TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bruxaria, Oráculos E Magia Entre Os Azande. EVANS-PRITCHARD, E. E

Artigos Científicos: Bruxaria, Oráculos E Magia Entre Os Azande. EVANS-PRITCHARD, E. E. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 2

Evans-Pritchard, antropólogo britânico considerado um dos maiores do século XX, nasceu em 21 de Setembro de 1902. Sua participação foi fundamental para o desenvolvimento da antropologia social daquele país. Evans lecionou antropologia social em Oxford no período de 1946 à 1970. Dirigiu seis expedições ao Sudão anglo egípcio, principalmente entre os Nuer e os Azande. Morreu em 11 de Setembro de 1973.

O antropólogo Evans-Pritchard elaborou uma pesquisa de campo realizada na África Central na década de 1920, a respeito da cultura do povo Azande, onde seu principal interesse era aprofundar nas práticas divinatórias e de bruxaria praticadas pelo povo zande.

Na África, especialmente do Sudão anglo-egípcio Mangu, que significa bruxaria é umas das palavras mais temidas entre o povo zande, eles acreditam que algumas pessoas são bruxas e podem lhe fazer mal, por quaisquer motivos, os azande distinguem claramente bruxos de feiticeiros, pois têm significados diferentes, na bruxaria os povos zandes creem que é uma substância presente no corpo do bruxo, diz que contem cor avermelhada com semente de abobora, gergelim qualquer outra planta que tenha sido roubada por algum bruxo. Já a feitiçaria é conhecida com uma manipulação de objetos com finalidade causal, que faz o individuo adoecer e morrer num espaço de tempo curto.

Acredita-se que a bruxaria é hereditária, quando a alma de um bruxo homem é considerada mais forte nascera uma menino, quando a alma da mulher é mais forte nascera uma menina, assim a transmissão biológica de bruxaria de um genitor e passada para todos os filhos do mesmo sexo, dizem que a bruxaria cresce conforme a idade, por esse motivo tem-se mais medo dos mais velhos, pois sua bruxaria é mais potente, quase nunca as crianças são acusadas de assassinatos, nem mulheres e moças e rapazes, sempre são atacados por pessoas do mesmo sexo, um bruxo pode se vingar de um outro bruxo ,mas nunca de sua mulher.

Para Evans-Pritchard a bruxaria entre o povo zande, seria uma forma de explicar os infortúnios que acontecem ,os zandes acreditam que quando uma pessoa adoece ,é porque alguém o está embruxando, mesmo tendo uma explicação natural os zandes apelam para lado da bruxaria, e para descobrir que o está embruxando é consultado o oraculo de veneno onde muitas vezes a morte é vingada, a punição para quem assassina e a execução.

Os infortúnios para o povo zande se dá a bruxaria, todos os acontecimentos naturais, casuais acredita-se que tem a ver com bruxaria, para eles se a sua plantação não foi boa naquele mês, se alguém adoeceu, se foi cometido adultério na tribo, equivale a dizer que a bruxaria participa de todos os infortúnios, e é por meio da dela que esse indesejáveis infortúnios são explicados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com