TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico da Empresa Cacau Show

Relatório de pesquisa: Histórico da Empresa Cacau Show. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 9

1. Histórico da Empresa

A empresa escolhida foi a Cacau Show, desbravadora de um nicho de mercado com crescente potencial de demanda, a empresa apresenta um posicionamento estratégico e diferenciado no seu segmento; proporcionando inclusive a marca elevada potencial competitiva.

Se tratando de uma rede de mais de 1000 lojas, escolhemos como referência a franqueada da Rua Gentil de Moura. A localização da mesma é de fato estratégica, sendo uma região com muitos pólos comerciais, instituições de ensino particular, estação de metrô e muito movimento do público alvo da empresa, a classe B.

O presidente da empresa Cacau Show iniciou a conquista aos 17 anos da maior rede de franquias de chocolate do mundo, estudou e trabalham junto com seus principais gestores os diferenciais do negócio a partir de diagnósticos do mercado, o sistema de franchising, a área industrial, estratégias de varejo de serviços de alimentação e a política de gestão de pessoas. Estratégia definida para crescimento sustentado e defesa da concorrência, respeitando os princípios fundamentais da empresa.

E pelo sucesso que se fez nestes anos, as conquistas e objetivos da empresa tiveram o interesse em sugerir um plano de marketing e algumas idéias de alavancar vendas para a empresa.

• 1988 - Na cozinha de 12 m2 da casa dela, Alexandre e Dona Cleusa trabalharam por 18 horas diárias, durante três dias, para dar conta do pedido. No final, o lucro obtido foi de US$ 500. Ao perceber que o mercado de chocolates artesanais era pouco explorado, o empreendedor utilizou o dinheiro para abrir oficialmente a empresa.

• 1994 - Da cozinha de 12 m2, a sede da Cacau Show foi para uma sala do mesmo tamanho na empresa dos pais do empresário. Eles criaram um catálogo de vendas para encomendas. Funcionários foram contratados e Costa fez seu primeiro curso de chocolates na Bélgica.

02

• 1998 – Inicia a venda de porta - a – porta. Primeira década de muitas conquistas da empresa. Do espaço de 12m², a Cacau Show já ocupa os quatro andares do prédio na Casa Verde para aumentar a fábrica. Conta também com muitos clientes pelo País, o que demanda uma produção de cerca de 35 toneladas de chocolates por mês.

• 2000 - Na Páscoa, um dos distribuidores da marca fez uma grande encomenda e ficou sem espaço, em seu apartamento, para armazenar os produtos. Com isso, surgiu a necessidade de alugar uma sala, onde ele passou a vender os chocolates no balcão. Nasce então, em Piracicaba, interior paulista, a primeira loja a instalar na fachada um letreiro com a marca Cacau Show.

• 2001 - Cacau Show adquire a primeira máquina para fabricar o próprio chocolate. Abre a primeira loja especializada e padronizada da Cacau Show, no Shopping de Suzano (SP).

• 2002 – Já são 18 pontos de venda padronizados com a marca Cacau Show,

• 2004 - Agora são 230 lojas, o que faz da “Cacau Show” a maior rede de lojas chocolates finos do Brasil, que agora passa a atuar no sistema de franchising,

• 2008 – A “Cacau Show” ultrapassa a norte-americana Rocky Mountain e se torna a maior rede de chocolates finos do mundo,

• 2010 – Cacau Show alcança a tão sonhada de 1000 lojas em todo o país.

1.1. Identificação da Empresa

A Indústria Brasileira de Alimentos e Chocolates Ltda. (I.B.A.C), com nome fantasia Cacau Show, fundada em 1988 por Alexandre Tadeu da Costa, empresa totalmente nacional, do ramo alimentício, está com sede localizada em Itapevi no estado de São Paulo, Estrada Velha De Itu, 437 – Centro; com seus 25 anos de história em 2013.

03

A fábrica conta com 17.000 metros quadrados, com uma média de 430 colaboradores e consta que seu faturamento anual é de 100 milhões de reais. Por ano, a fábrica produz 7000 toneladas de chocolate produzido a partir da mistura de cacau brasileiro e indonésio (a empresa é a 5° maior compradora de cacau do país).

A empresa está presente em quase todos os estados brasileiros e conta com mais de 1000 unidades franqueadas e distribuída em 350 municípios.

1.2. Fundamentos da empresa

Filosofia:

"A Cacau Show não é apenas uma empresa que faz chocolates.

É uma empresa com pessoas apaixonadas pelo que fazem.

E todos os dias, trabalháramos, para que você perceba isso".

Missão:

"Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência única e excelente em produtos e serviços. Sendo referencia em gestão do negócio de chocolate".

Visão:

"Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo. Oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade sócio ambiental."

Valores:

"Ética, respeito e honestidade; Compromisso como crescimento e resultados; Prática da Inovação; Incentivo e Reconhecimento ao Desenvolvimento Individual; cuidado consigo mesmo, com o outro e com os detalhes;"

04

2. O portfólio (produtos ou serviços)

A Cacau show é reconhecida pela sua variedade de produtos. Ou seja, variedade de chocolates. Encontramos em linha:

• 74 tipos de chocolate ao leite,

• 36 maciços,

• 33 recheados,

• 17 com sabor de bebida,

• 14 produtos de chocolate branco,

• 9 tipos amargos,

• 7 tipos de biscoito,

• 7 tipos “zero”,

• 5 crocantes e 4 de marshmellow.

A linha de produto da Cacau show tem tabletes recheados, bombons finos, pastilhas de chocolate com menta entre outros. Possui também a linha diet. como bombons e trufas.

Há uma linha chamada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com