TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da introdução do turismo em Bonito

Pesquisas Acadêmicas: Importância da introdução do turismo em Bonito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Com o presente trabalho viemos de forma analítica e sistêmica, mostrar as atividades econômicas de maior potencialidade na região de Bonito – MS, e mostrando como essas atividades influenciaram o crescimento da cidade, e como ao longo dos anos essas atividades tiveram alternâncias de importância na economia da região, essas atividades estão voltadas para o turismo, agricultura, pecuária e o comércio que tem se mostrado nas ultimas décadas como importante fonte de renda para o município e o principal gerador de emprego para a população. Em função da inserção da atividade turística em Bonito, surgem atividades econômicas importantes em termos de geração de emprego e renda, estas que não eram sequer apontadas há alguns anos ou décadas tornam-se neste momento comum na paisagem urbana, substituindo ou dividindo espaço com tradicionais setores da economia local (comércio de produtos agrícolas e veterinários).

O município de Bonito está localizado no estado de Mato Grosso do Sul, no Planalto da Bodoquena. Faz parte da Bacia Hidrográfica do alto Paraguai, sub-bacia do Miranda e Aquidauna e apresenta como atributos as belíssimas paisagens naturais que derivam da formação calcárea e que permaneceram, no decorrer dos anos, relativamente conservadas. Com essas belezas naturais, a atividade turística tem se desenvolvido no local com grande êxito.

A partir de 1993, com a exibição em cadeia nacional de diversos documentários sobre a região, Bonito começou a ser referenciado como local ideal para a atividade turística, se organizando para receber os turistas visitantes. O turismo hoje se apresenta como uma das principais atividades econômicas do município e a maior geradora de empregos, haja vista que a agricultura entrou em declínio nos últimos anos na região, a industria possui ainda uma participação relativamente pequena no montante da economia e a pecuária tradicionalmente não gera muitos postos de trabalho.

O PIB de Bonito é de 254.385 mil reais, sendo que este está dividido da seguinte forma: Valor adicionado bruto da agropecuária a preços correntes é de 63.796 mil reais, Valor adicionado bruto da indústria a preços correntes é de 26.972 mil reais, Valor adicionado bruto dos serviços a preços correntes é de 139.210 mil reais e Impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes é de 24.407 mil reais, o PIB per capta a preços correntes é de 12.854,89 reais. (IBGE – 2011).

A atividade turística é uma das atividades econômicas mais importantes no quesito de geração de empregos, mas o que poucos analisam é a qualidade destes empregos gerados. Um grave problema enfrentado pelo turismo em Bonito é a questão da sazonalidade desta atividade e conseqüentemente, esta no processo de expansão/redução de postos de trabalho. O quadro abaixo aponta um pouco esta situação vivenciada pela sociedade local, empresários e principalmente os trabalhadores diretos.

Quadro 1- Bonito: Calendário turístico

Período Eventos

1 de janeiro a 2 de fevereiro Férias escolares

28 de fevereiro a 5 de março carnaval

Em função da inserção da atividade turística, ocorre uma transformação econômica no município, com um reordenamento do espaço urbano para se adequar ao fluxo de turistas. Bonito, até o final da década de 1980 teve na agropecuária sua principal atividade econômica. A partir da década de 1990 houve um recuo desta e a instalação da atividade turística.

A pecuária teve uma expansão significativa a partir da década de 1950, quando ocorreu a instalação da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, na porção meridional do estado, que direcionou uma grande massa de pecuaristas a migrarem para outras regiões, sendo que muitos destes estabeleceram-se em Bonito. Sobre a agricultura, devido a dinamização desta em terras douradenses, ela se expandiu para outras regiões do estado, ocupando terras de Bonito, com a cultura da soja. A extração do calcário também possui relativa importância para a economia do município, representando 60% da produção estadual.

Atividades econômicas que durante décadas predominaram na região, em especial a agropecuária, a partir da década de 1990, em função da perda de dinamismo econômico associada a preocupação ambiental, perderam sua importância na região, cedendo espaço a atividade turística, que despontou, no imaginário coletivo como uma atividade que poderia gerar desenvolvimento regional, contemplando toda a sociedade. O turismo foi imaginado como atividade capaz de gerar renda para empresário-agropecuaristas, gerar empregos para os trabalhadores e estaria aliada a conservação ambiental.

No inicio da década de 1990 as tradicionais atividades econômicas do município – a agricultura e a pecuária – começaram a sinalizar uma situação de crise, impondo um redirecionamento da economia. É quando o turismo é implantado na região, traduzindo-se uma reação a conjuntura econômica vigente. O turismo desponta como uma atividade promissora, inserida no processo de desenvolvimento regional, alem de ser supostamente condizente com os preceitos do chamado “desenvolvimento sustentável”.

Atualmente, no comércio varejista de Bonito existe o predomínio de estabelecimentos comerciais voltados ao atendimento de turistas. A cidade a partir da década de 1990, passou a se especializar no atendimento deste tipo de atividade, como demonstra os dados fornecidos pelo IBGE, na tabela a seguir.

Quadro 2 – Bonito: Crescimento do comercio varejista

Ano 1980 1998 2000 2002

Total de estabelecimentos 86 204 265 328

Desta forma podemos compreender a importância da atividade turística para o município através de vários fatores: a transformação da cidade pelos novos estabelecimentos comerciais criados, o aumento do numero de empregos gerados pela atividade e, também, no aumento da arrecadação municipal proporcionada pela expansão do comercio.

Nos dados apresentados no quadro a seguir, podemos afirmar que enquanto no estado o consumo da indústria de transformação é superior ao consumo do setor comercial e rural somados, em Bonito, é verificado o contrário, ou seja, o setor comercial tem uma participação maior que o industrial e o rural. O setor rural tem uma participação significativa em relação ao consumo estadual, demonstrando que a atividade que desenvolve a economia local é a turística, relacionada através da tabela, um grande numero de ex-fazendas agropecuárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com