TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA CACAU SHOW

Pesquisas Acadêmicas: DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA CACAU SHOW. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  8.453 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho irá falar sobre o Desenvolvimento Organizacional e apresentará um estudo de caso sobre a Empresa Cacau Show.

1.1 TEMA

Desenvolvimento Organizacional no ramo alimentício de chocolate.

1.1.1 Delimitação do tema

O desenvolvimento organizacional na empresa de chocolates Cacau Show.

1.2 PROBLEMA

Como é aplicado o Desenvolvimento Organizacional na empresa Cacau Show?

1.3 JUSTIFICATIVA

A Cacau Show é uma empresa que vem se destacando consideravelmente no mercado brasileiro. Um fato de influência quanto à escolha da empresa, foram às características pessoais do seu fundador, Alexandre Tadeu Costa.

Conforme a revista Veja (setembro de 2008), a Cacau Show é a maior franquia de chocolates do Brasil. Além disso, a forma empreendedora de atuar do “Rei do chocolate”, conforme cita a revista Veja, chama a atenção de jovens estudantes do curso de Administração de Empresas. Alexandre começou seu empreendimento aos 17 anos e hoje conta com centenas de franquias espalhadas por 21 Estados do Brasil.

Um dos pontos que chama a atenção neste início de pesquisa é a forma como a Cacau Show é vista por seus colaboradores. Conforme a matéria publicada pela revista Veja, a autoconfiança é extrema, e eles vêem seu negócio como o melhor do mundo. Encontram-se na empresa a aplicação das práticas do Desenvolvimento Organizacional que mostram que ela deve se adaptar as pessoas que fazem parte dela, às mudanças constantes, isso a partir de levantamento de dados, diagnóstico e ação de intervenção. Pode-se observar que a empresa já superou crises aplicando as técnicas do Desenvolvimento Organizacional, “‘descongelando-se, aplicando a mudança e recongelando-se”.

Esta pesquisa mostra a sociedade a importância da perseverança e do trabalho árduo e que tudo pode ser alcançado com esforço. Já para o meio acadêmico serve de base para cases, análise de mercado e possibilidades, estudos estratégicos, etc.

De acordo com dados do Serasa (2011) a quantidade de empresas que fecham no Brasil anualmente é altíssima, e isso ocorre por falta de planejamento e pesquisa de campo. Dai a importância de projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos voltados para o histórico de empresas que superaram as dificuldades e são referências no mercado.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

Identificar como é o desenvolvimento organizacional da Cacau Show.

1.4.2 Objetivos Específicos

* Realizar pesquisa bibliográfica e documental a fim de identificar o conceito e os aspectos gerais do desenvolvimento organizacional.

* Identificar os aspectos da cultura organizacional da empresa.

* Apresentar sua estrutura e tecnologia.

* Analisar os dados primários a partir da fundamentação teórica apresentada.

1.5 HIPÓTESE

Trabalha-se com hipótese de que a cacau show aplica os três pilares do desenvolvimento organizacional, sendo eles: estrutura, tecnologia e cultura organizacional, de uma forma satisfatória para a empresa.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Com base nas pesquisas realizadas pode-se perceber que a empresa Cacau Show aplica o desenvolvimento organizacional, podendo assim melhorar seu ambiente interno e tendo mais facilidade de aceitar as mudanças propostas pelo ambiente externo que pode trazer para a empresa benefícios ou desafios.

Com o desenvolvimento organizacional, a empresa transmite aos seus funcionários uma segurança, e conseqüentemente indica onde a empresa pretende chegar, com isso os funcionários conseguem ter uma visão mais abrangente não só do setor onde atuam como também dos outros setores que influenciam no seu, pois os pilares do desenvolvimento organizacional conforme Ferreira; Reis; Pereira (2011, p.69) “é composto por sua cultura organizacional “comportamento”, estrutura e tecnologia”. E se houver qualquer mudança em algum desses pilares, acarretará uma mudança nos demais, e como essa mudança será vista pelos empregados é um fator a ser considerado pela organização e existir uma boa comunicação entre o empregador e empregado.

O Desenvolvimento Organizacional foi inicialmente reconhecido como uma estratégia ou programa de ação, voltado para gerenciar o processo de mudança organizacional. Propondo um modelo de administração adequado aos novos desafios ambientais e às demandas internas dos membros da organização. (FERREIRA; REIS; PEREIRA. 2011 p.67).

Assim a empresa conseguirá ter uma boa imagem perante a sociedade e principalmente confiança e fidelidade de seus consumidores, pois as lojas oferecem um ambiente agradável e o seu layout chama a atenção das pessoas que por ela passam.

Com esta pesquisa pode-se ter mais uma comprovação que tendo um bom desenvolvimento organizacional a empresa vai manter-se no mercado com mais facilidade e também terá um diferencial competitivo.

2.2 ESTUDO DE CASO

2.2.1 Histórico da Empresa Cacau Show

A história da Cacau Show teve início no ano de 1988, quando, aos 17 anos, Alexandre Tadeu da Costa, presidente da empresa, decidiu revender chocolates de uma indústria. Na época, o desafio deste jovem empreendedor foi honrar com uma encomenda de dois mil ovos de chocolates de 50 gramas. Arcar com este compromisso foi o primeiro desafio de Costa, pois produzir ovos com tal peso não era possível.

A partir desta impossibilidade inicial, ele resolveu produzir os chocolates encomendados por conta própria. Então, comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro; após três longos dias de trabalho, o pedido foi entregue. O lucro conquistado foi o capital inicial para que o jovem criasse a Cacau Show. A primeira loja da empresa nasceu no final de 2001 e, a partir daí, o negócio prosperou rapidamente. O sucesso da marca foi tanto que, em 2008, a Cacau Show se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. Atualmente, a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com