TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Marketing

Casos: Plano Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  5.170 Palavras (21 Páginas)  •  2.095 Visualizações

Página 1 de 21

plano marketing analise de mercado

um plano de marketing é um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos. Um bom plano de marketing deve basear-se numa sólida estratégia de marketing, caso contrário este será de pouca utilidade.

Normalmente é composto das seguintes partes:

Resumo executivo e sumário;

Situação atual de marketing;

Análise de oportunidades e questões;

Objetivos;

Programas de ação;

Demonstrativo de resultados projetados

implementaçao

Controles e Realimentação;

O Plano de Marketing deve ser entendido como um complemento ao Plano de negócios e como um instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa.

Em síntese o planejamento de marketing divide-se em duas etapas: a Análise de Mercado e a Planificação de Marketing. A primeira tem como principal objectivo sistematizar toda a informação necessária para o desenvolvimento dos objectivos. Para se obter uma estratégia correcta é necessário ter um correcto conhecimento da realidade da empresa, dos seus produtos, dos seus mercados, da sua concorrência e das tendências de evolução. Dentro desta etapa encontram-se duas fases: o Desenvolvimento dos Objectivos e a Identificação das Oportunidades. Na primeira fase é definido claramente as linhas de produtos, os segmentos de mercado a atingir e as estratégias da concorrência. o conjugar destes factores cria as condições para identificar as ameaças e as oportunidades, potenciais ou reais, que vão determinar toda a planificação de marketing.

Dentro da Planificação de marketing (2ª etapa) encontram-se também duas fases: A Formulação Estratégica de Marketing e o Desenvolvimento do Plano. Na primeira fase constrói-se a estratégia propriamente dita, aproveitando as oportunidades e minimizando as ameaças. Só depois se passa ao terreno operacional, definindo-se o próprio Plano de Marketing.

Desenvolvimento do plano de marketing

1º Passo: A Estratégia de marketing Trata-se de explicar as acções necessárias para concretizar cada uma das orientações estratégicas definidas durante o processo de análise.

2º Passo: O Orçamento de marketing É preciso conjugar possíveis variações dos diversos dados orçamentais até alcançar o equilíbrio entre o resultado pretendido e o possível para as condições de mercado. É comum a tendência por parte da estrutura comercial para subavaliar as potencialidades do mercado, derivada do hábito de premiar o excesso de objectivos. Assim, têm a garantia de alcançar os objectivos, podendo mesmo excedê-los.

3º Passo: O Plano de ação Por último no plano de marketing tem de se assinar as responsabilidades para cada uma das actividades, bem como planear as suas datas de execução.

Contudo a planificação não pode ficar por aqui. Após a definição da estratégia do marketing e planificada a sua implementação, há que ter em conta as restantes dimensões da empresa, a tecnologia (verificar se dispõe da tecnologia adequada), recursos humanos(se os recursos humanos estão preparados), e processos (os métodos e processos de trabalho são os mais indicados para a estratégia, a tecnologia e os recursos disponíveis).

Com todos esse passos temos um plano de marketing.

A evolução do planejamento de marketing

A evolução do planeamento de marketing está directa e imediatamente relacionada com a evolução do próprio marketing. Os sucessivos passos que o marketing deu, desde o seu aparecimento até aos dias de hoje, dependeram sempre das condições do mercado e da evolução da economia, mas o seu aparecimento formal só ocorreu no momento em que as empresas e outras organizações entenderam que o elemento fundamental da sua oferta é o consumidor e não o produtor ou o distribuidor.

Mas já anteriormente a empresa age e reage no mercado - há, portanto, uma «pré-história do marketing, que é conveniente analisar, para se compreender toda a restante problemática da evoluçao

Bibliografia

Administração de Marketing 12ª Edição - Philip Kotler

Mercator XXI 11ª edição - Denis Lindon, Jacques Lendrevie, Julien Lévy, Pedro Dionísio e Joaquim Rodrigues

Estratégia – Sucesso em Portugal, Editorial Verbo, 1997 – Adriano Freire

Marketing – Conceitos, técnicas e Problemas de Gestão, Editorial Verbo, 1992 – Aníbal Pires

vantagem por trabalhar por projeto.

vantagens e desvantagens do gerenciamento de projetos, da gestão por projetos, nós podemos e conseguimos falar sobre isto? podemos medir isto? Como saber se vale à pena, se uma pessoa, física ou jurídica, deve agir sempre executando suas ações como se fossem projetos e quais os motivos que levam alguém a atuar desta forma?

trabalhar por projetos e até saber o que é isto. Temos que muitos trabalham e vivem sem ter esta noção de forma consciente, mas o que é certo é que todos visam resultados positivos para seus negócios e suas vidas. E é na busca destes resultados que muitas vezes os projetos não são trabalhados como projetos, pois a questão custo x benefício se torna empírica, deixando o que seria sensato, racional em relação ao emocional.

Este dilema, se deve-se trabalhar na gestão com foco em projetos, se faz presente em todos os projetos, tanto nos formalmente estabelecidos quanto nos totalmente informais, tanto nos que tiveram ações e processos planejados, custos estudados recursos estudados, prazos definidos, quanto nos que foram executados por inércia

Pense em executar a gerência de projetos, a gestão destes, como algo vantajoso. Portanto, pense em executar a gestão por projetos quando a pessoa jurídica ou física envolvida já executou as ações necessárias para trabalhar de forma estruturada. Esta seria uma boa teoria, mas para colocá-la em prática o que é necessário? É necessário que um projeto anterior seja executado, pois sem isto alcançar um ponto propício para trabalhar por projetos pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com