TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do dinheiro

Resenha: História do dinheiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Resenha  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  149 Visualizações

A história da moeda está intimamente ligada à história do dinheiro e das trocas comerciais.

A primeira manifestação de comércio foi o escambo, que resume-se na troca direta de mercadorias sem equivalência de valor. Porém, com o passar do tempo, alguns produtos valorizaram-se mais do que outros, gerando a necessidade de algo para representar valor.

A partir de tal necessidade, foi criada a moeda, primeiramente, representada pelos metais preciosos e alguns alimentos de grande demanda, como o sal.

Após agregar valor aos metais e a alguns alimentos, surge outra necessidade, guarda adequadamente e de forma segura suas moedas, devido a precariedade na segurança.

Por possuírem locais mais apropriados e seguros, os comerciantes passaram a dar recibos à pessoas que confiassem suas moedas a ele, surgindo uma nova operação comercial, o comércio de dinheiro.

Foi nessa época que o comércio chegava ao seu auge, e as guerras de conquista encarregavam-se do intercâmbio entre vários países.

Porém, para qualquer atividade comercial em outro país era necessário o uso da moeda local, despertando em alguns a conveniência em conhecer e possuir diversas moedas. Desta forma, começaram a se dedicar exclusivamente ao câmbio de dinheiro.

Devido a segurança e a diversidade de moedas, os cambistas, como essas pessoas eram chamadas, passaram a acumular grandes quantias, originando os empréstimos de dinheiro.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com