 70?

• Kahn queria ser o homem que ia acabar com as regulações nas empresas aéreas, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com