TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hotel Mercure Lagoa dos Ingleses

Tese: Hotel Mercure Lagoa dos Ingleses. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Tese  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

Descrição da Situação Pesquisada:

O Hotel Mercure Lagoa dos Ingleses, ligado ao grupo Accor, desde 2004, reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável escolhendo a certificação ambiental internacional ISO14001. Primeira rede de hotéis econômicos certificada ISO14001, a rede atua para oferecer aos seus clientes um serviço de hotelaria que melhore continuamente o seu impacto ambiental, em especial: controlando e reduzindo os seus consumos de água e energia, reciclando e valorizando os seus resíduos, informando os seus clientes sobre as ações implementadas e incentivando-os a participar e prevenindo os riscos de poluição das águas, do solo e do ar.

Para atingir estes objetivos, o hotel sensibiliza e treina todos os seus colaboradores para que incluam a preservação do meio ambiente no exercício da sua profissão; além de envolver os seus subcontratados e fornecedores neste processo. Apresentando um desenvolvimento dinâmico, a empresa pretende responder ainda melhor à procura de hotéis de negócios e lazer. Os compromissos e a missão da empresa é oferecer ao cliente acolhimento profissional 24 h por dia, serviço disponível e atencioso e conforto e qualidade. Neste sentido, toda a política ambiental e desenvolvimento sustentável, de marketing, etc, estão em consonância com estes valores.

A busca por uma melhor dinâmica com os aspectos ambientais levam a empresa prospectar também junto aos parceiros de trabalho (fornecedores e prestadores de serviço), um comprometimento que vai além da relação de mercado, incentivando e cobrando também destes, políticas ambientais que relevam os objetivos de um planeta mais sustentável. Estes projetos não somente reduzem os custos operacionais, como também geram uma melhoria significativa na qualidade de vida dos colaboradores. A didática implantada na empresa sugere um bem-estar entre a organização e os recursos humanos e ambientais. Além disso esse sistema molda uma consciência a cada dia mais uniforme no sentido de aprendizagem e comportamento nessa esfera tão importante, assim as perspectivas são de uma exteriorização desses conhecimentos e didáticas, para a sociedade, iniciando pela família dos colaboradores, crendo que essa parceria agirá como um “efeito dominó” ao promover essa integração com os mesmos.

As diretrizes da empresa são comprometidas em atingir resultados satisfatórios nessa gestão ambiental, devido a suma importância dos certificados descritos no início deste estudo, assim os meios e recursos para atingir as metas estipuladas por cada auditoria facilita os trabalhos de implantação e gestão desses projetos. Estes certificados são importantes porque eles promovem:

Uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. A norma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais. O sistema que beneficia seus lucros bem como o meio ambiente integra estes dois motivos e provê uma metodologia altamente amigável para conseguir um Sistema de Gestão Ambiental efetivo Na prática, o que a norma oferece é a gestão de uso e disposição de recursos. É reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho. reduzir os riscos e melhorar o desempenho. Não é só uma norma “no papel” – ela requer um comprometimento de toda a organização. Se os benefícios ambientais e seus lucros aumentam, as partes interessadas verão os benefícios.” (manager systems)

Aspectos da Viabilidade para Implantação do Sistema de Gestão Ambiental

Foi possível identificar através da pesquisa realizada que o Hotel Mercure Lagoa dos Ingleses, já apresenta uma relevante preocupação com a questão da conscientização ambiental e também foi possível perceber o comprometimento gerencial em diversas ações, tais como, saúde, natureza, carbono, inovação, desenvolvimento local, emprego e diálogo. Em conjunto com os colaboradores, clientes e parceiros, a empresa procura reinventar a hotelaria de forma sustentável.

Alguns exemplos práticos, observados na pesquisa, que nos permitiram afirmar a viabilidade da implantação do Sistema de Gestão Ambiental no hotel foram a presença de duchas com reguladores do fluxo de água, a utilização de lâmpadas de baixo consumo em iluminação, a preocupação dos administradores em acompanhar e avaliar o consumo energético todos os meses e o esforço em utilizar energias renováveis, tais como painéis solares térmicos.

Este projeto prevê a implantação do Sistema de Gestão Ambiental no Hotel Mercure Lagoa dos Ingleses, utilizando a metodologia da coleta seletiva de material reciclável. Para tal, propõe-se a capacitação dos colaboradores da empresa, além de uma abrangente campanha de sensibilização dos clientes do hotel para a realização do correto descarte e separação do lixo reciclável.

Outra iniciativa proposta éo estabelecimento de parcerias com associações de coleta de recicláveis, constituídas por pessoas em vulnerabilidade social, excluídas do mercado de trabalho e convênio com o serviço de coleta seletiva do município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com