TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importação de conceitos e ferramentas do plano de marketing

Projeto de pesquisa: Importação de conceitos e ferramentas do plano de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.357 Palavras (34 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 34

Introdução

O estudo foi elaborado importando os conceitos e ferramentas do plano de marketing. Têm como objetivo conhecer o ambiente mapeando as ameaças e oportunidades que podem ser vislumbradas no mercado e os pontos fortes e fracos da empresa diante das realidades detectadas.

É importante considerar uma série de variáveis, todas com o mesmo nível de importância.

Desse modo, foi desenvolvido para a empresa Mírian Bandaró Galeria de Arte um plano de marketing visando o seu aperfeiçoamento e crescimento. Foi estruturado um sistema de informações de microambiente e de macroambiente incluindo estratégias de marketing.

ETAPA 1 – Passo 2 / Descrição detalhada da empresa identificada

Para a realização da atividade em estudo, foi selecionado a Mírian Badaró - Galeria de Arte. Escolhido esta devido à ideia de buscar áreas diferentes de mercado, além de identificá-la como uma empresa que possui necessidades no desenvolvimento de marketing.

Diferente de seu nome fantasia, em seu registro é nomeada como “Badaró & Badaró Ltda EPP. A galeria fica localizada ao lado do Taubaté Shopping, na Avenida Charles Schneider, de número 1400, loja 6, com CEP 12040-000, em Taubaté/SP, e o local foi escolhido pelos envolvidos justamente por ser próximo a esta região de grande movimento. O espaço fica em um ótimo ponto na cidade, da qual seu público-alvo se encontra ou está próximo, porém, existe um problema em determinada questão que desfavorece a procura de clientes que estão entre os de classe média e alta. E podemos dizer que existem dois tipos de cliente, o artista e o público que compra a obra do artista.

A Galeria Mírian Badaró é uma empresa que segue o mercado de trabalhos artísticos, expondo e vendendo obras de arte, seguindo um número de 32 artistas regionais atuantes, possuindo diferentes estilos de arte, ao exemplo de esculturas, pinturas a óleo, nanquim, serigrafias, litografia, e entre outras possibilidades de técnicas.

Sendo ela uma empresa de pequeno porte, o local é pequeno e nela própria se realiza exposições e guardam os quadros dos artistas em uma sala, mas também levam estas obras de arte em outros locais quando há alguma oportunidade, conforme ambiente em que se encontram o público-alvo. A galeria já possui cinco anos de mercado aqui na cidade e região, sendo inaugurada no dia 14 de Agosto de 2009.

A galeria tem como missão fortalecer e solidificar o mercado de arte da região, valorizando os talentos regionais e trazendo outros, a fim de aumentar a oferta para o público local, acreditando no benefício de todos os envolvidos no setor. Nos valores da empresa, encontramos o respeito e compromisso ao cliente, visando à credibilidade e transparência dos serviços prestados pela galeria.

Os produtos a serem comercializados dentro da cidade e região, e no caso se tratando de obras de arte, podem variar de tamanhos e técnicas, como alguns já mencionados anteriormente.

Dentro da empresa, encontramos três nomes e cargos, são elas: Mírian Badaró, marchand e proprietária da galeria; Mirelle Moraes, responsável pela administração e design; e Ana Carolina, que também trabalha na área administrativa.

Informações Adicionais de Contato

Telefone: 12 3624-4454 / 9 8124-9866

Site: www.mirianbadaro.com.br

Email: contato@mirianbadaro.com.br

ETAPA 1 – Passo 4 / Resumo de um plano de marketing

Para a elaboração de um plano de marketing, foi utilizado como referência um modelo básico que a Top Brands desenvolveu, e com este, visualizar de maneira mais completa a empresa e suas necessidades dentro do mercado.

Inicialmente, a galeria deve se posicionar firmemente em sua missão diante do público e seus clientes, conforme ponto de vista da real necessidade do mercado em que se encontra, e não apenas o que a proprietária deseja. Ainda será necessário realizar uma análise de como se encontra a tendência atualmente, na maneira de como estão sendo realizados os trabalhos de galerias concorrentes, e de que forma os clientes e consumidores estão reagindo, incluindo também a questão de uma possível mudança na relação de empresa e clientes, as formas de apresentação dos trabalhos, e as novas oportunidades.

Se houver, é de importância encontrar o fator negativo que esteja influenciando na parte financeira da galeria, seja de maneira externa ou interna, e se isso poderá afetar a empresa dentro desse mercado futuramente. Definitivamente, desconhecer seus concorrentes acaba se tornando algo preocupante, e assim, sabendo quais galerias e lojas de decoração fazem parte do ambiente regional, e conhecendo bem seus pontos fortes e fracos, se tornará mais fácil elaborar as estratégias. Obter uma análise do desempenho da galeria nos últimos anos, desde início, pode contribuir na decisão de possíveis mudanças de marketing, isso inclui o número de vendas e lucros. Em cima dos resultados da análise de participação de mercado e parte interna da empresa, será necessário criar objetivos a serem alcançados ao longo dos meses, isto é, se haverá alguma mudança na galeria, alteração de valores, reavaliação do local, encontrar alguma maneira de criar maior relacionamento com os clientes, novas exposições, e entre outros objetivos de mercado.

Para o fortalecimento de presença na cidade e região, a Mírian Badaró Galeria de Arte terá de aplicar estratégias de marketing, de modo que estas mesmas possam favorecer o posicionamento e a proximidade de atingir seus fins comerciais e culturais dentro do mercado, como o aumento na venda de quadros, livros e objetos de arte, novas exposições e assessorias. É imprescindível que a estratégia de marketing esteja muito bem definida e clara. Selecionar os melhores produtos (obras e arte) para divulgação, negociação de valores e pagamentos, e trabalhar na parte de propaganda, acentuando as melhores características dos trabalhos dos artistas e do próprio espaço da galeria, que ferramentas e meios de comunicação serão utilizados para divulgar, tipos de mensagens, estes são alguns dos compostos essenciais para que o processo de marketing possibilite o alcance de seu público-alvo.

Para que o plano de marketing tenha sucesso, obviamente os envolvidos deverão estar atentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.7 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com