TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hotel Best Western Osasco

Tese: Hotel Best Western Osasco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Tese  •  1.964 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

O Hotel Best Western Osasco e o único hotel de negócio, entretenimento e um complexo comercial na cidade de Osasco. Com opções de apartamentos bem espaçosos e decorados, podendo escolher sendo hipo – alérgico, não fumante e fumantes. Além de um centro de eventos e convenções com quatros salas projetadas para a realizações de reuniões corporativas, treinamentos de equipes, palestras, workshops, confraternizações, aniversario e casamentos. Possui também quinze lojas no piso térreo, duas portarias sendo uma para a entrada nos apartamentos e a segunda para os mais de noventas salas comerciais além de duzentas vagas no estacionamentos coberto.

No Best Western Osasco a Franciele cuida de três áreas, como a Hospedagem, A&B e Financeira.

Hospedagem

A hospedagem é considerada a atividade central básica num hotel. Cabe ao pessoal do hotel exercer a plena hospitalidade e criar uma atitude que permita satisfazer hóspede e garantir a sua fidelização.

Um dos departamentos diretamente ligados à hospedagem e a Recepção e a sua atuação irá determinar diretamente a realização das metas de lucratividade e de prestação de serviços aos hóspedes.

A recepção gera uma grande quantidade de informações que são essenciais para a tomada de decisão da gerência, como a previsão de demanda de apartamentos, a acomodação dos hóspedes e a coleta dos pagamentos além de classificar e apresentar os dados que estão em suas mãos ao gerente geral, para auxiliar na tomada de decisões. O trabalho eficiente do pessoal da recepção é fundamental para o bom desempenho do papel do gerente geral.

O gerente geral do hotel precisa saber o que deve ser esperado de uma recepção bem administrada, por isso, deve se inteirar das funções que são realizadas nesse setor.

Cabe à Recepção do hotel o desempenho de uma série de tarefas relacionadas à entrada dos hóspedes, sua permanência e sua saída. A seguir, uma relação das principais funções exercidas pelo pessoal da recepção. Monitorar os esforços da recepção para garantir que os hóspedes, especialmente aqueles que têm reclamação legitimas, sejam tratados com cortesia e empatia; hospedado no hotel, e certificar-se que sejam obedecidas

Acima de tudo, o gerente geral deve cuidar para ter uma equipe de recepção talentosa, que possa maximizar a receita, oferecer bons serviços aos hóspedes e registrar dados necessários para operações bem sucedidas.

Alimentos e Bebidas

Este é o segundo setor mais importante de geração de renda do hotel.

No contexto da receita global, o setor de alimentos e bebidas tem uma grande importância, por representar, no mínimo, 25% da receita total do hotel e contribuir para atrair eventos que, por sua vez, acabam carreando hóspedes para o hotel.

É um setor de atividades complexas e envolve custos relativamente altos, se comparados à hospedagem, mas não deixa de ter o seu "glamour" quando bem trabalhado. Gerenciar o departamento de Alimentos e Bebidas (A&B) de um hotel é mais complexo do que gerenciar um simples restaurante.

É um setor que foge às características da hospedagem propriamente dita, por se constituir de uma prestação de serviços no atendimento do Restaurante e também num setor de transformação de matéria-prima na cozinha.

Muitas vezes, é considerada uma área crítica da gestão hoteleira. Por isso, muitos hotéis acabam terceirizando esse setor, o que pode comprometer a imagem do hotel.

Para atração de eventos para o hotel, esse setor é especialmente importante, pois os organizadores de eventos dão grande valor à qualidade dos serviços de A&B oferecidos quando escolhem um hotel para sediar um evento. Além de atender aos hóspedes, os restaurantes atendem também às pessoas da comunidade, o que aumenta a receita do setor.

O gerente geral, juntamente com o gerente de A&B, deve dar toda atenção à administração a esse setor, pois, se for mal administrado, pode drenar significativamente os recursos financeiros do hotel.

Gestão de A&B

Os princípios básicos de planejamento, a gestão de recursos financeiros, o controle de custos, a aplicação de medidas sanitárias, o preparo dos alimentos, entre outros fatores, são os mesmos nos serviços de alimentação de hotéis e em restaurantes não-ligados a hotéis.

As diferenças entre os serviços de alimentação de um hotel e os de um restaurante estão relacionadas com o fato de que essa não é a principal atividade de uma empresa hoteleira.

É importante que os alimentos que constam do menu do serviço de quarto possam ser transportados sem perder a qualidade. A questão da qualidade com que os alimento chegam ao quarto é muito importante, por isso, deve sei solicitado um feedback aos hóspedes, por meio do preenchimento de formulários. O gerente de A&B deve analisar as opiniões dos hóspedes e o gerente geral deve examina pessoalmente os formulários. Se houver problema, cabe ad gerente geral analisar a situação e buscar uma solução em conjunto com os funcionários envolvidos.

O gerente geral deve estar sempre atento para verificar se os problemas operacionais ligados ao serviço de quarto estão sendo satisfatoriamente solucionados. O ordertaker, ou seja, a pessoa que recebe os pedidos dos hóspedes deve ser muito bem treinada. A comunicação entre todas as pessoas que fazem parte desse serviço deve ser perfeita, para evito erros no atendimento dos pedidos.

Os eventos com banquete são mais lucrativos que as operações de um restaurante de hotel. Neles, pode ser oferecido um menu especial, com margem de lucro maior. Além disso, sabe-se com antecedência a quantidade de refeições que deve ser servida, o que facilita o dimensionamento da mão-de-obra e da quantidade de alimentos, diminuindo os desperdícios.

Gestão Financeira

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, envolvendo o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa, visando a maximizar os resultados econômicos - financeiros decorrentes de suas atividades operacionais.

O gerente geral é basicamente responsável pelo desempenho financeiro do hotel onde trabalha. Para que o desempenho seja favorável, é preciso gerar níveis de vendas apropriados e gerenciar ou controlar adequadamente todos os recursos financeiros.

O gerente do departamento de controladoria, chamado de controller (controlador), deve fornecer dados contábeis oportunos e precisos ao gerente geral e ajudá-lo a tomar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com