TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História de Evan Pedras Marmoraria

Pesquisas Acadêmicas: História de Evan Pedras Marmoraria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

2. A Empresa:

A Marmoraria Evan Pedras foi fundada oficialmente em Maio de 1989, após várias tentativas frustrada dos proprietários Eudes e Vanildo Belarmino (Sobrinho e Tio) nordestinos, natural do Estado da Paraíba que como muitos vieram até a grande metrópole em busca de uma alternativa próspera e crescimento.

No início da empreitada a única coisa que eles tinham era o conhecimento do produto e um pequeno terreno localizado na Zona Leste Paulista, mais precisamente em São Miguel e um pequeno capital em dinheiro obtido após a herança deixada pelo pai de Vanildo após a sua morte.

Mas, a falta de instrução (pois, ambos não aviam completado o ensino fundamental), a péssima localização e o total desconhecimento de seu público alvo levaram esse até então projeto ás ruínas. Até que em meados de 1990 eles desistiram completamente da idéia. A partir de então eles começaram a bater de porta em porta para vender o estoque restante e obterem algum lucro. Eles não tiveram muito sucesso, mas, reparam que tinham que recorrer á pessoas que estavam reformando ou construindo as suas casas, ou seja, eles tinham que se centrar e escolher o seu cliente.

Continuaram por messes a fazer esse trabalho pelas ruas, mas, iam a regiões mais acessíveis e com pessoas financeiramente melhores para dispor de dinheiro e comprar o seu produto. E foi assim que eles venderam todo o seu estoque, mas, logo em seguida, providenciaram mais de seus fornecedores, mas, agora estavam voltados para um público mais específico.

Em 1994 eles conheceram o engenheiro que tinham um plano muito ambicioso para época, pegar grandes terrenos e transformar em pequenas e numerosas casas. Na época isso não atraiu muito por conta da dimensão das casas. Mas, com a ajuda dos Belarminos ele incrementou esses espaços residenciais com peças de mármore como pias, pisos e escadas o que se tornou algo muito atrativo para recém casados e famílias com um filho.

Além disso, houve uma instabilidade econômico-monetária no país com a implantação do Plano Real, onde ocorreu a melhora da renda sem precedentes para as classes mais baixas, ou seja, com a inflação estabilizada e o fim do regressivo imposto fracionário, as pessoas tinham mais o poder de compra o que deu uma alternativa aos pequenos centros afastados da região central da cidade. No caso, eles viram a região de São Miguel Paulista (aonde se localizava a empresa) crescer e as pessoas com maior acessibilidade financeira de decorar ás suas residências.

Nos começo do ano 2.000 eles deram um outro passo muito importante com ajuda do seu principal sócio, eles conseguiram ampliar e entra no negócio de importação. Eles vendiam para países fronteiriços como Uruguai e Argentina. Após quatro anos eles começaram a enviar pequenos pedidos para países europeus como Inglaterra e França.

Hoje, mesmo após bolha imobiliária de 2008, eles importam para alguns países europeus, mas, boa parte do lucro da Evan Pedras está na venda para grandes construtoras de apartamentos e condomínios residências (também conhecidas em São Paulo como casas geminadas), principalmente na Zona Leste e Sul Paulista.

Mas, como eles passaram muitos anos com intermediários, ou seja, fornecedores de material e mão de obra, o atendimento direto ao público é muito precário e em todos esses anos eles não buscaram a conhecer mais do consumidor e com isso acabam perdendo fregueses para concorrência, por conta do ambiente primário e da falta de estrutura. Mas, o ponto positivo é que eles têm tradição, conhecimento do produto e condições favoráveis para crescer no mercado interno. E é sobre isso que estudamos e iremos informar nas próximas páginas, a abertura desse mercado para pessoas físicas e como atrair a atenção delas, desde propagandas à organização de espaço até mesmo pesquisas sobre em relação produto para fazê-lo mais acessível e atrativo.

3. Princípios Básicos

Nesse capítulo vamos detalhar e esquematizar os princípios e teorias que vamos utilizar para análise da empresa. Com foco em Marketing e Atendimento ao Cliente estudaremos os princípios básicos e aplicaremos para enxergarmos o que a empresa está fazendo de errado e propor soluções e para chegar ao objetivo de atrair mais clientes de uma determinada região visando as suas necessidades e desejos com o que eles têm a dispor financeiramente.

3.1. Marketing

A designação mais simples do Marketing diz que é a Ciência do Estudo do Consumidor, o que leva muita gente a pensar que Marketing é uma propaganda, uma venda ou uma publicidade. Esses três elementos fazem parte do estudo, mas, a teoria é muito mais profunda e complexa do que muitos pensam.

O Marketing é toda atividade dirigida para a satisfação das necessidades e desejos do consumidor tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços, esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica ou psicológica. Conhecendo essas necessidades e motivações para o consumo, as empresas procuram produzir com a finalidade de atender ao público alvo o que hoje chamamos de Marketing Segmentado, ou seja, procura atender ou estudar um determinado grupo.

Assim podemos iniciar o objeto de pesquisa analisando as seguintes ações:

- Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público;

- Escolha do preço;

- Distribuição eficiente e ágil (Contamos com o Estudo da Logística)

- Comunicação com o público;

3.2. Comunicação

Vem do latim “communicare” que significa partilhar, participar ou tornar comum. A comunicação está presente desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com