TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinheiro Conservação E Segurança

Artigos Científicos: Dinheiro Conservação E Segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 2

O estado de conservação deve ser um conceito que seja aceito por todos aqueles que colecionam moedas e cédulas. Deve ser um conceito objetivo que possa ser usado por qualquer um e entendido por igual dentro do universo do colecionismo numismático (também teremos muita discordância quanto à classificação, como se pode observar na prática).

Lembremo-nos que em outros países, outra nomenclatura pode ser utilizada e mesmo acrescida de outras classes para o estado de conservação.

A classificação do estado de conservação das moedas segue os seguintes tipos no Brasil:

F.C. ou F.D.C. "Flor de Cunho": É a moeda tal qual saiu da cunhagem, sem quaisquer marcas de uso ou manuseio, sem riscos no campo, sem batidas; enfim totalmente sem marcas (um exemplo simples é o de moedas que saem da Casa da Moeda em estojos de acrílico e não tem, portanto nenhum sinal estranho em sua superfície, nenhum arranhão, mesmo que o mais leve possível).

SOB. "Soberba": É a moeda nova, mas tem um ou outro risco leve, mas que não esteve em circulação, não traz sinais de uso, apenas de manuseio descuidado (por exemplo as moedas brasileiras dos padrões cruzeiro e cruzado em aço que saem da Casa da Moeda em sacos e riscam - se umas nas outras, antes mesmo de entrar em circulação, apenas com o transporte).

M.B.C. "Muito Bem Conservada": É aquela moeda que mantém aparentes os desenhos e legendas, mas traz sinais de serem gastas nas partes mais altas do relevo devido o uso em circulação (como exemplo, os cabelos ou barba da efígie apresentando-se gastos sem os riscos do penteado e dos fios, a exemplo do Imperador Pedro II; ou traz batidas, especialmente na borda e serrilha).

B.C. "Bem Conservada"- Moeda muito usada mas na qual ainda podem ser lidas suas legendas e principalmente a data, ou seja ainda permitem a identificação da moeda.

Regular - Somente as moedas de metais nobres serão consideradas, pois ainda mantém seu valor intrínseco denotando sua utilidade como moeda, porém os estados anteriores são os desejados para a coleçãoOutros estados classificáveis as quais não devem ser incluídas em coleções são:

G. - Gasta;

F. - Furada;

F.T. - Furo Tapado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com